TV

Série "Minha Loja de Discos" segue em sua nova temporada afirmando a importância desses espaços

Compartilhe
Compartilhe

A série Minha Loja de Discos” do canal Bis iniciou sua segunda temporada. Na primeira, a atração se focou nas lojas britânicas, agora as atenções se voltam para as lojas estadunidenses. Concebido e dirigido por Elisa Kriezis e pelo brasileiro Rodrigo Pinto – que juntos estiveram em 12 cidades americanas para traçar o perfil dessas 13 lojas de discos –, o programa reúne depoimentos exclusivos, shows e imagens de arquivo que desvendam a história da Música através das celebradas e charmosas lojas de discos.
O mercado de Música em suporte físico nos EUA hoje ruma ao insignificante, mas existem lojas que se mantêm firmes no propósito de perpetuar a experiência de se ir a um estabelecimento onde se pode descobrir novas tendências, pérolas escondidas, interagir com pessoas também aficionadas e ainda assistir a pocket shows. Venhamos e convenhamos, não há download que substitua a experiência de entrar em um lugar, ouvir o que está sendo tocado no som ambiente, perguntar ao vendedor o que é e levar o disco para casa. Ou trocar aquela ideia com colecionadores, músicos, fãs e ‘musicófilos’ em geral.  As lojas de disco se tornaram verdadeiros espaços culturais.
O primeiro episódio foi sobre a Louisiana Music Factory, em Nova Orleans. A Amoeba Records, o assunto do segundo episódio da nova temporada, é talvez a que exemplifique melhor o que é uma loja de discos (só de discos, e não lojas de departamento) hoje não só nos EUA, mas no mundo. As grandes megastores como Virgin e Tower Records fecharam todas as suas unidades em território americano, mas as lojas menores e independentes, visando um público específico parecem não perder a força.
A Amoeba é a loja onde Lemmy Kilmister do Motörhead aparece comprando discos no início do documentário “Lemmy: 49% Motherf**ker, 51% Son of a Bitch”. Trata-se de uma rede com 3 unidades: uma em Berkley, outra em São Francisco e a mais famosa, tema do documentário, em Los Angeles. A Amoeba L.A se localiza exatamente na fronteira da zona leste com a zona oeste da cidade, graças a essa localização, ela atrai o público plural das duas regiões. No documentário, temos uma boa ideia do gigantismo da loja, que conta com 250 funcionários, 300 mil discos à venda e 2 milhões em estoque. E ainda possui uma área reservada a pocket shows de atrações que vão de músicos sem gravadora a astros como Paul McCartney. Segundo o dono da loja, Marc Weinstein, havia pessoas formando fila do lado de fora dias antes da apresentação do ex-beatle. Com tanta oferta e variedade é comum algumas pessoas saírem de lá encantadas por discos de gêneros musicais que até então não conheciam.
“Minha Loja de Disco” parece que irá manter o mesmo padrão de qualidade da temporada anterior. O programa vai ao ar às segundas-feiras às 19 horas no canal Bis, com horários alternativos.
http://vimeo.com/104572938

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasSériesTV

Comando das Criaturas: sangue, humor e lágrimas

James Gunn deixa claro que o novo Universo DC está em boas...

CríticasSériesTV

Como Água para Chocolate: uma deliciosa primeira temporada

Não é o asco dos norte-americanos às produções em outras línguas que...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

SériesTrailersTVVideos

Ruptura tem trailer da 2ª temporada revelado

O Apple TV+ divulgou na CCXP24 uma nova prévia para a aguardada 2ª temporada...

MúsicaNotíciasShowsTV

Globo negocia transmitir megashow de Lady Gaga no Rio de Janeiro

A TV Globo está em negociações avançadas com a prefeitura do Rio...

AnimeNotíciasSériesTV

Arcane expande seu universo com três novas séries no mundo de LoL

Após o sucesso da série animada Arcane, criada em parceria entre Netflix...

AnimeCríticasTV

Dandadan: O anime que vai te deixar de queixo caído!

O último trimestre de 2024 trouxe um anime de peso especial, e...