O espetáculo “Histórias Veladas” encerra no próximo dia 30 de março (domingo), no sótão do Retrato Espaço Cultural, na Glória, Rio de Janeiro, a temporada iniciada no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher). O mês que celebra as vitórias femininas, sem deixar de lado a conscientização da causa, é propício para debater as histórias ocultas desse universo.
Trata-se de um espetáculo/instalação construído a partir da narrativa de fatos reais e lembranças que abordam questões como relacionamentos abusivos, assédio, bullying, aborto, maternidade,
sexualidade e transição de gênero.
O projeto surgiu do encontro de atrizes, de trajetórias e vivências distintas, entre elas Marta Paret, que além de idealizadora, assina a direção. A peça rendeu-lhe, em 2020, a indicação ao Prêmio APTR, na categoria especial. Marta, ao longo de sua carreira, tem se destacado pela investigação de espaços alternativos para encenação. A ideia embrionária surgiu ao conhecer o instigante sótão de um casarão. Assim foi gerado o espetáculo que durante 10 meses ocupou o ponto mais alto do Espaço Z42, no Cosme Velho, tendo sua temporada interrompida pelo lockdown, na pandemia de Covid 19.
A proximidade de atrizes e público contribui para o tom intimista do espetáculo e convida o espectador a uma experiência que busca transformar a plateia em cúmplice.
Além de Marta, estão no elenco Ângela Câmara, Beatriz Marques, Dayse Pozato, Patrícia Florêncio, atrizes que também assinam seus textos.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Marta Paret
Elenco: Ângela Câmara, Beatriz Marques, Dayse Pozato, Marta Paret e Patrícia Florêncio
Desenho de luz: Paulo Denizot
Vídeo: Luciana Maia
SERVIÇO:
Retrato Espaço Cultural – Rua Benjamin Constant, 117 – Glória
De 08 de março a 30 de março
Sábados às 20h e Domingos às 19h
Ingresso: R$ 60,00
Comente!