Eclipse Phase é lançado

eclipsephase_coverEsta semana foi lançado oficialmente o novo RPG de ficção científica da Catalyts, Eclipse Phase, um jogo que usa o futuro trans-humanista como pano de fundo. Já falamos um pouco sobre ele no passado, e eis que finalmente ele foi lançado. Irei discutir um pouco melhor a obra abaixo, depois do release oficial do livro:

“Sua mente é um software. Programe-a.
Seu corpo é uma casca. Transforme-a.
A Morte é uma doença. Cure-a
A extinção se aproxima. Combata-a.”

Eclipse Phase é um jogo pós-apocaliptico de conspiração e terror. A humanidade está aprimorada e mais avançada, mas também mais cansada e amargamente dividida. A tecnologia permite a re-formatação de corpos e mentes, mas também cria novas oportunidades para opressão e coloca a capacidade da destruição em massa ao alcance das mãos de todos. E outras ameaças espreitam nos habitats devastados da queda, perigos tanto familiares quanto alienígenas. Nesse cenário brutal, os jogadores participam de uma facção chamada Firewall que visa proteger a trans-humanidade de ameaças internas e externas. Ao longo do caminho eles se encontrarão caçando por tecnologias valiosas em um habitat estreito saindo de órbita, se arriscando nos terrenos infernais de uma Terra destruída, ou seguindo os passos de um terrorista através de estação militares em locais isolados. Jogadoras podem inclusive entrar em um portal de Pandora, wormholes para estrelas distantes e para os segredos alienígenas nos confins.

O Sistema de Eclipse Phase

Eclipse Phase para Jogadores:

Eclipse Phase para Narradores

Eclipse Phase: creative Commons

A coisa mais interessante é que qualquer um pode dar uma olhada no livro, baixando seus torrents legais, que vêm com o pdf do básico, uma ficha e um pdf explicando o Creative Commons e a legalidade do torrent. Ainda sim, você pode comprar o PDF (15 U$) ou o livro impresso (U$ 50) para ajudar a financiar o jogo, e sinceramente, o livro parece bem acabado e bonito e merece ser adquirido em sua versão em capa dura e colorido, ainda que ela esteja um pouco cara para nossos padrões.

Acredito que o pouco do que eu vi do cenário e da folheada rápida que passei no mesmo, estamos diante de um verdadeiro jogo futurista, com temáticas e estéticas pertinentes ao nosso mundo e ao que esperamos dele. Digo isso, por que praticamente todos os RPGs de ficção científica acabam ganhando aquele toque (e por que não charme) do futurismo retrô, onde obviamente a sociedade apresentada não poderia ser uma continuação de nosso presente, e sim uma realidade alternativa. Cyberpunk, Steampunk e outros mais. O lema do jogo é o transhumanismo (ou seria trans-humanismo?) um movimento cultural e intelectual que endossa o uso da ciência e da tecnologia para o aprimoramento humano.

O sistema parece bastante interessante e funcional, mas não tive a chance de lê-lo a fundo ou experimentá-lo (e mais uma vez convoco jogadores e narradores cariocas e me mandarem um email se quiserem fazer um playtest do mesmo). Até por que acabo de comprar Dark Heresy, que mal ou bem também é um RPG de ficção científica e que já vai me tomar um bom tempo para ler. Ainda sim, recomendo a leitura, mesmo breve e sem detalhes, do Eclipse Phase a todos os rpgistas e fãs de sci-fi em geral.

Sair da versão mobile