Como todos já sabem, Hunter: the vigil foi lançado na Gencon semana passada. E como é de costume a última página do livro apresenta uma dica da próxima linha a ser lançada. Ano passado, no final de Changeling, vinha um quebra cabeça com o escrito “light in shadows”(Luz nas sombras, que veio a ser um dos temas de hunter). Este ano a última página é bem menos clara. Basicamente temos um fundo negro com alguns crânios, e a palavra Geist branca e um pouco translúcida.
Obviamente muita especulação tem sido feita sobre o novo jogo. A aposta mais forte é que seja um jogo sobre fantasmas, não somente pelo visual da página, mas por esta ser a tradução mais comum da palavra Geist (espírito ou fantasma, o famoso termo poltergeist vem daí). É claro que outras traduções existem (ainda mais se tratando do alemão) como por exemplo o conceito utilizado por Hegel na sua fenomenologia do espírito, o weltgeist que nada tem de fantasmagórico. Outras traduções para a palavra você pode encontrar aqui.
A dúvida é, por que usar da palavra alemã Geist invés de uma de suas variantes inglesas como Ghost? Outra dúvida que fica é em que termos se dará esse cenário, veremos algo como Wraith, onde os personagens são almas mortas que viveriam no underwolrd? Ou seria mais parecido com Orpheus, onde se jogo com tipos diferentes de personagens etéreos, ainda muito vinculados a problemas dos vivos (mais sobre Orpheus aqui)? Ou possivelmente seja sobre algo inteiramente novo que ainda não conseguimos pensar a respeito. O mesmo ocorreu com Promethean, um jogo inteiro sobre Frankensteins??? Até que eventualmente o mesmo se tornou mais claro.
O fato é que um dos maiores mistérios do WoD é o reino conhecido como Underworld, Magos, Changelings e Vampiros podem chegar lá, mas nenhum livro até agora escreveu sobre o mesmo. Muitos clamavam por duas soluções, um livro sobre fantasmas que funcionasse igual ao excelente “book of spirits”, no qual a shadow e seus espíritos são minuciosamente descritos, ou então uma linha básica voltada para os mesmos. Será que a White Wolf aderiu a segunda opção?
Aguardem por mais notícias nos próximos meses.
Logo quando saiu o WoD novo, livro básico, houve uma preocupação grande a respeito de desvincular Espíritos (do tipo que os lupinos prendem em fetiches) de espíritos de Fantasmas (com seus grilhões, e paixões, bem no estilo Aparição mesmo). Saiu até errata e tudo. Talvez essa seja a razão maior de não engloba-los num conjuntão maior.
Não acho que Geist será surpreendente. Pra mim será tipo Wraith revisado. Aparição era muito voltado ao pessoal dos personagens, ficava difícil manter sempre um grupo junto.
Está de sacanagem que você acha que essa dica é menos clara do que fazer um quebra-cabeças escrito “light in shadows” para se tratar de caçadores!!
Mas pedir para escreverem “ghost” em inglês mesmo também é dar de bandeja o próximo livro…
O pessoal adora discutir 😛
ah o quebra cabeça era bastante direto….
Sei não IVegAn…eu dizia a mesma coisa do Hunter e os developers me saem com o que talvez seja a “linha mais divertida do ano!” Boto minhas fichas no Geist, como algo diferente, pois eles já repaginaram o Wraith com o (dizem que é bom) Orpheus.
Também queria saber o que é, mas não sei porque esse monte de cranios me lembrou o Nazismo, deve ser porque é o que eu estou estudando… mas quem sabe… afinal palavra alemã…