Espetáculo “A Luta” reflete sobre a vida de mulheres trabalhadoras

No mês de setembro de 2024, a Cia. Madeirite Rosa realiza uma série de apresentações gratuitas do espetáculo “A Luta” como parte das comemorações de dez anos do grupo. 

No dia 08 de setembro (domingo), às 14h, com entrada gratuita, o grupo se apresenta na Associação Ela, no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo (SP). 

Em 15 de setembro (domingo), às 16h, a apresentação acontece no Minhocão – Elevado João Goulart, na altura do número 158 da Rua Amaral Gurgel, entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e da Rua da Consolação, no Centro.

Já no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 20h30, a apresentação será realizada no Cursinho do Vito, que fica na Praça da Árvore, na Zona Sul.

No domingo (29), às 16h, o grupo se apresenta em frente à Estação CPTM Jd. Romano em parceria com o Coletivo Estopô Balaio, na Vila Itaim, Zona Leste de São Paulo (SP).

Ainda em setembro, a companhia realiza outras quatro apresentações gratuitas em diferentes instituições. Em 05 de setembro (quinta-feira), às 11h, a apresentação será no CIEJA Profa Rose Mary Frasson, no Jardim Maracanã. No dia 09 de setembro (segunda-feira), às 19h30, a apresentação será no EJA EMEF Escola Lineu Prestes, em Santo Amaro. Em 12 de setembro (quinta-feira), às 11h, a apresentação será no CIEJA Lélia Gonzalez, em Parelheiros. E encerrando o mês, no dia 26 (quinta-feira), às 14h30, o grupo se apresenta no Núcleo de Convivência para Idosos Butantã, na Zona Oeste.

“A Luta” é um divertido espetáculo que aposta no riso e na identificação do público com as situações das cenas, como uma forma de fortalecer os vínculos de solidariedade e a imaginação coletiva.

Entre músicas, narrativas e palhaçarias, duas oponentes se enfrentam em um ringue de boxe criando estratégias de sobrevivência. O grande embate entre a bem-sucedida Sra. S.A. Corporation e a faxineira do ringue, Maria da Luta, acaba por transportá-las a diferentes espaços do cotidiano e da imaginação, trazendo importantes reflexões sobre a vida das mulheres trabalhadoras em diferentes instâncias. 

Feito para o público de todas as idades, o espetáculo foi construído a partir da recriação de gagues clássicas de palhaçaria, dando forma a discussões e questões sociais atuais.

A montagem também propõe uma investigação sobre espaços não convencionalmente teatrais e uma reflexão crítica sobre a representação das mulheres dentro de uma linguagem cômica.

Com “A Luta”, a Cia. Madeirite Rosa busca promover, por meio do teatro, da comicidade e da música, o encontro entre cena e público, em uma relação de cumplicidade.

A apresentação faz parte do projeto “Cia. Madeirite Rosa 10 ANOS” contemplado na 17ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo.

Serviço:

Espetáculo “A Luta”

Com Cia. Madeirite Rosa

Sinopse: Em um ringue de boxe enfrentam-se duas oponentes: a bem-sucedida Sra. S.A. Corporation e Maria da Luta, a faxineira do ringue. A mediação do embate é realizada pela Narradora e por Dra. Norma, a juíza. Entre músicas, narrativas e palhaçarias, Maria da Luta cria estratégias para garantir sua sobrevivência e vê o ringue transformar-se em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação. Duração: 45 minutos. 

Classificação Livre – Grátis

Quando: 05 de setembro de 2024 – (quinta-feira)  – Horário: 11h 

Onde: CIEJA Profa Rose Mary Frasson Rua Jitaúna, 30 – Jardim Maracanã – Zona Norte – São Paulo – SP

Apresentação fechada para o CIEJA

Quando: 08 de setembro de 2024 – (domingo)  – Horário: 14h 

Onde: Associação Ela – Rua Soriano de Albuquerque, 418 – Jardim Macedônia – Capão Redondo – Zona Sul de São Paulo – SP 

Capacidade: 100 pessoas. Acessibilidade: não possui escada para acesso. Não possui estacionamento

Quando: 09 de setembro de 2024 – (segunda-feira)  – Horário: 19h30 

Onde: EJA EMEF Escola Lineu Prestes – Av. Adolfo Pinheiro, 511 – Santo Amaro – Zona Sul – São Paulo – SP 

Apresentação fechada para a escola

Quando: 12 de setembro de 2024 – (quinta-feira)  – Horário: 11h 

Onde: CIEJA Lélia Gonzalez – Praça Do Trabalhador S/N – Parque Maria Fernandes – Parelheiros – Zona Sul – São Paulo – SP. Apresentação fechada para o CIEJA

Quando: 15 de setembro de 2024 – (domingo)  – Horário: 16h 

Onde: Minhocão – Elevado João Goulart – altura do nº 158 da Rua Amaral Gurgel – Entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e Rua da Consolação – Vila Buarque – São Paulo (parceria com o Esparrama). Capacidade: 1000 pessoas. Acessibilidade: rampas de acesso. Estacionamento pago

Quando: 20 de setembro de 2024 – (sexta-feira)  – Horário: 20h30 

Onde: Cursinho do Vito –  Rua Gravi, 60 – Praça da Árvore – Vila Mariana – Zona Sul – São Paulo – SP

Capacidade: 200 pessoas. Acessibilidade: não possui. Não possui estacionamento

Quando: 26 de setembro de 2024 – (quinta-feira)  – Horário: 14h30 

Onde: Núcleo de Convivência para Idosos Butantã – Av. Eng. Heitor A. Eiras Garcia, 5.985 – Jd. Esmeralda – Zona Oeste – São Paulo – SP. Apresentação fechada para instituição

Quando: 29 de setembro de 2024 – (domingo) – Horário: 16h 

Onde: Em frente a CPTM Jd. Romano – Vila Itaim, Zona Leste – São Paulo – SP

Capacidade: 300 pessoas. Acessibilidade: não possui. Não possui estacionamento

Sair da versão mobile