CríticasTeatro

Nebulosa de baco: novo espetáculo da Cia Stavis-Damaceno

Compartilhe
Compartilhe

Duas mulheres ensaiam um texto de uma peça de teatro em construção. O texto que elas repassam mobiliza emoções, suscita dúvidas a respeito da veracidade da história, é interrompido por questionamentos entre elas. No palco, Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela dão vida a essas mulheres em uma sala de ensaio, onde algumas questões se entrelaçam: aquelas que dizem respeito ao próprio ofício do teatro, de construção de personagem, do que é possível fazer em cena, do que é autobiográfico e do que é fictício, da mistura de aspectos de si com elementos dos personagens, e também as questões que dizem respeito ao conteúdo do texto que está sendo passado, uma discussão feroz entre um padrasto e sua enteada em torno de um abuso sexual na infância.

Nebulosa de Baco, novo espetáculo da Cia. Stavis-Damaceno, entrou em cartaz em 12 de outubro, junto com a reabertura do Teatro I do CCBB, tendo direção e dramaturgia de Marco Damaceno. A peça nos apresenta um texto que vai revelando aos poucos seu teor e o cenário em que é evocado, propondo-nos uma dinâmica interessante: somos deslocados ora para as imagens que se produzem na fala da mulher-personagem-do-texto e nas acusações que se multiplicam, ora para a conversa entre as duas atrizes a respeito do riso e do choro, da relação entre o que sentem e o que a personagem sente, das pontes possíveis entre memórias evocadas interiormente a partir do texto de uma peça de teatro.

Esse deslocamento metalinguístico confere momentos de suavização de um texto que, pelo assunto que traz à tona, não só possui um peso intrínseco, como também não deixa de sinalizar que narrativas divergentes podem estar presentes em muitas situações complexas, demandando de todos nós cautela nos julgamentos e atenção nos posicionamentos apressados. A abordagem desse confronto de narrativas carregado de emoções não é simples e surge uma outra pergunta, satélite: o que interessa mais ao público, a fantasia da criação ou a possível menção às vivências de autores e atores?

Para além de uma temática e de um formato que fisgam a atenção e que trazem momentos de surpresa, talvez a peça pudesse ter enxugado um pouco seu texto, especialmente nas partes em que proliferam as acusações de uma personagem e as defesas de outro, mais ao fim.. Fato é que, após certo tempo, há uma repetição que talvez fosse desnecessária – pois já entendemos a motivação para o confronto – e um prolongamento trouxe certo desgaste ao espetáculo.

Ficha técnica

Texto e direção: Marcos Damaceno

Elenco: Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela

Iluminação: Beto Bruel

Figurino: Karen Brusttolin

Visagismo: Claudinei Hidalgo

Cenário: Marcos Damaceno

Produção Executiva: Bia Reiner

Produção de Cenários: Carla Berri

Assistente Administrativo/Financeiro: Edilaine Maciel

Produção Local (RJ):  Bárbara Montes Claros  

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Criação e Produção: Cia.Stavis-Damaceno

Serviço

“Nebulosa de Baco”

Dramaturgia e direção: Marcos Damaceno

Com Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela

Temporada: 12 de outubro até 24 de novembro de 2024

Dias e horários: Quarta à sábado às 19h e domingo às 18h

Duração: 80 minutos

Classificação: 18 anos

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro

Informações: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.

Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site.

Funcionamento do CCBB Rio: de quarta a domingo, das 9h às 20h (fecha às terças).

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

O Bom Professor: um thriller pedagógico 

É relativamente raro, mas alguns filmes “metem o pé na porta” e...

AgendaTeatro

“Histórias Veladas” faz encerramento da temporada carioca do mês da Mulher

O espetáculo “Histórias Veladas” encerra no próximo dia 30 de março (domingo),...

CríticasLançamentosQuadrinhos

Feitos um para o outro de Flávia Biondi

Publicada pela Faro Editorial (selo Poseidon) no Brasil e originalmente lançada pela...

CríticasFilmes

“Better Man” é a inventiva forma de contar a história de Robbie Williams

Quando “Better Man: A História de Robbie Williams” foi anunciado, como a...

CríticasSériesTV

Dostoyevsky – minissérie explora visceral do “lado sujo” da humanidade

A minissérie criada e dirigida pelos irmãos Damiano e Fabio D’Innocenzo, é...

CríticasFilmes

“Vitória” se apoia na força da atuação de Fernanda Montenegro

Ter uma atriz com a história de Fernanda Montenegro, do alto dos...