Cia. Contumaz de Teatro volta aos palcos com (a) Tríptika Noite

Inspirada no gênero Teatro do Absurdo, (a) Tríptika Noite é composta de três histórias — Acossada, Parkour e Tatu –que se passam em uma noite de Carnaval em São Paulo, mas que poderiam acontecer em qualquer cidade do mundo. Embora apresente realidades críveis, as histórias levantam dúvidas quanto às suas concretudes já que se guiam estruturalmente ao absurdo, além de criticarem de forma ácida a complexidade humana.

Em Acossada, que se passa em um ponto de ônibus, um homem convence uma mulher a fazer um assalto. Já em Parkour, dois jovens estão voltando da comemoração de Carnaval e se deparam com um corpo. Tatu, a última história da peça, mostra um presidiário que cava um túnel e acaba em um quarto escuro com uma mulher.

No elenco estão os atores Carolina Marafiga, Natali Duarte, Pedro Dorigon, Mel Santos,

Leal Duarte, Jamile Guedes, Gabriel Frossard e Carolina Haddad.

A cenografia é composta de projeções e de poucos elementos cênicos. O autor e diretor conta que a opção por um cenário com menos interferências joga o foco para o texto e atuação dos atores. “A ideia é que o público possa sentir as provocações e inquietações do texto abrindo uma relação direta com a ficção que criei”, explica.

As três histórias que compõem (a) Tríptika Noite é ainda parte de Dia Torpe, um compilado de nove histórias que acontecem em um mesmo dia.

Para o autor e diretor do espetáculo Elton Hélio, a peça trata de universos desconhecidos ou ignorados por nossa sociedade, sem o intuito de levantar questionamentos do que é certo, errado, moral, imoral, partidário ou apartidário. “Apesar do absurdo, as histórias mostram um universo periférico, no sentido de esquecido, mas sem reforçar estereótipos”, explica Elton. “A Tríptika Noite mostra a insensatez da nossa sociedade, como também seu egoísmo, violência e fraquezas, mas sem julgamentos morais ou condenações de atitudes”, completa.

“Acreditamos que é possível fazer teatro e não pender para qualquer um dos lados desta polarização cega que estamos mergulhados. É o convite para o espectador desligar um pouco da bipolaridade dos nossos tempos e ter acesso a histórias cheia de reviravoltas, humor e aberrações. Tudo isso com respeito ao teatro, sem confundi-lo com palanque ideológico ou comício eleitoral”, conclui Elton.

Sinopses:

Sinopse Geral:

O espetáculo (a) Tríptika Noite apresenta 3 histórias: Acossada, Parkour e Tatu. Elas acontecem durante uma noite (a) típica de São Paulo, mas que poderia acontecer em qualquer lugar do mundo. Cada uma delas faz emergir o que há de mais recluso de nossa sociedade contemporânea e coloca diante de todos alguns arquétipos nada conhecidos da maioria, chamando a atenção por peculiaridades inimagináveis. Um ponto de ônibus, um terraço e um quarto escuro são os cenários que desvelam atmosferas violentas e corrosivas, mas acessíveis e convidativas por conta da linguagem cômica e crua.

Sinopses Individuais:

ACOSSADA

A madrugada aproxima-se e três pessoas esperam o último ônibus no ponto de uma avenida pouco movimentada. Enquanto o velho está preocupado com sua condução que demora, o homem com dificuldades motoras pede ajuda à mulher, que ao ajudá-lo, acaba envolvida em um crime.

PARKOUR

Ao voltar de um bloquinho de Carnaval, dois jovens sobem até o terraço do prédio onde moram para conversar e fumar o último cigarro. Revelações são feitas até que algo cai do céu e muda o rumo da conversa e da vida dos dois, tendo como agente da mudança uma repórter experiente e alinhada com seus objetivos pessoais e claro, de sua emissora.

TATU

Eraldo foge da prisão por um túnel que o leva até um quarto escuro com uma mulher trancada nele. Tenta descobrir com ela como faz para sair dali, mas um senhor surge e revela a verdade sobre todos que dividem o cômodo naquele momento.

Ficha técnica:

Elenco

Carolina Marafiga

Natali Duarte

Pedro Dorigon

Mel Santos

Leal Duarte

Jamile Guedes

Gabriel Frossard

Carolina Haddad

 

Texto e dramaturgia: Elton Helio

Produção: Bruna Medina

Luz – Samya Peruchi

Fotos de cena: Giuliano Indelicato e Tatiane Takiyama

Fotos de projeção: Kleber Laurindo

Operação de som: Elton Helio

Comunicação Visual: Fábio Castoldy

Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro

 

Elton Helio

Roteirista, dramaturgo, redator publicitário e contador de vantagens. É diretor de criação na WT Publicidade e finalista do Festival de Cinema Independente do MuBE, com Curadoria de Cristian Petermann, em 2011.

Em 2018, o roteiro do longa-metragem “O Homem Bateu Em Minha Porta” de sua autoria foi selecionado para o Festival VisõesLab, no Rio de Janeiro. Em 2019, o roteiro do curta-metragem “Senão a Sororidade” foi selecionado para o Festival VisõesLab, no Rio de Janeiro.

Em 2020, escreveu e dirigiu “Lockdown”, ensaiada, encenada e exibida via web,

Dirigiu e escreveu a peça (A) TRÍPTIKA NOITE, em cartaz em agosto de 2021, com segunda temporada em maio de 2022.

 

Cia Contumaz de Teatro

Jovem companhia que surge para registrar a contemporaneidade e revelar os absurdos da humanidade, sem julgamentos e valorizando todas e quaisquer formas de existência. A Cia Contumaz de Teatro não abre mão do seu direito de ter acesso à cultura e arte, sem complicar ou rebuscar o discurso, para assim, atrair cada vez mais, muito mais, novos espectadores para o teatro.

 

Serviço

Local: Teatro Commune

Rua da Consolação, 1218 – Consolação (do lado da estação do metrô Higienópolis-Mackenzie)

Ingressos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro – sympla.com.br

Inteira: 40 reais

Meia-entrada: 20 reais

Duração: 70 minutos

Indicação de Faixa Etária: 14 anos

 

 

Pelo Sympla:

Combos da Tríptika

Com o objetivo de contribuir com a popularização do teatro, firmar parcerias e ajudar a quem precisa, a Cia Contumaz criou combos especiais para que, além da peça, as pessoas possam conhecer mais da companhia, da criação de um espetáculo e também ajudar pessoas em situação de rua. Conheça os combos com ingresso a preço promocional:

 

Combo Solidário: 30 reais

No mês de maio, o inverno já estará dando suas caras, e quem sofre mais com isso são as pessoas em situação de rua.

Compre o ingresso promocional (15 reais) e com + 15 reais doe um cobertor para o Projeto Amarelinhos, iniciativa que ajuda pessoas em situação de rua no bairro do Cambuci. Conheça mais sobre o Projeto Amarelinhos em @projeto_amarelinhos

 

Combo Santo Ovo: 40 reais

Conhece o Santo Ovo? São pratos delivery feitos à base de ovo. Diversas opções deliciosas, nutritivas e saudáveis.

Compre o ingresso promocional (15 reais) e com + 25 reais o Santo Ovo entrega o prato que escolher na sua casa (taxa de entrega inclusa). É só ligar e o rango vai até você.

 

Conheça mais em @reisantoovo

Consulte os pratos que participam deste combo ao fazer o pedido. Atenção: os bairros de entrega em que a taxa já está inclusa são Vila Mariana, Paraiso, Saúde, Ipiranga, Cambuci, Jd. Paulista, Bela Vista, Bixiga, Pinheiros, Mooca, Higienópolis, Santa Cecília, Sumaré, Barra funda, Perdizes, Pompeia, República, Liberdade e Vila Madalena.

Caso o pedido seja feito de outra localidade que não as citadas, o valor adicional da taxa de entrega pode ser cobrado à parte.

 

 

Combo Inédito – 50 reais

Você sabe como começa um projeto de uma peça de teatro? Antes de qualquer coisa, as pessoas se reúnem para uma leitura do texto antes dos ensaios. Quer participar de uma leitura inédita? Você vai poder escolher o texto e ainda dar sua opinião, criticar, xingar, elogiar. Só não vale tapa na cara, como no Oscar.

 

Compre o ingresso promocional (15 reais) + 35 reais para assistir a uma leitura presencial de um texto inédito da companhia.

 

Combo Exclusivo – 60 reais

Já assistiu a um ensaio de teatro? Se ainda não, esta é a oportunidade. Caso seja da área, venha conhecer como a Contumaz trabalha. Você poderá dar sua opinião, trocar ideia com o diretor e com os atores,

Compre o ingresso promocional (15 reais) + 45 reais para acompanhar de perto um ensaio presencial da peça com a presença de um acompanhante.

 

Importante: A promoção garante apenas 1 ingresso promocional, o acompanhante fica responsável pela compra do ingresso do espetáculo.

O ensaio acontecerá até o dia 25/5, dias antes da última apresentação. Ele será marcado de acordo com a disponibilidade dos envolvidos e do local de ensaio.

As datas e informações de localização serão enviadas pela equipe de produção do espetáculo.

Sair da versão mobile