Depois de muito esperar, aconteceu a grande celebração da White Wolf, The Grand Masquerade, em Nova Orleans neste último final de semana. Foram prometidas muitas revelações e apontamentos para este evento, algo que inevitavelmente não se cumpriu. A White Wolf já vinha torturando o seu público com a completa escassez de informação e lançamentos há quase um ano, algo que parecia estar lentamente acabando com sua base de fãs. Ainda no final do ano passado, a WW saiu de um posto que ocupava há quase 20 anos: a lista de RPGs mais vendidos. E não parece que haverá uma volta por cima.
Durante a Gencon ficamos sabendo quais eram os planos de lançamento da empresa para o próximo ano. Todos os seus novos produtos teriam distribuição por via online nas principais lojas de PDFs de RPG, além desta proposta, a White Wolf também prometeu que arranjaria um novo parceiro para publicar estes livros em impressão sob demanda. Nada mais foi dito a respeito disso, o que é triste, pois tenho certeza, que tais notícias são a coisa mais importante que uma editora de RPG deveria se preocupar em dar. O grande evento se foi, e nada de mais relevante foi falado sobre os lançamentos de livros da WW.
Entretanto, como sabemos, a White Wolf é hoje em dia é apenas um bracinho moribundo da CCP, uma empresa de MMOs responsável pelo EVE Online, e a Grand Masquerade deixou bem claro quem é que manda por lá… O público sedento atrás de mais notícias sobre os livros do seu universo de RPG, ficaram de mãos abanando. O grande destaque foi o trailer oficial do novo MMO da CCP: The World of Darkness.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=I5Wsf31WIdY&feature=player_embedded[/youtube]
O trailer não mostra muita coisa e na verdade não diz nada também, mas as pessoas por trás do projeto foram gentis em esclarecer do que se tratava esta já esperada empreitada que nosso amado WoD entrou.
E para a imensa surpresa de todos, esqueça o título, não teremos um mundo das trevas no jogo, e sim Vampire: the Masquerade. Aquele jogo que a empresa não dá nenhum suporte e não escreve uma linha a respeito desde 2004. O MMO será somente baseado na antiga versão de Vampiro, sem nenhum outro ser sobrenatural jogável e a priori apenas com a Camarilla e o Sabá normais (nada de Lasombra antitribu ou Kiasyds). Ou seja, se você gostava de jogar com um daqueles clãs mais étnico-racistas é provável que a presença deles no jogo seja apenas como antagonistas.
Data de lançamento? Ainda sem previsão mas a estimativa mais próxima é 2012. Até lá haverá um revival dos livros antigos de A Máscara? Não, pelo menos inicialmente não está nos planos da empresa voltar a publicar o antigo cenário. Então me explica? A White Wolf foi comprada por uma empresa de MMOs, que lentamente parece que vem perdendo o interesse em investir no mercado de impressos. Eles finalmente vão lançar um MMO baseado na marca deles, mas escolheram um cenário, que na época do lançamento do jogo, estará há mais de oito anos fora de circulação e não tentarão traze-lo de volta. Mas, para confundir ainda mais o consumidor, o nome do novo jogo será igual ao da linha atual de RPG (que é World of Darkness), mas na verdade ele se refere a uma linha única e que por algum motivo de deus não se chamará Vampire: the Masquerade.
Realmente não dá para entender o que se passa na cabeça dos funcionários da CCP, mas a priori, por mais legal, bonito e interessante que a Grand Masquerade tenha sido, em termos de notícias e informações de RPG ela foi um grande tiro no próprio pé.








Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.