Em fevereiro deste ano a 20th Century Fox começou uma batalha judicial contra a Warner Bros. sobre os direitos de desenvolvimento, produção e distribuição da adaptação para os cinemas da graphic novel Watchmen. Esta semana a Fox ganhou o primeiro round e os fãs já acharam na Internet, com a ajuda de meia-dúzia de sites mais alarmistas, que o filme corre o risco de não ser lançado. À Entertainment Weekly, já tendo que encarar uma ameaça de boicote aos filmes da Fox, um porta-voz do estúdio tentou explicar a situação: “É óbvio que estamos preocupados com os fãs. Entretanto, qualquer desapontamento dos fãs mais devotos não deve ser direcionado para a Fox. O que nós estamos buscando é fazer valer nossos direitos de distribuição de Watchmen. Direitos de copyright não devem ser varridos para baixo do tapete e ignorados”.
Para reforçar a posição, uma fonte da Fox disse à EW que, sim, o caso foi aberto em um tribunal da Califórnia em fevereiro (quando Zack Snyder estava finalizando o filme), mas os advogados do estúdio já haviam entrado em contato com a Warner Bros. antes de Watchmen receber o sinal verde para ser realizado. Esse contato aconteceu “várias vezes”, segundo a fonte, “mas foi rechaçado”.
O caso envolve direitos comprados e repassados ao longo de 22 anos. Até 6 de março de 2009, quando estréia o filme, muita água ainda vai rolar e quem sofre com isso são os fãs.
É a maldição do Deus Barbudo Caótico dos Quadrinhos! “Watchmen não será lançado, e se for, não dará lucros, e se der, não agradará a crítica, e se agradar, os fãs o execrarão!” BWAHAHAHAHAHAH!