Herton Gustavo Gratto fala sobre “Ensaio sobre a Perda”, em cartaz no Rio de Janeiro

Após interpretar Faustão na série “O Rei da TV”, o ator Herton Gustavo Gratto volta aos palcos com “Ensaio sobre a perda”, que faz temporada no teatro Glaucio Gill, em Copacabana, de 3 a 25 de junho, com sessões aos sábados e domingos às 20h. Na produção, dirigida por João Fonseca, ele divide a cena com Hamilton Dias em uma reflexão sobre perda e afeto nas relações.

– É uma personagem que tem dificuldade de lidar com a perda e na tentativa de ressignificar os afetos, acaba se perdendo, metendo os pés pelas mãos, e mergulhando num terreno de toxicidade, do qual também é alvo – revela Gratto sobre Gustavo, seu personagem no espetáculo.

“Ensaio sobre a perda” faz temporada no Mês do Orgulho LGBTQIAP+ e o ator, que também assina o texto da peça, fala da importância de se contar essa história durante o mês.

– Fico muito feliz em fazer essa temporada no mês em que se celebra o Orgulho LGBTQIAP+, pois levamos pros palcos, para as telas, para as páginas, narrativas representativas, que promovam acima de tudo identificação. Porque representatividade na minha opinião, é acima de tudo, identificação. Na nossa peça um casal formado por dois homens gays tenta administrar as mazelas do fim de uma relação e ressignificar os sentimentos ainda retesados, como tantas vezes já assistimos casais héteros viverem essas narrativas nas telas, nas páginas e nos palcos. “Ensaio sobre a perda” é uma história de amor, que poderia ser vivida por qualquer ser humano – ressalta o ator.

Herton ainda fala da experiência em trabalhar com João Fonseca, um dos diretores mais festejados do audiovisual.

– É uma experiência divisora de águas pra qualquer profissional. João consegue unir todas as virtudes de um grande diretor. É criativo, propositivo, sensível, inteligentíssimo e nos dá plena liberdade para criarmos e propormos, sem abrir mão do seu rigor. É incrível testemunhar que mesmo com a toda a sua experiência, João Fonseca transborda em frescor, como se cada trabalho fosse o seu primeiro – elogia.

Além de “Ensaio sobre a perda”, Gratto tem outros projetos para o segundo semestre de 2023.

– No segundo semestre, além de seguir com o espetáculo, vou lançar um livro novo de poesias e estrear mais um projeto de teatro, que deve estrear em São Paulo – finaliza.

Sair da versão mobile