Com arranjos, direção musical e produção do compositor, pesquisador de cultura popular e multi-instrumentista Marquinho Mendonça, acaba de ser lançado nas plataformas digitais, Fogueira Acesa, disco com 13 obras inéditas do griot e compositor paulistano Daniel Reverendo (1968-2014). O artista ficou conhecido por seu legado musical inspirado nos ritmos das culturas populares do sudeste brasileiro, incluindo jongos, batuques, sambas e congados, vivenciados em comunidades e práticas junto ao grupo Cachuera.
O disco traz os músicos da Companhia Tambu, também dirigida pelo músico Marquinho Mendonça, que se dedica às releituras de ritmos regionais brasileiros, e conta com a voz principal da cantora mineira Fernanda de Paula. Participaram também os músicos Nailor Proveta (clarinete), Daniel Alain (flauta), Josué dos Santos (saxofone) e Vitor Lopes (gaita). A gravação da percussão, executada por Paulo Dias, Cezar Azevedo e Carlos Caçapava, teve o cuidado de afinar os tambores em harmonia com os violões gravados por Marquinho Mendonça.
O Mastro, Ave Maria, Dona Tira Pó, Nego Dito, Catingueiro, Tatu, Quintal ancestral, Cidra, Tia Fia, Carreiro, Sá Rainha, Fogueira Acesa e Maravilha formam o repertório do disco. Todas as composições são de Daniel Reverendo.
Fogueira Acesa é uma celebração da diversidade cultural brasileira, trazendo à tona a riqueza e a profundidade das tradições populares do sudeste do Brasil, reinterpretadas de forma moderna e vibrante. O álbum mistura ritmos regionais afro-sudestinos com violões de MPB e improvisações de sopros, traçando paralelos com a música latina, blues e jazz, também gêneros afro-americanos.
Sobre Daniel Reverendo
Daniel Reverendo foi um compositor e artesão de instrumentos de percussão que deixou uma marca indelével na música tradicional brasileira. Especializou-se nos gêneros tradicionais da cultura popular sudestina. Filho de pastor, sua infância foi marcada pela música na igreja, e na juventude, ele se envolveu com a escola de samba Rosas de Ouro, onde aprimorou suas habilidades de canto e composição.
Nos anos 90, Reverendo uniu-se ao grupo Cachuera, através do qual explorou diversas comunidades de cultura popular, trazendo esses ricos ritmos para São Paulo. Durante 20 anos, ele e o grupo se dedicaram à preservação e divulgação dessas tradições, realizando vivências, oficinas e apresentações. Sua obra é amplamente cantada por grupos de cultura popular. Reverendo conseguiu adaptar a música dos interiores para o contexto urbano, incorporando influências diversas, inovando e mantendo as tradições vivas.
FICHA TÉCNICA
Marquinho Mendonça – Arranjos , direção e produção musical.
Fernanda de Paula – Voz
Marquinho Mendonça – violão, bandolim, viola e cavaquinho
Paulo Dias, Carlos Caçapava e Cesar Azevedo – percussão
Nailor Proveta – clarinete, saxofone
Daniel Alain – Flauta
Josué dos Santos – sax
Vitor Lopes – gaita
Shen Ribeiro – flauta
Rubinho Antunes – Flugelhorn
Coro – Bruna Black, Luana Bayo, Jonatas Petróleo, Paulo Padilha, Renato Ihu, Gui Silveira, Adriana Godoy, Henrique Menezes, Edinho Silva, Marcela Aracati, Tati Molon e Kelly Garcia.
Capa: Larissa de Souza
Design gráfico: Maurício Negro
Master: Homero Lotito
Mixagem: Gabriel Guilherme e Marquinho Mendonça
Produção Executiva: Kajla Toledo