ColunasSériesTV

Lado B: Skins

Compartilhe
Compartilhe

Skins 1Nunca fui fã de séries… tudo bem, posso até ter assistido todos os episódios de Um Maluco no Pedaço, Friends, Eu, a Patroa e as Crianças e até as primeiras temporadas de Smallville, porém nunca tive força de vontade para acompanhar Lost, Heroes, Sobrenatural, Dexter, Dr. House, The O.C. e tantas outras que surgem a cada dia. Talvez parte desse meu desinteresse seja a constante falta de humanidade no enredo e nos personagens, principalmente quando tratamos de seriados de aventura, ação e investigação, torna-se muito evidente uma ausência de aproximação com o telespectador, principalmente quando esse é brasileiro, não tem tantos recursos à disposição e é obrigado a enxergar a vida com os pés no chão. Foi durante mais uma madrugada de tédio nas férias que encontrei um anúncio de uma curiosa mini-série britânica chamada Skins. O nome remeteu-me automaticamente ao filme Mistérios da Carne, assim não tardei a buscar mais informações sobre a trama e averiguar a opinião alheia. Pelas fotos e “screenshots” que pude conferir, fui levado a acreditar que existia uma referência aos roteiros dramáticos do diretor Gus Van Saint, algo que constatei e aprovei, principalmente por ele ter dirigido alguns dos meus filmes favoritos, e uma temática que remetia levemente a cultura junkie do fantástico filme Trainspotting.

skins3Skins (ou Juventude à Flor da Pele)conta a história de um grupo de amigos que reside na cidade de Bristol, Inglaterra, possuindo entre 16 e 18 anos, eles vivem uma vida além dos limites, freqüentando muitas festas, bebendo demais e usando drogas, entretanto também tendo de enfrentar diversos problemas, seja com os pais, os próprios amigos ou na escola. A premissa pode parecer ingênua, afinal estamos falando de “adolescentes”, mas é esse o ângulo errado para julgar a feliz criação da dupla de pai e filho Bryan Elsley e Jamie Brittain. Cada episódio foca um dos personagens, assim cada temporada tem em média apenas 10 episódios, e são eles que tornam Skins algo tão diferente e tão elaborado. Os atores merecem os devidos créditos, pois com uma atuação impecável, transformam as poucas tomadas fechadas e com muitos diálogos em verdadeiros espetáculos de interpretação, pois não só conseguem tornar aquele personagem incrivelmente verídico, como também emocionam qualquer um que assista do início ao fim. O elenco da primeira e segunda temporada é composto por oito personagens principais, são eles: Tony, o típico cara bonito, popular e conseqüentemente esnobe, namorado de Michelle, uma garota inteligente e sedutora, muito mais frágil do que aparenta, e melhor amigo de Sid, o único virgem entre os amigos e aquele que sempre entra em confusões, é um dos personagens mais cativantes, justamente por ser engraçado em situações que deveriam ser tão melancólicas; temos também os melhores amigos Anwar e Maxxie, o primeiro é um muçulmano que prefere pecar a seguir os ensinamentos do Alcorão, já o segundo é um brilhante dançarino e cantor, além de homossexual assumido; não podemos esquecer também  de Jal, uma jovem música talentosa, inteligente e a mais responsável do grupo, Cassie, uma garota com problemas de anorexia, depressão e apaixonada pelo perdedor Sid, e por fim o não  menos importante Chris, o único capaz de dar risada nos seus  próprios momentos trágicos e estar sempre disposto a qualquer aventura, outro personagem que tem muito a nos ensinar. Infelizmente o primeiro elenco termina ao fim da segunda temporada, tendo assim muitos outros personagens para serem conhecidos e amados.

skins4É engraçado ver que ao contrário de algumas séries que tentam contar algo parecido, assim como Gossip Girl, os personagens de Skins não são ricos e nem vivenciam romances perturbados, tramas exageradas e aventuras tão exóticas que fazem jus só a minoria da população. Até a produção e a fotografia só tendem a enfatizar a simplicidade e honestidade que a história é narrada. Aliás, estava quase me esquecendo de mencionar da importância que é a trilha sonora dentro da série, a rica variedade musical, que passa pelo  clássico Bob Dylan até a sonoridade pós-moderna de MGMT, permite que as cenas com momentos oportunos possam exaurir toda uma atmosfera sinestésica ao telespectador.  A série é definitivamente um prato cheio para quem procura emoção ao analisar os diferentes estereótipos da juventude transviada dessa época tão louca que é a contemporaneidade, é necessário mergulhar no universo para entender a mentalidade e as ações de certos personagens em determinados contextos. Somos jogados de súbito em um grupo de amigos que a princípio são excêntricos e divertidos, mas que ao longo da série nos mostram como as relações pessoais, tanto dentro quanto fora de casa, podem ser sombrias.

skins2Para os que ficaram interessados, infelizmente a série ainda não é transmitida aqui no Brasil, perante essa necessidade surgiu o Skins Brasil, um site brasileiro que se especializou no assunto, lá é possível encontrar desde as listas de músicas que tocam durante os episódios, notícias, informações, fórum e principalmente downloads. O mais curioso é que pelo fato de uma das atrizes ter um mãe brasileira, o site já conseguiu entrevistas exclusivas e ainda é conhecido (e “twittado”) pelos atores de Skins! Nem é preciso mencionar que minhas férias não foram tão tediosas assim.

Compartilhe

6 Comentários

  • A série já passa no Brasil. A 1ª, 2ª e 3ª temporada já foram exibidas na HBO e as primeiras temporadas vão começar a passar na VH1 agora. Mas ainda assim, vale a pena assistir!!!!

    • Erro meu! Deveria ter pesquisado antes de afirmar, é que até onde eu tinha procurado sobre, ainda nas férias, havia passado apenas os dois primeiros episódios da primeira temporada na HBO e o seriado simplesmente desaparecera do ar! Enfim, melhor ainda para quem tem TV por assinatura!

  • No mínimo deve ser legal,deve ser o oposto dessas séries de ricos,problemáticos,adolescentes,problemáticos,bebedeiras,problemáticos como Gossip Girl,OC,etc,etc,etc……

  • Esses tempos conheci a série, por causa de uma amiga…
    Adorei!!
    Você escreveu muito bem sobre a série e mostrou como ela é fantastica e diferente dessas outras que são modinha por aí!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasSériesTV

Dostoyevsky – minissérie explora visceral do “lado sujo” da humanidade

A minissérie criada e dirigida pelos irmãos Damiano e Fabio D’Innocenzo, é...

ColunasLiteraturaMúsica

Komatí Otxukayana (Frank Lemos) – Um Guardião da Memória Ancestral

No cruzamento entre som, palavra e memória ancestral, Komatí Ariú Mipibú, mais...

AutoralColunasInfantilQuadrinhos

Henri Schütze: trajetória em Pinote

Continuando com nossa coluna, de visitar nomes do nosso país, iremos agora...

CríticasSériesTV

Terra Indomável (2025), um novo “Era uma vez no Oeste”

Cinco dias em setembro de 1857 formam um dos capítulos mais sombrios...

CríticasSéries

Minissérie “Irracional” é um thriller com toques de modernidade

Um astro em ascensão, com duas indicações consecutivas ao Oscar de Melhor...

ColunasLiteratura

A.P. Oliver: Entre Mistérios, Histórias e o Encanto da Narrativa

Há algo de mágico na forma como A.P. Oliver entrelaça a arte...

CríticasSériesTV

Pergunte às Estrelas – série mistura romance e ficção científica

Pergunte às Estrelas (When the Stars Gossip) oferece uma narrativa que combina...