As séries animadas do Batman de Bruce Timm

Batman_Animated-Series

Em 1992, o desenho animado Batman: The Animated Series (Batman: A Série Animada) mudou o universo do Homem-Morcego para sempre. A dinâmica da série revolucionou as animações da época por apresentar uma técnica de sombra que acabou sendo chamada de “Dark Deco“. Esta técnica deu a cada cena da cidade de Gotham um visual extraordinário, redefinindo a imagem da cidade.

A série ainda renovou personagens clássicos, mudando alguns detalhes de suas origens e captando uma perspectiva única de cada um.  A série incluía praticamente todos os personagens clássicos, incluindo alguns novos, porém a mais significante mudança foi a transformação de Dick Grayson/Robin ao colocá-lo em uma “nova” roupa da década de 90 o que resultou em uma representação muito mais adulta que jamais foi vista do personagem.

Outra mudança significativa foi a transformação da galeria de vilões., desde o popular Coringa até um obscuro Rei Relógio, a série deu a cada um dos vilões uma personalidade única e perfeita, introduzindo novos personagens, como a popular Sra. Harley Quinn, vulgo Arlequina. Como ela surgiu no seriado ainda no sétimo episódio, Harley rapidamente roubou a cena de grandes personagens femininas como a Mulher-Gato e Hera Venenosa.

batman_animatedNo outono de 1995, os 5 últimos episódios foram ao ar e assim as cortinas se fecharam para a série animada do Cruzado Encapuzado.

Felizmente após um longo hiato, Batman retorna muito mais interessante do que nunca, quando a Warner resolve criar crossover entre as séries animadas do Superman e Batman. A nova série (continuação da série antiga), mostra Batman ao lado de Asa Noturna, Robin e Batgirl na batalha contra os super vilões de Gotham.

Quando vimos Robin pela última vez, ele e Batman lutavam incansavelmente pela justiça nos becos de Gotham. Nesta nova série, as coisas mudaram um pouco: Dick Grayson não é mais o Menino-Prodígio. Na verdade, Dick já é graduado na faculdade e acabou de retornar de uma viagem ao redor do mundo, muito parecida com a que Bruce Wayne fez anos atrás. Quando chegou à cidade Grayson considerou muito seu retorno como Robin, e por ver que já era hora de seguir seu próprio caminho, assumiu a identidade de Asa Noturna.

Porém Batman sempre precisará de um Robin, e Tim Drake se torna o novo Menino-Prodígio quando Bruce Wayne o adota. O verdadeiro pai de Tim era um pequeno ladrão que roubou dinheiro do vilão Duas-Caras e deixou a cidade. Quando Tim se vê no meio de uma guerra de seu verdadeiro pai contra Duas-Caras (chegando ao ponto do vilão quase matar Tim), Batman entra em ação e salva o menino. Sabendo o quanto é duro crescer sem pais, Batman coloca Tim sob sua proteção e assim nasce o novo Robin.

Na nova série, vimos também muito mais da Batgirl, que passou a ser um membro regular da equipe do Batman. Assim como Grayson, Bárbara Gordon se formou recentemente na faculdade e leva uma vida dupla. De manhã ela é a filha do Comissário de Polícia e a noite ela é Batgirl, lutando contra a escória de Gotham. Quando Dick deixou Gotham, Batman ocasionalmente convidava Batgirl para auxiliá-lo em alguns casos, dando a ela pleno acesso a Bat-Caverna e a toda sua tecnologia. Juntos, todos esse heróis dedicam suas vidas em eliminar todo o crime da cidade de Gotham, arriscando suas vidas em busca de justiça.

A série foi produzida pela Warner Bros. Television Animation, sob a responsabilidade da equipe criativa de Alan Burnett, Paul Dini e Bruce Timm, que posteriormente iriam lançar também o desenho da Liga da Justiça.

Batman-Dark-Knight-beyond

Com o sucesso dos novos episódios da série animada do Batman, a Warner decidiu arriscar em mostrar como seria o herói no futuro. A Warner fez um trabalho tão bem feito com o desenho que até hoje em dia Terry McGuiness é lembrado como o Batman do Futuro (Batman Beyond).

Na animação, temos Bruce Wayne já ‘nos seus muitos anos de vida’ tendo que passar o bastão para alguém mais novo, assim um novo Batman – com ritmo e estilo totalmente novos – surge em uma Gotham muito mais sombria e perigosa que a de outrora. Batman do Futuro, foi a última série feita por Bruce Timm e equipe para o Batman, e até hoje em dia não há nenhuma série que consiga chegar aos pés do trabalho competente que o artista fez.

Seu estilo, seu traço e toda a filosofia que criou ao redor do personagem são usados e copiados até hoje ao se fazer uma história do Homem Morcego. E, ao comemorar os 70 anos do Batman, Bruce Timm merece muito mais do que um destaque.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
G.I Joe – A Origem de Cobra

G.I Joe – A Origem de Cobra

Vou começar está crítica entregando logo o ouro, G

Prox
Os Milhões do Coringa

Os Milhões do Coringa

Os Milhões do Coringa é uma das histórias mais clássicas do vilão mais famoso

Sugestões para você: