Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Os Milhões do Coringa

Detective_Comics_180_Jokers_Millions_coverOs Milhões do Coringa é uma das histórias mais clássicas do vilão mais famoso dos quadrinhos americanos. Publicada em Detective Comics #180, no ano de 1952, ela viaja no surrealismo das histórias da época e coloca nosso herói em situações cruciais contra seu nêmesis. Os roteiros são de David Verne, com arte de Dick Sprang.

Plot da História

No funeral do “Rei” Barlowe, um criminoso rival do Coringa, o Palhaço surpreende-se ao saber que herdou tudo que Barlowe tinha. Com esta nova aquisição, o Coringa passa a ter uma vida de luxos e aposenta-se do mundo do crime, torrando toda essa grana livremente, sem ver o seu fim – até descobrir que metade da fortuna era um chiste de Barlowe e não existia, na verdade. Recebendo uma visita do Imposto de Renda, ele é obrigado a pagar seus impostos por tudo que tem.

O Coringa se vê obrigado a fugir e passa a cometer crimes novamente, mas sem suas marcas registradas, para que não se torne suspeito. De qualquer forma, é inevitável que ele acabe chamando a atenção de Batman e Robin, que pretendem provar que o vilão é responsável pelos crimes recentes.

Quando o Coringa pretende um ataque á Ópera de Gotham disfarçado, Batman é capaz de perceber que o vilão está por trás disso ao saber que todos os ingressos para “Pagliacci” foram queimados. Uma dedução similar acontece quando o Coringa tenta roubar o Zoológico de Gotham. O Batman se fecha na jaula dos morcegos para que parece uma performance do Coringa. Este, então, ao querer satisfazer seu ego, confessa a um de seus capangas que havia assaltado o zoológico apenas para humilhar o Batman. Entretanto, esta pessoa era o próprio herói disfarçado, e com a gravação da confissão do Coringa, ele acaba prendendo o Palhaço.

Publicação

Além da publicação original, ela só teve uma reimpressão até hoje, no encadernado Batman: The Complete History, de 1999 (quase 50 anos depois de sua criação original). Aqui no Brasil não há registros dela.

batman-the-complete-history

Nos desenhos animados

O episódio foi adaptado para o desenho As Novas Aventuras do Batman, segunda fase de animações produzidas por Bruce Timm e Paul Dini, passando nos EUA em fevereiro de 1998. Aqui, “Rei” Barlowe morre e deixa uma herança falsa para o Coringa, que tenta aproveitar isso para limpar seu histórico criminoso. Ele deixa Arlequina e passa a procurar uma nova parceira, enquanto esta acaba aprisionada e pretende se vingar de seu injusto namorado, que está prestes a enfrentar sérios problemas, pois sua fortuna é falsa.

Este episódio foi exibido no Brasil, e acaba de ser lançado aqui no box Batman – A Série Animada Volume 4, que já está à venda nas lojas especializadas do país.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

As séries animadas do Batman de Bruce Timm

Próxima publicação

Novo pôster de Sherlock Holmes

Comentários 6
  1. Os Milhões do Coringa foi publicado em uma coletânea em formatinho no Brasil de estórias antigas. A capa era preta, e, se não me engano, tinha o rosto do Coringa. Desta revista, eu ainda me lembro da estória em que o Coringa planeja os Crimes dos 4 Elementos e a estória em que elevila o Editor de um jornal e o Batman vira o boy. Eu até tentei achar aqui a revista, para dizer qual a editora e o ano de publicação, mas não está na minha pilha de “revistas do Batman”, então deve estar perdida na imensa e inacessível pilha de “revistas antigas”. Pena não poder dar mais informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

O Batman ateu do Tom King

Neste programinha você descobre tudo sobre Dias Frios, arco de histórias do Batman que está nas bancas! Tom King…