A Companhia de Teatro Heliópolis apresenta o espetáculo A Boca que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas) na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede do grupo localizada no Ipiranga, até o dia 26 de outubro, às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h. A montagem aborda a vida e os obstáculos enfrentados por pessoas egressas do sistema prisional.
Com dramaturgia de Dione Carlos e encenação de Miguel Rocha, A Boca que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas) joga luz sobre a questão: o que significa recuperar a liberdade? Em cena, seis pessoas que passaram pelo sistema prisional brasileiro têm suas trajetórias entrelaçadas. Diante das dificuldades de reinserção social e reconstrução da própria vida, cada uma delas, a seu modo, tenta encontrar uma saída. As marcas do período que passaram atrás das grades permanecem na memória, no corpo e nos afetos. Exu, o orixá das encruzilhadas e destrancador dos caminhos, aparece como uma presença provocativa ao despertar naqueles sujeitos a fome por novos começos e a avidez por dignidade.
A encenação de Miguel Rocha se dá em um espelho d’água, uma cenografia de Telumi Hellen, que usa a simbologia do deságue para o momento em que o egresso sai da prisão, quando percebe tudo como novo. O reflexo reporta ao aprisionamento das emoções, às vivências e memórias que afloram quando “a liberdade canta”. Este é o ponto de partida para a imersão na realidade que se apresenta, nos obstáculos que enfrenta o sobrevivente do sistema carcerário para reafirmar a própria cidadania. ‘O cárcere não termina no cárcere’, é o que constatam as personagens que carregam o estigma de serem ex-detentos/tas, com o ônus de uma multa prisional a ser paga, com as dificuldades para reativar a documentação, os hábitos e experiências adquiridos na prisão, os fatores emocionais consequentes e os desafios e as armadilhas da liberdade que não raramente os levam à reincidência.
Espetáculo: A Boca que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas)
Temporada: 08 de agosto a 26 de outubro 2025
Horários: Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h.
Ingressos: Gratuitos – Retirar 1h antes da sessão.
Classificação: 14 anos. Duração: 120 minutos. Gênero: Experimental.
Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho
Rua Silva Bueno, 1.533 – Ipiranga. São Paulo/SP.
Transporte público – Metro Sacomã / Terminal de Ônibus Sacomã









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.