O que realmente passava na Globo no 11 de setembro?

Os ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center e ao Pentágono que aconteceram nos Estados Unidos, há exatos 23 anos, foram indubitavelmente um dos eventos mais impactantes da História recente. Era uma manhã de terça-feira do dia 11 de setembro de 2001 quando o mundo literalmente parou, estarrecido, diante das imagens televisivas das duas torres gigantescas desabando em chamas na cidade de Nova York. A maior potência do planeta via, atônita, dentro de seu território, um cenário de guerra. A imagem dos aviões colidindo com as torres em Manhattan, captadas de diversos ângulos (em uma época em que a informação instantânea dava seus primeiros passos), passaram a ser mostradas a todo momento, ficando, até hoje entre as mais marcantes e reconhecidas pela humanidade.

Obviamente o fato paralisou toda a programação regular das emissoras de TV e acabou por gerar alguns efeitos Mandela. O principal deles é a de que a Rede Globo exibia na TV Globinho o episódio de Dragon Ball Z em que Goku se transformaria em Super Saiyajin 3, momento exato em que a programação era interrompida com a cobertura dos atentados terroristas.

Na verdade, a TV Globinho era apenas um quadro dentro do programa Bambuluá, apresentado por Angélica. Houve uma interrupção no programa quando a primeira quando passava o desenho As Aventuras de Mickey e Donald. Era um plantão de 1 minuto e 24 segundos, trazendo informações do que , no momento parecia um acidente aéreo. Após o fim de um episódio de “A Turma da Garrafinha” (que muitos também afirmam ter sido interrompido no meio por conta da cobertura da queda das torres), o programa foi para os comerciais e não retornou. A partir daquele ponto, a emissora iniciou uma cobertura do ocorrido em uma edição extra do Jornal Hoje que durou quatro horas. O anime não foi sequer exibido naquele dia, pois era uma das últimas atrações do programa, assim como não não entraram no ar os jornais locais e nem o Globo Esporte. A programação só voltaria ao normal com Video Show, às 14 horas, seguida de Vale a Pena Ver de Novo, que na época exibia uma reprise de “A Gata Comeu”, novela que foi ao ar originalmente em 1985, no horário das 18, e Sessão da Tarde com o filme “Mudança de Hábito 2”.

Claro que há os que alegam que em determinadas cidades do interior, Dragon Ball era exibido mais cedo e de fato o episódio estava indo ao ar, mas isso nunca pôde ser confirmado. Portanto, até que alguém consiga provar que estava assistindo a Dragon Ball Z em alguma parte do Brasil, considere essa história como apenas um delírio coletivo otaku.

Sair da versão mobile