Se você é um “series killer”, vai adorar saber que existem várias séries da Netflix que são baseadas em fatos. Afinal, quando a ficção se inspira em histórias reais, que retratam eventos, personagens e situações que marcaram a história, a cultura e a sociedade, tudo fica mais interessante.
Sendo assim, hoje vamos falar sobre algumas produções do streaming vermelho que tiveram fatos verídicos como inspiração e você talvez nem soubesse. Dessa forma, você vai se surpreender com as tramas, os dramas e as curiosidades por trás dessas produções.
Além disso, também vamos falar de uma ferramenta de edição perfeita para quem quer produzir conteúdo para um canal no YouTube, redes sociais, etc, o pacote criativo do CapCut. Então, leia até o final e se inspire!
Séries da Netflix que são baseadas em fatos
Hoje em dia, a maioria das pessoas usa a Internet para diversos fins e se entreter é um dos principais. Assim sendo, tanto os produtores de conteúdo para YouTube, Tik Tok, redes sociais, enfim, quanto os grandes estúdios cinematográficos contam com um público imenso.
Não é à toa que vários canais no YouTube contam com milhões de inscritos e com vídeos com bilhões de visualizações. Afinal, basta uma boa ideia, uma câmera, um bom editor de vídeo e pronto: conteúdo atrativo.
No caso dos streamings, eles apostam em coisas que envolvem o público, que o prendam por horas na frente da tela. Assim, as séries para maratonar são um exemplo, uma vez que a plataforma bota o próximo episódio segundos depois do outro.
E quando essas séries se baseiam em fatos, o frisson só aumenta, pois isso traz um tempero a mais. Então, se você é daqueles que adora ficar “preso” pelo entretenimento em vídeo, veja a seguir alguns exemplos de séries inspiradas em histórias reais.
Mindhunter
Mindhunter é uma série de drama policial que conta a história de dois agentes do FBI que se dedicam a estudar a mente dos assassinos em série nos anos 70 e 80. A saber, a série é baseada no livro Mind Hunter: Inside the FBI ‘s Elite Serial Crime Unit, escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker, que relatam suas experiências reais como pioneiros na análise comportamental de criminosos.
A produção mostra como os agentes entrevistam alguns dos mais notórios serial killers da época, como Ed Kemper, Charles Manson e David Berkowitz, e usam seus conhecimentos para solucionar casos complexos. Precursores da análise comportamental, os agentes contribuíram muito para as futuras gerações no que diz respeito à compreensão de como funciona a mente homicida.
Com duas temporadas, a criação é de Joe Penhall, com produção executiva de David Fincher e Charlize Theron. O elenco principal conta com nomes como Jonathan Groff, Holt McCallany, Anna Torv e Cameron Britton. Aliás, Mindhunter foi indicada a vários prêmios, incluindo o Emmy de melhor ator convidado em série dramática para Cameron Britton, que interpretou Ed Kemper.
Inacreditável
Outra série de drama, Inacreditável narra a história de uma adolescente que foi estuprada por um intruso em sua casa, mas teve sua denúncia desacreditada pela polícia e pela sociedade.
É baseada no artigo An Unbelievable Story of Rape, escrito por T. Christian Miller e Ken Armstrong para a revista ProPublica, que ganhou o prêmio Pulitzer, e no episódio Anatomy of Doubt, do programa de rádio This American Life, que revelaram as falhas e os preconceitos da investigação e do tratamento do caso.
Desse modo, a produção mostra como a jovem, chamada Marie, passou por humilhações, pressões e acusações de mentir sobre o estupro, e como duas detetives de outro estado conseguiram encontrar evidências que comprovaram a verdade e capturaram o agressor, que era um serial killer.
Com oito episódios, Inacreditável foi criada por Susannah Grant, Ayelet Waldman e Michael Chabon. Kaitlyn Dever interpreta a protagonista e, aliás, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação. O elenco também conta com Toni Collette, Merritt Wever, Danielle Macdonald e Eric Lange.
Todo Dia a Mesma Noite: mais uma das séries da Netflix que são baseadas em fatos
Todo dia a mesma noite é uma série que retrata a tragédia do incêndio na boate Kiss, que aconteceu em 2013 na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e matou 242 jovens. Além de ser uma das séries baseadas em fatos, ela é inspirada no livro Todo Dia a Mesma Noite, escrito por Daniela Arbex, que entrevistou sobreviventes, familiares e autoridades envolvidas no caso.
Com atuações, roteiro e direção muito elogiados pelo público e pela crítica, a trama mostra como foi a noite do incêndio, causado por um sinalizador usado pela banda que se apresentava no local. Além das consequências para as vítimas, os responsáveis e a sociedade.
A série também aborda a luta por justiça e a memória dos que se foram. Além disso, a direção focou por conta de Julia Rezende e Carol Minêm. Enquanto isso, o elenco principal conta com Paola Antonini, Thelmo Fernandes, Bianca Byington e outros.
Don’t F**k With Cats
Por fim, Don’t F**k With Cats é outra das séries baseadas em fatos que nem dá para acreditar! Afinal, a trama mostra como um grupo de detetives virtuais ajudou a caçar um assassino que postou um vídeo asfixiando um filhote de gato.
Mais tarde, o mesmo rapaz (Luka Magnotta) assassinou um rapaz e também postou na Internet. Felizmente, os detetives virtuais ajudaram nas investigações e contribuíram diretamente na prisão dele.
Produza seus próprios conteúdos com qualidade profissional
Como vimos, as séries que se inspiram em fatos fazem muito sucesso. Isso porque as pessoas gostam de ver coisas do cotidiano sob as lentes da edição. Por isso, se você é um apaixonado por esse mundo, pode passar para o outro lado e editar vídeos, mini documentários e outros conteúdos em vídeo usando o CapCut Online.
Com ele, você pode cortar, recortar, aplicar filtros, legendas, narração e muito mais. Além disso, pode compartilhar vídeos em diversos formatos, uma vez que ele também é um excelente conversor de vídeo online e gratuito.
Então, agora que você conhece essas séries da Netflix que são baseadas em fatos,se inspire nelas, use o CapCut Online e produza conteúdos com qualidade profissional!
Comente!