A Netflix anunciou que vai eliminar o plano básico de assinatura para novos clientes no Brasil a partir da semana que vem. O plano básico no Brasil custa R$ 25,90 por mês para um streaming com resolução de 720 pixels, sem anúncios e com direito a uma tela.
Com a medida, a gigante do streaming pretende impulsionar a adoção dos planos com anúncios, que ainda não geram receitas significativas para a empresa. A eliminação do plano básico sem anúncios da Netflix na próxima semana também será feita na Alemanha, na Espanha, no Japão e na Austrália.
A Netflix revelou ter adicionado 8,76 milhões de clientes no período de julho a setembro de 2023, superando as previsões dos analistas e elevando sua base total de assinantes para 247,2 milhões. No terceiro trimestre de 2023, a base de membros com anúncios da Netflix aumentou quase 70% em relação ao período anterior. Representou cerca de 30% de todas as novas assinaturas nos 12 países com a funcionalidade de anúncios. Segundo os executivos da pioneira do mercado de streaming, “leva tempo para construir um novo negócio do zero, razão pela qual dissemos que a receita de anúncios não seria significativa para o nosso negócio em 2023″.
A Netflix planeja construir uma base de clientes com assinaturas que contenham anúncios, para assim se tornar relevante para os anunciantes. A empresa revelou que a prioridade é construir uma base de membros com anúncios para que a publicidade se torne parte significativa para o negócio da Netflix.