Apesar de não existerem números oficiais das vendas físicas através de lojas especializadas em RPGs e cardgames nos Estados Unidos, algumas empresas se dedicam a realizar pesquisas de mercado para avaliar as vendas dos diversos produtos.
Uma das mais conhecidas é a Internal Correspondence version 2 (ICV2). Através de pesquisas com fornecedores e lojistas eles estabelecem rankings de vendas, divulgados a cada trimestre do ano.
No final do terceiro trimestre de 2010, foi divulgado que tanto D&D quanto Pathfinder estavam empatados em primeiro lugar em vendas. Isso iniciou uma série de discussões sobre como a Paizo conseguiu alcançar a marca D&D em vendas e o que isso representava para o mercado.
Algo que várias dessas análises ignoravam, eram os produtos disponibilizados durante esse período. Enquanto Pathfinder recebeu o Advanced Player´s Guide, um suplemento muito esperado pelos jogadores do sistema, D&D teve poucos lançamentos e havia uma grande incerteza quanto o que eram os Essentials, a nova série de livros voltada para iniciantes de D&D.
Na época, sugeri que após o fechamento das vendas do quarto trimestre é que seria possível fazer uma análise melhor quanto a situação do mercado. Nesse período Pathfinder não teria nenhum grande lançamento enquanto D&D estaria investindo na sua nova linha, o que permitiria avaliar melhor quanto o lançamento de produtos esperados pelo fã influenciam no equilíbrio entre os dois sistemas.
Essa semana a ICV2 lançou o ranking das vendas do quarto trimestre. Nele D&D é apontado novamente como primeiro lugar, com Pathfinder ficando em segundo.
Isso pode demonstrar que existe um equilíbrio entre as linhas, com uma tendência a variações de acordo com os lançamentos no período analisado. D&D conta com a força da marca, algo reconhecido pelo próprio Erik Mona (o que pode ser lido aqui, num ótimo exemplo de profissionalismo ao falar de um concorrente), o que tende a dar uma vantagem nas vendas.
Nos próximos meses D&D terá poucos lançamentos físicos, o que novamente pode trazer Pathfinder a uma situação de empate ou talvez, até, primeiro lugar nas vendas. É importante lembrar entretanto, que exceto por alguns analistas de confiabilidade questionável (como Ryan Dancey) a maioria das pessoas com conhecimento de mercado suficiente para avaliar a situação (incluindo empregados da Paizo) tem acreditado mais em aproximação de vendas e equilíbrio entre marcas do que superação por parter de Pathfinder. O que mesmo assim, seria um grande feito.
Quanto as outras três posições, a Fantasy Flight Games fica em terceiro quando considerada as vendas da linha Warhammer (Dark Heresy/Rogue Trader/Deathwatch).
Dragon Age RPG da Green Ronin fica em quarto lugar, mostrando a qualidade da adaptação do RPG eletrônico e talvez influenciado também pela expectativa quanto a Dragon Age 2.
E a Green Ronin fica também em quinto, com Mutants & Masterminds. Isso contabiliza tanto as vendas da nova edição de M&M quanto o livro DC Adventures, que usa do sistema para adaptar a ambientação da DC Comics.
Esta analise não considera vendas dos grandes retailers e magazines como Amazon, Barnes & Noble e Wallmarts da vida correto? Porque não considerando gera uma grande distorção que a meu ver penderia ainda mais a favor de D&D……
Nem vendas de serviços ou direta das empresas. Sendo que o Erirk Mona comentou faz algum tempo que vendas diretas online/serviços onlines são o que mais traz dinheiro pra Paizo hoje em dia.
Esse ranking tem que ser encarado como uma análise das vendas em lojas do hobby e como esses produtos tem sido aceitos nelas.
Talvez por isso a atitude de cautela dos funcionários da Paizo ao comentar esse tipo de dado. Eles têm uma análise melhor da situação contabilizando também serviços/produtos online e por isso tem uma noção melhor do que está acontecendo.