Tim Burton vai para o MoMA

Todos sabem que Tim Burton se insere no ramo artístico através de suas produções cinematográficas, porém o que nem todo mundo conhece é o restante do lado artista do diretor. Ele também escreve, desenha, fotografa, pinta; e é exatamente pela extensão de seu trabalho que foi possível que tivesse início uma exposição no MoMA dedicada totalmente…


timburtonesqueleto

Todos sabem que Tim Burton se insere no ramo artístico através de suas produções cinematográficas, porém o que nem todo mundo conhece é o restante do lado artista do diretor. Ele também escreve, desenha, fotografa, pinta; e é exatamente pela extensão de seu trabalho que foi possível que tivesse início uma exposição no MoMA dedicada totalmente a ele. Fiquem abaixo com o texto introdutório da exposição:

Este enorme retrospecto da carreira de Tim Burton, que consiste em uma exibição em galeria e na apresentação de uma série de filmes, leva em consideração o trabalho de Burton como diretor, produtor, escritor e criador dos conceitos de seus filmes em live-action e suas animações, junto com seu trabalho como escritor de ficção, fotógrafo e ilustrador. Seguindo a corrente de sua imaginação visual desde o início de sua infância e estendendo-se a seu trabalho maduro, a exibição apresenta a arte gerada durante a concepção e produção de seus filmes, e traz à tona diversos projetos que não foram levados a cabo e peças nunca antes vistas, assim como trabalhos de quando ele era um estudante de arte, seus primeiros filmes não-profissionais e exemplos de seu trabalho como um contador de histórias e artista gráfico para projetos não relacionados a filmes. Os temas antagônicos de sua adolescência e vida adulta, elementos como a sentimentalidade, o cinismo e o humor cercam seus trabalhos em uma variedade de mídias: desenhos, pinturas, cadernos de esboços e cartoons. Inspirando-se em fontes da cultura pop, Burton reinventou a forma de fazer filmes em Hollywood transformando-a em uma experiência espiritual, influenciando toda uma nova geração de novos artistas que trabalha com filmes, vídeo e artes gráficas.

oyster-boySegundo a Variety, “A exposição incluirá mais de 700 peças: pinturas, desenhos, storyboards, maquetes, bonecos e outros trabalhos criados ou projetados graficamente pelo Tim Burton. O MoMA também exibirá um completo retrospecto dos 14 filmes de Burton ao longo do curso da exibição”. O MoMA também irá projetar outros filmes que foram particularmente importantes para a formação do diretor, como Frankenstein (1931), de James Whale, O Escritório do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene, e O Poço e o Pêndulo (1961), de Roger Corman.

Tim Burton, que confessa que na primeira vez que ouviu sobre a exposição achou que fosse uma brincadeira, afirma que “Quando você faz um filme, você se sente, em certo sentido, exposto, e isso [a exposição] faz você se sentir ainda mais exposto”, “Eu sinto que é realmente uma honra, mas também estou um pouco nervoso”.

A enorme exposição terá início no dia 22 de novembro e seguirá até o dia 26 de abril, sendo patrocinada pelo SciFi Channel. Infelizmente para nós, é óbvio que a exposição não sairá de Nova Iorque.


Uma resposta para “Tim Burton vai para o MoMA”

  1. O tim burtom é foda como artista em geral… Você viu o deck de cartas que ele criou recentemente?

    http://www.darkhorse.com/Products/15-934/Tim-Burton-Playing-Cards

Deixe um comentário