Literatura

FLIP: Modos de Olhar, Noite de Sexta

Compartilhe
Compartilhe

flip-tendaDe Hare Krishnas que recusam qualquer leitura não védica a pequenos autores e editores. Na noite da FLIP 2009 só não se encontram os que mais se quer ver. Enquanto as estrelas palestrantes e seu seleto grupo de seguidores habitam um mundo paralelo, uma Torre de Babel toma conta das ruas de Paraty.

Aqui não há apenas diferença de língua, mas de interesses e motivações. Autores já publicados, mas ainda desconhecidos, buscam seu lugar ao sol, panfletando, trajando vestidos com exemplares de seu livro dele escorrendo como penduricalhos. Há, também, quem lance livros na noite de Paraty. Lance? Bem, talvez essa não seja a palavra mais adequada. Bichos grilos anunciam lançamentos caminhando com zines dentro de mochilas, que vendem pelas moedas que você tiver no bolso. Não procuram editoras. Não, não se venderiam ao sistema incapaz de compreender seus poemas que transcendem a interesseira lógica de mercado. Colocam, então, seus chapéus, cultivam suas barbas, grampeiam meia dúzia de folhas, tomam Gabriela e seguem ao vento. Assim como suas vendas.

Gabriela, aliás, é o catalisador do encontro dos vários personagens que circulam pelo Centro Histórico da cidade. Bebida feita de cachaça com cravo e canela e paratiense da gema, digo, da cana. Graças a ela incontáveis debates acontecem. E não tente imaginar, posto que impossível, o que ocorre quando um devoto de Krishna depara-se com um falante fã de Richard Dawkins.

flip-a-noiteEm meio às diferenças, um evento parece ser unanimidade. Em horas o Dinho’s Bar é tomado por transeuntes, alguns editores e escritores, imprensa… Mas o que ocorre, afinal? Lançamento da antologia “Clube da Leitura: Modo de Usar”. Resumidamente, um grupo de leitores que aos poucos se tornaram escritores reuniram-se por dois anos no sebo Baratos da Ribeiro, em Copacabana. Produziram bem mais de cem contos e decidiram publicar vinte e quatro deles com a mesma energia que toma seus encontros, ou seja, festivamente. Para isso, muita animação, DJ Ácaro (Maurício Gouveia, o dono do sebo) e cerveja. Entrada franca. Leitores ansiosos por novidade e pessoas querendo simplesmente curtir a noite passavam lado a lado nesse espaço. Horas mais tarde, terminado o evento, podia-se ouvir o mesmo bar entoando os mais populares funks. Sim, temos poposudas e purpurinadas para dar e vender. A FLIP atrai fanáticos, simpatizantes e nadas-a-ver-com-literatura. Muita gente reunida significa festa e não precisa ser um amante das letras para curtir uma farra. Ao contrário, tem quem reclame que o evento conta com gente cult demais.

Há, ainda, quem confesse ser mais uma adoradora de Chico Buarque. Carolina Oliveira, uma das incontáveis estudantes de jornalismo presentes, confessa que saiu de sua cidade, Macaé, até Paraty, para assistir a palestra do músico-autor, o que não conseguiu. Paciência, Gabriela afoga as mágoas.

André Gremisia veio do Rio Grande do Sul para fazer seu trabalho de conclusão de curso da faculdade de jornalismo e, em meio à entrevista, passou a sabatinar o entrevistador.

Falando-se na Terra dos Pampas, encontra-se até quem tenha se deslocado desde lá para divulgar uma antologia, mas que se rendeu ao poder de Gabriela, o que não a impedia de estender sua mão e entregar, displicentemente, alguns panfletos.

Na noite de sexta-feira não houve palestras, mas as ruas de Paraty ofertaram material para farta produção literária.

Por Renato Amado, participando do lançamento do livro Clube da Leitura: Modo de Usar, Vol. 1, direto da FLIP 2009.

Compartilhe

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasLiteratura

Como Treinar o Seu Dragão e Como Ser um Pirata – Uma jornada hilária e cheia de significado

Na época dos vikings todos os adolescentes deviam demonstrar suas habilidades caçando...

LançamentosLiteratura

“finde mundo”: livro de poesia da dramaturga Lígia Souto reflete sobre finitude, cotidiano e política

Publicada pela editora Patuá, obra marca a estreia literária da atriz, dramaturga...

AgendaLiteratura

‘Intermitências apenas’, da poeta Valéria Grassi, será lançado na Janela Livraria

A obra traz poesias escritas num formato inovador: entre vírgulas e com...

EntrevistasLiteratura

Beija-Flor de Concreto: Andrey Jandson conversa sobre a escrita

Livro combina sensibilidade e realismo mágico para abordar as nuances da condição...

AgendaLiteraturaTeatro

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 5”

Acontece em 21 de novembro, a partir das 19h, o lançamento do...

LançamentosLiteratura

“Futuro do Pretérito”: Lilian Dias perpassa do amor à construção da memória do país

Uma mulher sem memória, Mariana descobre um Brasil fragmentado e contraditório no...

AgendaLiteratura

Escritor brasileiro J. D. Netto é confirmado no VI Encontro Mundial de Literatura Brasileira em Nova York

Nova York vai receber um dos eventos mais aguardados da literatura brasileira...

Literatura

Dia Nacional da Alfabetização: Isa Colli dá dicas de leitura

Em 14 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Alfabetização, uma data...