A performance “Culto contra os embustes”, da artista Panmela Castro, será realizada neste sábado, dia 17 de agosto de 2024, às 16h, no Museu de Arte do Rio (MAR), como parte da exposição “Ideias radicais sobre o amor”, que pode ser vista até o dia 24 de novembro de 2024.
Com entrada gratuita, a performance contará com a participação do público, em um ritual no qual a autoestima e a energia vital são usadas para afastar indivíduos malévolos da vida de cada participante. Através da “Oração contra os embustes”, criada por Panmela Castro, os nomes dos embustes escritos pelo público serão queimados. “Com este ritual busca-se invocar a própria força de cada pessoa para romper com todas as formas de violência e abuso”, afirma a artista.
Após a realização da performance ao vivo, o registro em vídeo será exibido como parte da exposição.
Além de “Culto contra os embustes” (2020), a artista realizará outras três performances ao longo do período da mostra: “Honra ao mérito”, no dia 28 de setembro, “Revanche”, no dia 5 de outubro, e “Ruptura”, no dia 12 de outubro. Todas as obras de performances serão registradas e terão seus vídeos exibidos na exposição.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Com mais de 20 anos de trajetória, Panmela Castro apresenta no Museu de Arte do Rio a exposição individual “Ideias radicais sobre o amor”, com obras participativas, tendo como fio condutor a ideia da psicologia que fala sobre a necessidade de pertencimento como impulso vital dos seres humanos. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, são apresentadas 17 obras, sendo 10 inéditas, entre performances, fotografias, pinturas, esculturas e vídeos, que exploram questões como afetividade, solidão, visibilidade, empoderamento, autocuidado e memórias.
A exposição irá se construir através de performances, ações e participações do público, que acontecerão ao longo do período da mostra. “Todas as obras de alguma forma precisam do outro para existir ou se completar, é uma exposição que começa em construção”, ressalta Panmela Castro. A exposição foi inaugurada com três telas em branco da série “Vigília no Museu”, que serão pintadas quando o museu estiver fechado ao público. Um conjunto com 50 fotografias com registros desta série também faz parte da mostra.
A exposição conta, ainda, com obras inéditas nas quais o público é convidado a participar, como a obra “Chá das Cinco”, em que o público pode tomar um chá e compartilhar conselhos com outros visitantes da exposição através de bilhetes deixados debaixo do pires. Já em “Vestido Siamês”, duas pessoas poderão vestir, ao mesmo tempo, um grande vestido rosa feito em filó. Além disso, o público é convidado a trazer batons para a obra “Coleção de Batons” e objetos para deixar em um casulo, que serão transformados em esculturas pela artista. Inspirada nos tradicionais jogos arcade (fliperama), a obra “Luta no Museu” é um jogo no qual os lutadores são os artistas Allan Weber, Anarkia Boladona, Elian Almeida, Priscila Rooxo, Vivian Caccuri e Rafa Bqueer. Completando as obras inéditas, está o vídeo “Stories”, uma coleção de pequenos vídeos publicados no Instagram da artista (@panmelacastro).
Performance “Culto contra os embustes”, de Panmela Castro
Sábado, dia 17 de agosto de 2024, às 16h
Museu de Arte do Rio / MAR
Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro – RJ
Exposição “Ideias radicais sobre o amor”, de Panmela Castro
Até 24 de novembro de 2024
De terça a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia) – às terças-feiras com entrada gratuita
Outras performances:
Dia 28 de setembro, às 16h – Honra ao mérito
Dia 5 de outubro, às 16h, – Revanche
Dia 12 de outubro, às 16h – Ruptura
Ativações das obras:
– Chá das Cinco – quartas, sextas e domingos, às 17h
– Biscoito da sorte – terças, quintas e sábados, às 17h