“Silêncios Claros” tem apresentação gratuita no Instituto Cervantes RJ

Peça é uma adaptação da obra de Clarice Lispector e celebra o Mês da Mulher


Foto ester jablonski silencios claros 2 crédito Adelia Jeveaux edited

Seguindo as relações literárias e de amizade muito próximas à vida e obra da grande escritora hispano-brasileira que dá nome à sua Biblioteca Nélida Piñon, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro exibirá uma peça adaptada de textos de Clarice Lispector, pertencente à mesma geração literária de Piñon.  O espetáculo solo poético-documental tem direção de Fernando Philbert com Ester Jablonski no papel de protagonista.  O cenário minimalista remete a uma mistura de sonhos e pequenos pesadelo, falas e imagens de Clarice; trilha original e luz poética pontuam as cenas. A atriz narra e, acima de tudo, vivencia as histórias tiradas da antologia O primeiro beijo e outros contos. A obra apresenta diferentes estações da vida de uma mulher: memória, lembranças da família, saudade, alegria, desejo, morte.

Em O grande passeio, Margarida, que todos conhecem por Mocinha, é uma velha sem família, que sobrevive do acolhimento recebido aqui e ali, sempre sendo jogada de um lugar para outro.

Uma tarde plena, apresenta uma jovem, tímida e solitária, que vive uma tarde iluminada pela presença de um sagui que a tira de sua rotina diária apática.

Em A fuga, a mulher, casada há 12 anos, tem uma fantasia de mudança de vida, de aventura, e saboreia cada momento de novas possibilidades até cair em si com a impossibilidade e o fato de estar presa aos seus 12 anos de casamento.

E em Uma galinha, a mulher da casa, no seu cotidiano, se espanta e se anima com a simples fuga da galinha que seria preparada para o almoço de domingo. Uma galinha que fala dela mesma, ou por ela.

Ao final da peça, o espanhol Jaime Vilaseca discorrerá sobre a vida e obra de diferentes escritoras que, assim como Clarice Lispector, tinham uma proximidade pessoal e geracional da hispano-brasileira Nélida Piñon.  Personagem importante da vida cultural da cidade, Vilaseca que vive no Rio desde criança. Conheceu e teve contato muito próximo com Clarice Lispector, inspirou contos, fabricou e instalou a famosa estante de seu apartamento no Leme, que aparece em inúmeras fotos. 

Ficha técnica

“Silêncios Claros”

Texto: Clarice Lispector

Direção: Fernando Philbert

Atriz: Ester Jablonski

Direção musical: Marcelo Alonso Neves

Iluminação: Vilmar Olos

Cenografia: Jorge Roriz

Direção de movimento: Marina Salomon

Direção de produção: Christiano Nascimento – ART HUNTER

Serviço

Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto 62, Botafogo – RJ
Data: 13 de março de 2025, quinta-feira, às 19h30

Local: Sala multiuso do ICRIO

Classificação: 12 anos

Duração: 50 minutos 

Link para reserva de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/silencios-claros/2827326

Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao

Crédito: Guga Melgar


Deixe um comentário