O último livro da linha básica do World of Darkness, Immortals, colocou em suas páginas finais um pequeno teaser do próximo lançamento. O livro se chamará Mirrors, e até agora ninguém sabe do que se trata.
Algumas especulações foram levantadas pelos participantes do fórum da White Wolf:
A primeira, pior e acredito mais improvável é que poderia ser um livro de Crossovers, isto é, um livro que lidasse com as relações entre os seres sobrenaturais do mundo das trevas e coisas desse calibre. Acho pouco provável essa possibilidade, não só por ser uma direção avessa ao novo WoD como um todo, mas também pela caminhada recente no tema dos crossovers pelos suplementos de Hunter: The Vigil.
A segunda teoria apresentada seria de que poderia ser um livro sobre realidades alternativas. Por mais que eu absolutamente ame ficção científica, e que eu deseje muito um suplemento ou até uma linha do WoD voltada para weird/fringe/pulp science, não acho um livro sobre realidades alternativas muito a cara do que tem sido produzido até aqui. A capa do livro, é claro, faz parecer sim algo do tipo. Afinal temos uma garota encarando três espelhos, e ela parece ser um ser sobrenatural diferente em cada um. No primeiro (da esquerda para a direita), não há muita mudança além do braço quebrado com a tipóia, no segundo, arriscaria minhas chances ao dizer que ela é um Changeling Darkling (ainda que alguns vejam um vampiro, para mim não vejo muito motivo para isso), e no terceiro, ela parece ser uma desperta, com uma tatuagem do pentáculo na cabeça.
Uma terceira teoria, diz que o livro poderia se focar em ser uma espécie de guia do jogador (ou um chonicler’s guide), e que a capa representaria um jogador se questionando sobre as possibilidades de escolha para seu futuro personagem. A idéia é muito boa, e uma das linhas (Vampiro), já ganhou um Chronicler’s Guide. Se tivesse uma material rico, construído em forma de tool Box, ou seja, uma série de ambiente e idéias inovadoras a serem colocadas na sua mesa de Wod, seria um livro formidável.
Uma outra teoria bem interessante, diz que o suplemento poderia ter sido baseado em coisas como o espelho mágico da Rainha Madrasta, ou mesmo o Espelho pelo qual Alice vai parar em um novo mundo. Em suma, como espelhos seriam objetos de poder sinistros, e como colocar as clássicas alusão as espelhos mágicos em um mundo de horror.
Por fim, pelo título Mirrors (espelhos), um objeto cujo o simbolismo é muitas vezes associado a alma, poderia ser um livro que tratasse de questões mais pessoais e metafísicas dentro do jogo. Um livro que nos mostrasse um pouco mais da ambientação genérica, dicas de interpretação através de uma reflexão sobre o eu, ou a alma de um personagem, e etc…
Sem nenhuma declaração oficial, é claro que todas as teorias podem estar erradas, mas algumas delas prometem livros muito interessantes. Outra coisa importante de dizer é que Matthew McFarland, divulgou em seu blog pessoal, que sua parte de Mirrors, que já foi entregue ao desenvolvedor, era o seu último trabalho encomendado pela White Wolf (Matt é um dos maiores freelancers da editora). O autor deve tirar uma pequena licença, mas muito em breve deve voltar a escrever para as diversas linhas do World of Darkness. Como Matt acabou se mostrando meu escritor de RPG favorito, espero que suas férias durem pouco (coitado).
Ahhh! WW! Adoro essa sua atitude “mostra e esconde”! hehehehe
Nossa, tá muito foda, apesar de serem só rumores