[Atualizado] Uma boa surpresa para Mage: The Awakening

requiemchroniclersA White Wolf divulgou hoje uma notícia há muito esperada para os fãs de Mago: o Despertar. Ao que parece, um dos próximos livros para a linha será  o “Mage Chronicler’s Guide“. Para aqueles que não entenderam o que isso tem de significativo, há alguns anos atrás foi lançado o “Requiem Chronicler’s Guide“, um livro que eu sempre tive como um dos mais interessantes para a linha de Vampiro.

O Cronicler’s Guide é um suplemento bastante único, o corpo de seu texto é dividido em dezessete artigos, sendo cada um deles, uma forma nova de se olhar para Vampiro: O Requiem. Alguns visam modificar elementos essenciais do jogo (como não possuir clãs ou habilidades, enquanto outros se focam apenas em um novo clima, tema ou foco para uma crônica. No entanto, todos eles se destacam por trazer coisas novas, fontes opcionais de inspiração, para ajudar os jogadores e narradores a aproveitar melhor suas mesas. Estes artigos per passam a esfera das dicas, eles contem novas regras ou formas de ler o jogo que o alteram consideravelmente. Ele é em suma, uma caixa de ferramentas que possibilita ao narrador a montar a crônica da forma como ele deseja. Promethean: The Created, para mim um dos melhores RPGs publicados nesse começo de século, também possui esta abordagem em um capítulo de seus livros (no caso, o capítulo III de Strange Alchemies).

O que será que o Mage Chronicler’s Guide tem para nos oferecer?

Primeiramente uma ajuda básica a todos os narradores que querem iniciar uma crônica de Mage (que vive a dicotomia de ter o pior livro básico do novo Wod, com os melhores suplementos e um dos melhores cenários), algo que me parece bastante difícil com o escasso material (e com os diversos erros) de quem só tem acesso ao livro básico (verdade seja dita, é bastante difícil criar uma mesa sem o Sanctum e Sigil e o Tome of Mysteries, a não ser é claro, que você invente um monte de coisas novas para fazer sua mesa mais coerente, como toda a política do pentáculo ou toda mentalidade cultural não-atlante).

E o mais importante, muita costumização, como jogar sem caminhos? Sem ordens? Jogar com Arquimagos? Jogar com Scelesti? Enfim, regras e cenários alternativos que nos ajudem a modificar consideravelmente o jogo.

magetarotMago: o Despertar, segue como a segunda maior linha do WoD. Em junho, chegará as lojas o Deck de Tarot que virá acompanhado com um livro não só voltado a ensinar a prática real, mas com mais idéias para se usar o Tarot nas mesas de Awakening. Em agosto, a série Night Horrors finalmente chega para os Magos em The Unbidden, o livro de antagonistas para a linha. Na mesma época (ou até antes) está prometido o lançamento do novo SAS de Mage, Abedju Cipher. E provavelmente mais adiante no segundo semestre, teremos o bendito Chronicler’s Guide.

Atualização: Enquanto escrevia este artigo, Matthew McFarland (que já mencionei ser meu escritor favorito do WoD), me confirmou no fórum que o livro irá realmente conter diversos cenários e regras alternativas, e que ele será o desenvolvedor do mesmo. Matt McFarland e o escritor DaveB também confirmaram que o livro já se encontra pronto no que concerne aos textos, e já foi enviado  para a direção de arte. Concluindo, podemos acabar o encontrando bem mais cedo do que pensávamos.

Sair da versão mobile