Mostra Mulheres em Cena chega a sua 8ª edição em São Paulo

Com o desejo de fomentar o trabalho de mulheres nas artes cênicas e criar um espaço para encontros, trocas, debates e ações poéticas, a Mostra Mulheres em Cena realiza a sua 8ª edição. A programação conta com sete espetáculos e acontece no Sesc Santo Amaro, de 1º a 4 de outubro, sempre às 20h. Em São Paulo, a proposta é reunir artistas que já realizaram apresentações em edições anteriores da mostra.

Pela primeira vez, a mostra ampliará sua geografia por meio do Circuito Mulheres em Cena – Gira, que já passou pelo Rio de Janeiro (12 a 15 de setembro) e passará por Curitiba (de 17 a 19 de outubro).

Criada em 2018 pela coreógrafa Vanessa Macedo, a mostra tem promovido discussões relacionadas a gênero, representações e performatividades do feminino. Desde a primeira edição, o projeto recebeu 84 trabalhos de dança, performance e teatro e realizou uma série de ações formativas, fóruns e um intercâmbio com artistas de várias regiões do país.

A programação em São Paulo

Quem abre a programação, no dia 1º de outubro, é a atriz, diretora e dramaturga Bruna Betito com o solo VACA, que tem como ponto de partida o universo das amantes. Partindo da autobiografia da performer, deslocada para um universo onírico e surreal, a peça propõe uma reflexão sobre essa figura transgressora e indissociável aos casamentos, geralmente condenada e sem direito de defesa. 

Já o espetáculo NO HAY BANDA, com o Grupo Vão é encenado em plena área de convivência do Sesc Santo Amaro no dia 2. Na performance, subitamente, es artistas surgem no espaço em meio ao público e performam através do dispositivo de dublagem Lipsync hits remixados dos anos 90. O trabalho propõe uma reflexão sobre o papel das mulheres nesse universo paradoxal da cultura pop, que é massificador e provocador.

E Tudo que é imaginário existe e é e tem – Uma dança para Estamira, com Eliana de Santana, da E² Cia de Teatro e Dança, que também é atração do dia 2. traz para a cena um vislumbre da força das palavras de Estamira, personagem da vida real apresentada no documentário “Estamira” de Marcos Prado. Ela toca em várias feridas sociais como a sedução pelo capital, o prestígio sem obra, a indiferença com o outro e o silêncio autorizante diante do horror nesses tempos de apagamento de toda singularidade. 

Outro espetáculo é o solo Vienen por mí, com Fábia Mirassos, encenado no dia 3 de outubro. O texto da chilena Claudia Rodrigues questiona preconceitos e estereótipos ligados ao corpo travesti, surpreendendo por transitar com delicadeza em meio a um mundo barbaramente misógino. A pergunta central da peça é sobre o que temos que falar, nós, as travestis? 

Ainda nessa mesma data, a artista Gladis das Santas encena o solo Maria Samambaia faz 50 anos ou desaparece na selva, que trata de como não foi possível para a performer se tornar uma cantora, uma patinadora do gelo ou uma mãe-maravilha. A dança aparece como mudança de rumo e celebra uma trajetória de vida, onde o que se realiza está no perceber também no que se perde, se esfarela e se transforma com o tempo.

Por fim, no dia 4, a mostra promove mais dois espetáculos. O solo Pedras Soltas, performado por Lígia Tourinho e dirigido por Regina Miranda, aborda a obra da escritora, jornalista, tradutora e dramaturga Patrícia Galvão, que se tornou amplamente conhecida como a bela e mítica “musa do Modernismo brasileiro”. Voltando-se principalmente para os textos escritos por Pagú durante sua experiência na prisão, entre 1936 e 1940, Lígia Tourinho recoloca em cena a mulher radical, que se revolta e resiste sem entregar os pontos à loucura e à impotência.

E na dança No te Vayas, da Cia Fragmento de Dança, com Maitê Molnar e Vanessa Macedo, dois corpos testemunham a força do invisível. E lá, num espaço-sensação que não se define na forma, nem no tempo, criam seu pacto de transcendência. Sugerem ser duplo e avesso um do outro.

Ficha Técnica

Idealização e curadoria: Vanessa Macedo

Realização: Cia Fragmento de Dança

Coprodução e cocuradoria Rio de Janeiro: Lígia Tourinho 

Coprodução e cocuradoria Curitiba: Gladis das Santas

Direção de produção: Luciana Venancio – Movicena Produções

Assistência de produção: Gabriela Ramos e Maitê Molnar

Coordenação técnica: Pipe Oliveira

Designer gráfico e social mídia: Leticia Mantovani 

Assessoria de imprensa: Pombo Correio 

Artistas: Bruna Betito, Cia Fragmento de Dança (Maitê Molnar e Vanessa Macedo), Eliana de Santana / E² Cia de Teatro e Dança, Fábia Mirassos, Gladis das Santas, Grupo Vão e Lígia Tourinho.

APOIO: ONG FINAC, PPGDan/UFRJ, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Casa Hoffmann e UNESPAR

Serviço

Mulheres em Cena – 8ª edição – em São Paulo

Quando: 1º a 4 de outubro, às 20h
Sesc Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo, SP

Ingressos: de R$15 a R$50 (exceto o espetáculo do Grupo Vão, que é apresentado gratuitamente na área de convivência da unidade)

Vendas online em sescsp.org.br

Confira abaixo a programação completa da mostra

Terça-feira, 1º de outubro

VACA, com Bruna Betito

Sinopse: VACA é um solo teatral que tem como ponto de partida o universo das amantes – ou da condição das amantes ao longo da história: essa figura transgressora e indissociável ao casamento, condenada e sem direito de defesa. O trabalho parte da autobiografia da atriz, mas já de início, deslocada para um universo onírico, surreal e mitológico, a partir dos seus sonhos com o Apocalipse, que são narrados e dramatizados, misturando realidade documental, ficção e uma dose de sarcasmo.

Duração: 60 minutos

Classificação: 18 anos

Ficha Técnica: Direção, atuação e dramaturgia: Bruna Betito | Dramaturgismo: Debora Rebecchi | Orientação cênica: Janaína Leite | Preparação corporal: Thiane Nascimento | Adereços em arame: Ítalo Iago | Videografia: Vic Von Poser | Vídeo final: Tati Caltabiano | Iluminação: Daniel González | Operação de luz: Felipe Mendez | Operação de som: Carlos Jordão | Figurino: Silvana Carvalho | Atores-Contrarregras: Emilene Gutierrez e Rafael Costa | Direção de Produção: Aura Cunha | Elephante Produções | Produção executiva: Aura Cunha – Elephante Produções

Quarta-feira, 2 de outubro

NO HAY BANDA, com vão

Sinopse: Subitamente es artistas surgem no espaço em meio ao público e performam através do dispositivo de dublagem Lipsync hits remixados dos anos 90.  Interessades pelo universo paradoxal da cultura pop, que é ao mesmo tempo massificadora e provocadora, a playlist selecionada tensiona essa relação a partir de um recorte nacional e internacional que dá destaque a músicas interpretadas por mulheres. Os top hits contagiantes costuram em sua dramaturgia elementos do contexto cultural dos anos 90, momento com forte presença da televisão e seus programas de auditório e maior abertura às influências norte-americanas provenientes do avanço neoliberal nos aspectos político e econômico. No hay banda é tudo playback mobiliza a sensação ambígua de familiaridade e incômodo que vaza e desloca, de um estado festivo para um estado ácido, nossas percepções e referências.

Duração: 30 minutos

Classificação: livre

Ficha Técnica: direção e concepção: vão | criação: Isis Andreatta, Juliana Melhado, Julia Viana, Patricia Árabe e i. gonçalves | elenco nesta apresentação: Isis Andreatta, Juliana Melhado, Patricia Árabe e i. gonçalves | trilha sonora: Gustavo Lemos | produção executiva: vão e  Rafael Petri – MoviCena Produções

Tudo que é imaginário existe e é e tem – Uma dança para Estamira

Sinopse: Com este solo de dança, Eliana de Santana traz para a cena um vislumbre da força das palavras de Estamira, personagem da vida real apresentada no documentário “Estamira” de Marcos Prado. No seu depoimento, Estamira toca em várias feridas sociais como a sedução pelo capital, o prestígio sem obra, a indiferença com o outro e o silêncio autorizante diante do horror nesses tempos de apagamento de toda singularidade. Seu testemunho não é apenas opinião, podemos ver no documentário sua trajetória trágica e entender a força de sua fala. “Ciente sentimentalmente” e portadora de grande lucidez, catadora de lixo no jardim Gramacho no Rio de Janeiro, Estamira (como tantos outros brasileiros) foi barbaramente abandonada pelo sistema vigente, mas nos deixou através de suas palavras, filmadas e transcritas, um testemunho maior, um legado, sua visão de mundo. 

Duração: 45 minutos

Classificação: 14 anos

Ficha Técnica: Direção geral e interpretação: Eliana de Santana  | Direção de arte, espaço cênico e iluminação: Hernandes de Oliveira | Trilha sonora: E² Cia de Teatro e Dança | Produção: Corpo Rastreado

Quinta-feira, 3 de outubro

Vienen por mí, com Fábia Mirassos 

Sinopse: Sobre o que temos que falar, nós, as travestis? é a pergunta central do espetáculo “Vienen por Mí” com concepção e interpretação de Fábia Mirassos e texto da chilena Claudia Rodriguez. Questionando preconceitos e estereótipos, ao mesmo tempo que enfrentando as contradições de ser um corpo travesti, “Vienen por Mí”, surpreende por transitar com delicadeza em meio a um mundo barbaramente misógino. Acidez, humor e sensualidade são ingredientes de um prato que se come frio, como toda estratégica vingança. Mas “Vienen por Mí” surpreende também porque acrescenta a esse preparo, o amor. O amor travesti. E também o sonho, a criatividade, como nos contam os depoimentos de todas as travestis a quem Fábia convida para responder a pergunta norte do espetáculo. Renata Carvalho, Ave Terrena e Maria Léo Araruna. Vozes que se somam a esse coro travesti convidando à conversa, à partilha e a uma nova possibilidade de ver e contar a história travesti.

Duração: 50 minutos

Classificação: 16 anos

Ficha Técnica: Idealização e Performance: Fábia Mirassos | Texto: Claudia Rodriguez | Tradução: Carol Vidotti e Malú Bazan | Direção: Janaina Leite| Assistente de Direção: Emilene Gutierrez | Desenho de Luz: Henrique Andrade | Desenho de Luz original (primeira temporada): Aline Santini | Sonoplastia: Ultra Martini | Direção de arte e Designer Gráfico: Renan Marcondes | Áudios em off: Ave Terrena, Claudia Rodriguez, Maria Leo Araruna e Renata Carvalho. | Concepção de figurino: Fabia Mirassos e Amanda de Moura | Confecção de figurino: Amanda de Moura e Adriana Vianna | Fotos: Hugo Faz | Direção de Produção: Carol Vidotti

Maria samambaia faz 50 anos ou  desaparece na selva, com Gladis das Santas 

Sinopse: Maria Samambaia faz 50 anos ou desaparece na selva diz sobre como não foi possível se tornar uma cantora, uma patinadora do gelo ou uma mãe maravilha e a dança aparece como mudança de rumo e celebra uma trajetória de vida onde fazer aniversário é assoprar uma vela, dublar a música preferida, brindar com as pessoas que importam ou apenas e simplesmente perceber o que se perde, esfarela com o tempo: os sonhos, desejos, músculos, memórias. Se comemora o que, às vezes, morre em vida, escapa, desaparece e há quem diga, se transforma, encontra outras potências. 

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Ficha Técnica: Criação e Performance: Gladis das Santas | Colaboração: Ludmila Aguiar, Mabile Borsatto, Raquel Bombieri, Ronie Rodrigues e Danilo Silveira. | Projeto de som: Fabio Cadore.  | Projeto de luz: Fábia Regina e Erica Mityko. | Projeto audiovisual: Lidia Ueta, Ulisses Candal e Paulinha Kozlowski.

Sexta-feira, 4 de outubro

Pedras Soltas, com Lígia Tourinho, direção e dramaturgia de Regina Miranda

Sinopse: Peça-filme com dramaturgia e direção de Regina Miranda e atuação de Lígia Tourinho, trabalha sobre a obra de Patrícia Galvão, escritora, jornalista, tradutora e dramaturga, amplamente conhecida como Pagu, a “musa do Modernismo brasileiro”. Voltando-se principalmente para seus desenhos e escritos prisionais e para a experiência corporal advinda do isolamento e torturas que sofreu, Lígia Tourinho traz para a cena a mulher radical, que se revolta e resiste sem entregar os pontos à loucura e à impotência. Mais do que um diário de sobrevivência, a performance expressa a situação limite em que a autora se encontrava com frequência.

Duração: 25 minutos

Classificação: 16 anos.

Ficha Técnica – PERFORMANCE: Dramaturgia e Direção: Regina Miranda, a partir de fragmentos da obra de Patrícia Galvão | Pesquisa: Lígia Tourinho e Regina Miranda | Interpretação: Lígia Tourinho | Figurino: Luiza Marcier | Desenho de Luz: Gil Santos

Ficha Técnica – FILME: Roteiro e Direção: Regina Miranda | Interpretação: Lígia Tourinho | Participação Especial: Flávio Lauria | Figurino: Luiza Marcier |  Direção de Fotografia e câmera: Vanessa Lauria | Edição: Vanessa Lauria e Luiz Guimarães de Castro | Making Off: Luis R. Cancel | Música: Último Desejo, de Noel Rosa (dom. público) | Interpretação ao piano: André Loddi | Direção de Arte e Locação: Alexei Waichenberg | Agradecimentos: Alexei Waichenberg, Aline Bernardi, Luis R. Cancel e Luiza Marcier. | Produção Executiva: Regina Miranda e Lígia Tourinho | Realização: Cia Regina Miranda e Atores Bailarinos

No te Vayas, com Cia Fragmento de Dança

Sinopse: Numa busca incansável por si mesmo, tateamos o impossível. Talvez um outro tempo se anuncie, dizendo que não há fim, é sempre meio de caminho. Procura. Em No te Vayas, dois corpos testemunham a força do invisível. E lá, num espaço-sensação que não se define na forma, nem no tempo, criam seu pacto de transcendência. Sugerem ser duplo e avesso um do outro. Espelho. Sombra. É possível que o mito da alma gêmea faça sentido. Nele, em busca de uma resposta sobre o que é o amor, cria-se a narrativa de que, no princípio, éramos seres de quatro braços, quatro pernas e duas cabeças. Ao desafiarmos os deuses, fomos cindidos ao meio e condenados a viver à procura da nossa metade. Não há confronto, nem celebração. Dançamos a incompletude que se camufla na brevidade do toque. Do encontro. Da desesperança. 

Duração: 30 minutos

Classificação: 12 anos

Ficha Técnica: Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo | Assistente de direção e coreografia: Maitê Molnar | Elenco:  Maitê Molnar e Vanessa Macedo | Edição e montagem de trilha sonora: Lua Oliveira e Fernando da Mata | Iluminação: Fellipe Oliveira | Figurino: Daíse Neves | Produção: Luciana Venancio (Movicena Produções)

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