O Festival do Rio de 2009, será realizado entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro, pelo CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente e o GRUPO ESTAÇÃO.
Durante 15 dias o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio vai apresentar mais de 300 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 40 locais, distribuídos entre cinemas e praças da cidade.
O público vai poder conferir os filmes mais esperados, descobrir raridades, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial. A atriz Jeanne Moreau – convidada de honra para o Ano da França no Brasil -, o cultuado e mais que aguardado diretor Quentin Tarantino, o premiado diretor argentino Juan José Campanella e uma das precursoras da Nouvelle Vague, a cineasta Agnes Varda já confirmaram presença.
São mais de 300 filmes divididos por 20 mostras, que vão desde os premiados e inéditos de diretores consagrados, como Abraços Partidos, de Pedro Almodovar, Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee – filme de abertura do Festival do Rio; Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino – sessão de encerramento, The White Ribbon, de Michael Haneke, Bright Star, de Jane Campion, passando por apostas, como Fais-mo plaisir, de Emmanuel Mouret, Eu matei Minha Mãe, de Xavier Dolan, A Pequenina, de Tizza Covi e Rainer Frimmel, e muitas outras pérolas cinematográficas que dificilmente serão exibidas de novo no Brasil. (abaixo, alguns títulos)
As já tradicionais mostras Panorama, Expectativa 2009, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Gay, Fronteiras, Dox, Geração (que comemora 10 anos!) se juntam a seções especiais deste ano: a Meio Ambiente, com 8 filmes voltados para os temas ecológicos e sociais; a O Brasil do Outro, um olhar diferente do nosso país, visto pela ótica estrangeira ou vista de fora, e Imagens da Turquia, com 6 longas da mais nova safra do cinema turco – uma cinematografia que vem se destacando nos grandes festivais do mundo.
Acompanhando as comemorações do Ano da França no Brasil, o Festival coloca em foco o cinema francês, com 4 mostras: a Homenagem a ARTE, dedicada a um dos maiores canais de televisão da França, com enorme impacto sobre a produção também de cinema; uma mostra especial dos filmes pouco vistos da atriz Isabelle Huppert; uma comemoração dos 50 anos do herói gaulês Asterix, o mais francês dos heróis e uma homenagem à atriz Jeanne Moreau, a grande dama do cinema mundial, que vem ao Rio especialmente para o Festival dentro das comemorações da França este ano.
Com o objetivo de espalhar cinema por toda a cidade, o Festival em 2009 aumenta sua extensão para novos públicos. Diversas praças e locais alternativos de exibição farão parte do circuito oficial do evento. Na programação, campeões de bilheteria dos últimos tempos.
O Festival ainda, pelo quarto ano abre espaço para os filmes realizados por celular na Pocket Films e em parceria com o CPCB, exibe o clássico A HORA DA ESTRELA, de Suzana Amaral, em cópia totalmente restaurada, com sessão de gala no Odeon Petrobras.
A Cinelândia será o ponto de encontro do público com os convidados internacionais e com o cinema nacional. As sessões de gala e popular da Première Brasil acontecem nos cinemas Odeon Petrobras e no Centro Cultural da Justiça Federal.
O Pavilhão do Festival (localizado no Galpão de Cultura e Cidadania) será a sede do RioMarket, Cine Encontro e de um novo espaço, especialmente dedicado aos jogos de cinema:
O RioMarket 2009, – área de negócios do Festival do Rio, voltada para profissionais do audiovisual; apresenta workshops com profissionais renomados da indústria: Christopher Newman, vencedor de 3 Oscars e editor de som de filmes como O Poderoso Chefão, O Exorcista e O Paciente Inglês; Marc Norman, conceituado roteirista de Shakespeare Apaixonado; Carlos Saldanha, diretor de A Era do Gelo 2 e 3; com a produtora Lori Forte e Vanessa Morrison, Presidente da Fox Animation. As inscrições para os workshops (Roteiro; Projetos de Animação; Work Flow de um Projeto 3D; Som Direto e Capacitação em Filmes de Micrometragem) são feitas através do: www.riomarket.com.br
O Cine Encontro é aberto ao público e tem como objetivo colocar o espectador em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.
Novidade do Pavilhão será o espaço criado para o público conhecer e brincar com os jogos de cinema – filmes que viraram jogos e jogos que viraram filmes, ultrapassando as telas do cinema para as mais diversas telas móveis. Os jogos estarão disponíveis em diferentes plataformas e consoles: Wii, X-Box, PSP, Playstation 3, PSP e Computadores. A programação é aberta ao público das 10:00 as 17:000hs Dentre os grandes títulos teremos já confirmados, os visitantes poderão jogar: JAMES BOND 007 QUANTUM – X360 / CRONICAS DE SPIDERWICK – PC / DISNEYS HIGHSCHOOL MUSICAL – WII / BEOWULF – X360 / INDIANA JONES – PS2
Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.
Acervo parcial do Festival do Rio de 2009. A lista completa no site do Festival do Rio a partir de quinta, 17 de setembro, no site do Festival do Rio.
PREMIÈRE BRASIL – A mais concorrida e prestigiada do Festival do Rio tem suas sessões de gala e popular no Odeon Petrobras. Única mostra competitiva do Festival, onde os filmes concorrem ao Trofeu Redentor. A relação dos filmes já foram divulgados anteriormente. A lista completa está disponível no site .
Mostra PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL – Filmes de diretores consagrados, filmes premiados e exibidos nos principais festivais do mundo; alguns títulos:
– London River (London River / London River), de Rachid Bouchareb (França)
– Corações em Conflito (Mammut / Mammoth), de Lukas Moodysson (Suécia)
– Ricky (Ricky / Ricky), de François Ozon (França)
– Doce perfume (Tatarak / Sweet Rush), de Andrzej Wajda (Polônia)
– It Might Get Loud (It Might Get Loud / It Might Get Loud), de Davis Guggenheim (Estados Unidos)
– Singularidades de uma rapariga loura (Singularidades de uma rapariga loura / Eccentricities of a blond hair girl), de Manoel de Oliveira (Portugal)
– Barba Azul (Barbe Bleue / Bluebeard), de Catherine Breillat (França)
– A Doutrina de Choque (The Shock Doctrine / The Shock Doctrine), de Michael Winterbottom, Mat Whitecross (Reino Unido)
– The White Ribbon (Das weiße Band / The White Ribbon), de Michael Haneke (Alemanha)
– A casa Nucingen (La Maison Nucingen / Nucingen House), de Raoul Ruiz (França)
– 35 Doses de Rum (35 Rhums / 35 Shots of Rum), de Claire Denis (França)
– O maravilhoso mundo da lavanderia (Die Wundersame Welt der Waschkraft / The Wondrous World of Laundry), de Hans-Christian Schmid (Alemanha)
– Mother (Madeo / Mother), de Bong Joon-ho (Coréia do Sul)
– Amália (Amália / Amália), de Carlos Coelho da Silva (Portugal)
– As praias de Agnes (Les Plages d’Agnès / The Beaches of Agnès), de Agnès Varda (França)
– Maradona (Maradona by Kusturica / Maradona by Kusturica), de Emir Kusturica (Espanha)
– Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds / Inglourious Basterds), de Quentin Tarantino (Estados Unidos)
– Abraços partidos (Los Abrazos Rotos / Broken Embraces), de Pedro Almodóvar (Espanha)
– Distante Nós Vamos (Away We Go / Away We Go), de Sam Mendes (Estados Unidos)
– Coco antes de Chanel (Coco avant Chanel / Coco Before Chanel), de Anne Fontaine (França)
– (500) Dias com ela ((500) Days of Summer / (500) Days of Summer), de Marc Webb (Estados Unidos)
– Fais-moi Plaisir (Fais-moi Plaisir! / Please, please me!), de Emmanuel Mouret (França)
– Les Herbes Folles (Les Herbes Folles / Wild Grass), de Alain Resnais (França)
– Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock / Taking Woodstock), de Ang Lee (Estados Unidos)
– Brilho de Uma Paixão (Bright Star / Bright Star), de Jane Campion (Reino Unido)
– A batalha dos 3 reinos (Chi Bi / The Battle of Red Cliff), de John Woo (China)
– O Desinformante! (The informant! / The informant!), de Steven Soderbergh (Estados Unidos)
– Nova York, Eu Te Amo (New York, I Love You / New York, I Love You), de Mira Nair, Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shekhar Kapur, Shunji Iwai, Joshua Marston, Natalie Portman, Brett Ratner, Wen Jiang, Randall Balsmeyer (França)
– Viagem aos Pireneus (Le Voyage aux Pyrénées / Le Voyage aux Pyrénées), de Jean-Marie, Arnaud Larrieu (França)
– Julie & Julia (Julie & Julia / Julie & Julia), de Nora Ephron (Estados Unidos)
– Parada (Parada / Parada), de Marco Pontecorvo (Itália)
– Che 2 – A Guerrilha (Che: Part Two / Che: Part Two), de Steven Soderbergh (Espanha)
– Mais tarde, você vai entender… (Plus tard, tu comprendras… / One Day, You Will Understand ), de Amos Gitaï (França)
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Mostra EXPECTATIVA 2009 – As grandes apostas do cinema contemporâneo, filmes de diretores que despontam no circuito internacional; Alguns títulos:
– Só quero caminhar (Sólo Quiero Caminar / Just Walking), de Augustín Díaz Yanes (México)
– DongBei, DongBei – uma chinesa do norte (Dongbei, Dongbei / A North Chinese Girl), de Zou Peng (China)
– Tandoori Love – um romance à indiana (Tandoori Love / Tandoori Love), de Oliver Paulus (Suíça)
– Seraphine (Séraphine / Seraphine), de Martin Provost (França)
– A terceira parte do mundo (La Troisième partie du monde / The Third Part of the World), de Eric Forestier (França)
– Porco cego quer voar (Babi buta yang ingin terbang / Blind pig who wants to fly), de Edwin (Indonésia)
– Aguas turvas (De Usynlige / Troubled Water), de Erik Poppe (Noruega)
– O poder do soul (Soul Power / Soul Power), de Jeffrey Levy-Hinte (Estados Unidos)
– Piquenique (Pescuit Sportiv / Hooked), de Adrian Sitaru (Romênia)
– Yang Yang (Yang Yang / Yang Yang), de Cheng Yu-Chieh (China)
– A Pequenina (La Pivellina / La Pivellina), de Tizza Covi, Rainer Frimmel (Áustria)
– Retorno a Hansala (Retorno a Hansala / Return to Hansala), de Chus Gutierrez (Espanha)
– Nada pessoal (Rien de Personnel / Nothing Personal), de Mathias Gokalp (França)
– Uma vida nova em folha (Une Vie Toute Neuve / A Brand New Life), de Ounie Lecomte (França)
– Eu matei a minha mãe (J’ai tué ma mère / I Killed My Mother), de Xavier Dolan (Canadá)
– Jaffa (Jaffa / Jaffa), de Keren Yedaya (França)
– O dia da transa (Humpday / Humpday), de Lynn Shelton (Estados Unidos)
– Ramata (Ramata / Ramata), de Léandre-Alain Baker (Senegal)
– O pai dos meus filhos (Le père de mes enfants / Father of my children), de Mia Hansen-Love (Alemanha)
– Coco (Coco / Coco), de Gad Elmaleh (França)
– A Siciliana rebelde (La Siciliana Ribelle / The Sicilian Girl), de Marco Amenta (Itália)
– 27 Cenas sobre Jorgen Leth (27 Cenas sobre Jorgen Leth / 27 Scenes About Jorgen Leth), de Amir Labaki (Brasil)***
Mostra O BRASIL DO OUTRO:
– Rio Breaks (Rio Breaks / Rio Breaks), de Justin Mitchell (Estados Unidos)
– Sergio (Sergio / Sergio), de Greg Barker (Estados Unidos)
– Só quando eu danço (Only When I Dance / Only When I Dance), de Beadie Finzi (Reino Unido)
– O Areal (O Areal / The Sandpit), de Sebastian Sepulveda (Chile)
– Dançando com o diabo (Dancing with the Devil / Dancing with the Devil), de Jon Blair (Reino Unido)
– I Am Happy (I am Happy / I am Happy), de Soraya Umewaka (Japão)
– Parajuru (Une semaine a Parajuru / A Week in Parajuru), de José Huerta (Brasil)
– Os Gracies e o Nascimento do Vale Tudo (The Gracies and the Birth of Vale Tudo ), de Victor Cesar Bota (Brasil)
– Trópico da Saudade, Claude Lévi-Strauss e a Amazônia (Claude Lévi-Strauss, auprès de l’Amazonie / Claude Lévi-Strauss, auprès de l’Amazonie), de Marcelo Fortaleza Flores (França)
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Mostra GERAÇÃO
– Quem tem medo do lobo? (Kdopak by se vlka Bál), de Maria Procházková (República Tcheca)
– Eu sei que você sabe (I Know You Know / I Know You Know), de Justin Kerrigan (Reino Unido)
– O lar das borboletas escuras (Tummien Perhosten Koti), de Dome Karukoski (Finlândia)
– Cadê meu irmão? (Mein Bruder ist ein Hund / My brother is a dog), de Peter Timm (Alemanha)
– Somos Todos Diferentes (Taare Zameen Par / Stars on Earth), de Aamir Khan (Índia)
– Valo (Valo / Valo), de Kaija Juurikkala (Finlândia)
– As aventuras de Gui & Estopa (The Adventures of Gui & Estopa), de Mariana Caltabiano (Brasil)
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Mostra PREMIÈRE LATINA – as mais recentes produções do cinema latino. Alguns títulos:
– A próxima estação (La próxima estación / La próxima estación), de Fernando E. Solanas (Argentina)
– O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos / The Secret in Their Eyes), de Juan José Campanella (Argentina
– Cinco dias sem Nora (Cinco Días sin Nora / Norah’s Will), de Mariana Chenillo (México)
– Deuses (Dioses / Gods), de Josue Mendez (Peru)
– A criada (La Nana / The Maid), de Sebastian Silva (Chile)
– Histórias extraordinárias (Historias extraordinarias / Extraordinary Stories), de Mariano Llinás (Argentina)
– Arranca-me a Vida (Arráncame la vida / Tear This Heart Out), de Roberto Sneider (México)
– Um Namorado para Minha Esposa (Un Novio Para Mi Mujer / A boyfriend for my wife), de Juan Taratuto (Argentina)
– As viagens do vento (Los Viajes del Viento / The Wind Journeys), de Ciro Guerra (Colômbia)
– Navidad (Navidad / Christmas), de Sebastian Lelio (Chile)
– Chuva (Lluvia / Rain), de Paula Hérnandez (Argentina)
– Luisa (Luisa / Luisa), de Gonzalo Calzada (Argentina)
– A beleza da luta (Lo Bello de la Pelea / Beauty of the Fight), de JOHN URBANO (Estados Unidos da América)
– O presente de Pachamama (El Regalo de la Pachamama / Pachamama), de Toshifumi Matsushita (Japão)
– Boogie (Boogie, el aceitoso / Boogie), de Gustavo Cova (Argentina) (animação)
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Especial ISABELLE HUPPERT:
– A comédia do poder (L’ivresse du pouvoir / Comedy of Power), de Claude Chabrol (França)
– 8 Mulheres (8 femmes / 8 Women), de François Ozon (França)
– Um amor tão fácil (La Dentellière / The Lacemaker), de Claude Goretta (França)
– Mulheres diabólicas (La Cérémonie / A Judgement in Stone), de Claude Chabrol (França)
– A Separação (La Séparation / The Separation), de Christian Vincent (França)
– Entre nós (Coup de foudre / At First Sight), de Diane Kurys (França)
– A Lei de quem tem poder (Coup de torchon / Clean Slate), de Bertrand Tavernier (França)***
IMAGENS DA TURQUIA
– Mommo (Mommo / The Bogeyman), de Atalay Tasdiken (Turquia)
– O mercado (Pazar – Bir ticaret masali / The Market), de Ben Hopkins (Turquia)
– A caixa de Pandora (Pandora‘nın Kutusu / Pandora’s Box), de Yesim Ustaoglu (Turquia)
– Leite (Süt / Milk), de Semih Kaplano lu
(Turquia)
– Meu raio de sol (Hayat Va / My only Sunshine), de Reha Erdem (Turquia)
– 10 para as 11 (11’ e 10 Kala / 10 to 11), de Pelin Esmer (Turquia)
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MUNDO GAY – filmes premiados, exibidos em diversos festivais do mundo e que dificilmente serão exibidos comercialmente por aqui;
– Ander (Ander / Ander), de Roberto Castón (Espanha)
– O fim do amor (The End of Love / The End of Love), de Simon Chung (Hong Kong)
– An Englishman in New York (An Englishman in New York), de Richard Laxton (Reino Unido)
– Árvores com figos (Fig Trees / Fig Trees), de John Greyson (Canadá)
– Fantasma (Ghosted / Ghosted), de Monika Treut (Alemanha)
– Os Tempos de Harvey Milk (The Times of Harvey Milk / The Times of Harvey Milk), de Rob Epstein (Estados Unidos)
– Sinos silenciosos (Wu Sheng Feng Ling / Soundless Wind Chime), de Kit Hung (Suíça)
– Morrer como um homem (Morrer como um homem / To Die Like a Man), de João Pedro Rodrigues (Portugal)
– Fúria (Outrage / Outrage), de Kirby Dick (Estados Unidos)
– Boy (Boy / Boy), de Auraeus Solito (Filipinas)
– Homens (Homens / Men), de Lucia Caus e Bertrand Lira (Brasil)
– Depois de Tudo (Depois de Tudo / After everything), de Rafael Saar (Brasil)
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MIDNIGHT MOVIES A mais cult das mostras, um canto de bizarrices e transgressões com os melhores filmes experimentais:
– Human Zoo (Human Zoo / Human Zoo), de Rie Rasmussen (França)
– Os Yes Men consertam o mundo ( The Yes Men Fix the World), de Andy Bichlbaum , Mike Bonanno, Kurt Engfehr (Estados Unidos)
– Sede de Sangue (Bak-Jwi / Thirst), de Park Chan-wook (Coréia do Sul)
– Vogue – a edição de setembro (The September Issue), de R.J. Cutler (Estados Unidos)
– Big River Man (Big River Man / Big River Man), de John Maringouin (Estados Unidos)
– Black Dynamite (Black Dynamite / Black Dynamite), de Scott Sanders (Estados Unidos)
– Uma moda transgressora (Ein Traum In Erdbeerfolie / Comrade Couture), de Marco Wilms (Alemanha)
– O clone volta para casa (Kuron wa kokyo wo mezasu / The Clone Returns Home), de Kanji Nakajima (Japão)
– Tyson (Tyson / Tyson), de James Toback (Estados Unidos)
– Hair India (Hair India / Hair India), de Raffaele Brunetti, Marco Leopardi (Itália)
– A Town Called Panic (Panique au Village / A Town Called Panic), de Stéphane Aubier, Vincent Patar (Bélgica)
– Amargo (Amer / Amer), de Hélène Cattet, Bruno Forzani (Bélgica)
– Em Busca do Paraíso (Heaven wants out / Heaven wants out), de Robert Feinberg (Estados Unidos)
– Além do jogo (Beyond the Game / Beyond the Game), de Jos de Putter (Holanda)
– O rei da fuga (Le roi de l’evasion / The King of Escape), de Alain Guiraudie (França)
– American Boy: o retrato de Steven Prince (American Boy: A Profile of Steven Prince), de Martin Scorsese (Estados Unidos)
– American Prince (American Prince / American Prince), de Tommy Pallotta (Estados Unidos)
– A Gruta (A Gruta / The Grotto), de Filipe Gontijo (Brasil)
– When you’re strange (When you’re strange / When you’re strange), de Tom DiCillo (Estados Unidos)
– Matadores de Vampiras Lésbicas (Lesbian Vampire Killers / Lesbian Vampire Killers), de Phil Claydon (Reino Unido)
– The Chaser (Choo Gyeok Ja / The Chaser), de Hong-jin Na (Coréia do Sul)
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MOSTRAS DOX e FRONTEIRAS – documentários internacionais, gênero que se estabeleceu como uma das mais vigorosas vertentes do novo milênio.
mostra DOX
– 211: Anna (211: Anna / 211: Anna), de Giovanna Massimetti, Paolo Serbandini (Itália)
– Teto de vidro (The Glass House / The Glass House), de Hamid Rahmanian (Irã)
– Nollywood Babilônia (Nollywood Babylon / Nollywood Babylon), de Ben Addelman, Samir Mallal (Canadá)
– Os sonhos sobrevivem ao poder? (Le Pouvoir détruit-il le rêve? / Behind the Rainbow), de Jihan El-Tahri (Egito)
– Amor, sexo e mobilete (Amour, sexe et mobylette / Love, sex and mopeds), de Maria Silvia Bazzoli, Christian Lelong (França)
– A China continua distante (China is still Far / China is still Far), de Malek Bensmail (França)
– Rip: um manifesto remixado (Rip: A remix manifesto / Rip: A remix manifesto), de Brett Gaylor (Canadá)
– American Casino (American Casino / American Casino), de Leslie Cockburn (Estados Unidos da América)
– Teatro de guerra (Theater of War / Theater of War), de John Walter (Estados Unidos)
– O cerco neoliberal (L’Encerclement – La démocratie dans les rets du néolibéralisme / Encirclement – Neo-Liberalism Ensnares Democracy), de Richard Brouillette (Canadá)
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mostra FRONTEIRAS
– Por um instante, a liberdade (Pour un instant, la liberte / For the moment, freedom), de Arash T. Riahi (França)
– Rachel (Rachel / Rachel), de Simone Bitton (França)
– A madrugada do mundo (L’aube du monde / Dawn of the World), de Abbas Fahdel (França)
– Teza (Teza / Teza), de Haile Gerima (Etiópia)
– A Batalha para o Tribunal (The Reckoning / The Reckoning ), de Pamela Yates (Estados Unidos)
– Fixer: o sequestro de Ajmal Naqshbandi (Fixer: The Taking of Ajmal Naqshbandi / Fixer: The Taking of Ajmal Naqshbandi), de Ian Olds (Estados Unidos)
– Lentes abertas: Iraque (Our emotions take the pictures: Open Shutters Iraq / Our emotions take the pictures: Open Shutters Iraq), de Maysoon Pachachi (Reino Unido)
– O menino e o cavalo (The Horse Boy / The Horse Boy), de Michel Orion Scott (Estados Unidos)
– Sussurros ao vento (Sirta la gal ba / Whisper with the Wind), de Shahram Alidi (Iraque)
– O Fogo sob a neve (Fire Under the Snow / Fire Under the Snow), de Makoto Sasa (Estados Unidos)
– Estado de emergência (Living in Emergency / Living in Emergency), de Mark N. Hopkins (Estados Unidos)
– Playground (Playground / Playground), de Libby Spears (Estados Unidos)
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mostra MEIO AMBIENTE
– Pelo amor à água (Flow: For Love of Water / Flow: For Love of Water), de Irena Salina (Estados Unidos)
– Nossos filhos nos acusarão (Nos enfants nous accuseront / That should not be: our children will accuse us), de Jean Paul Jaud (França)
– Petróleo bruto (Crude / Crude), de Joe Berlinger (Estados Unidos)
– Vamos ganhar dinheiro (Let’s Make Money / Let’s Make Money), de Erwin Wagenhofer (Áustria)
– No Impact Man (No Impact Man / No Impact Man), de Laura Gabbert, Justin Schein (Estados Unidos)
– Plastic Planet (Plastic Planet / Plastic Planet), de Werner Boote (Áustria)
– Katanga Business (Katanga Business / Katanga Business), de Thierry Michel (França)
– Roleta da fortuna (Good Fortune / Good Fortune), de Landon Van Soest (Estados Unidos)
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MOSTRA GERAÇÃO – uma seleção programada para crianças, jovens e professores. A mostra oferece oficinas de produção, realiza o Vídeo Forum, programa em que são apresentados trabalhos audivisuais totalmente feitos por crianças e adolescentes e, apresenta filmes de diversas partes do mundo. Este ano completa 10 anos e exibe filmes que se destacaram em sua programação:
– Quem tem medo do lobo? (Kdopak by se vlka Bál / Who is Afraid of the Wolf), de Maria Procházková (República Tcheca)
– Eu sei que você sabe (I Know You Know / I Know You Know), de Justin Kerrigan (Reino Unido)
– O lar das borboletas escuras (Tummien Perhosten Koti / The Home of Dark Butterflies), de Dome Karukoski (Finlândia)
– Cadê meu irmão? (Mein Bruder ist ein Hund / My brother is a dog), de Peter Timm (Alemanha)
– Somos Todos Diferentes (Taare Zameen Par / Stars on Earth), de Aamir Khan (Índia)
– Valo (Valo / Valo), de Kaija Juurikkala (Finlândia)
– As aventuras de Gui & Estopa (As aventuras de Gui & Estopa / The Adventures of Gui & Estopa), de Mariana Caltabiano (Brasil)
Caros, agora queria tentar assistir a diversos filmes que perdí durante o festival 2009. Existe algum site , loja , endereço , contato para que eu possa ter acesso aos filmes ? Queria poder comprar , mesmo que um piratão.
obrigado,
Mário.
Oi Mário, muitos dos filmes lançado no Festival do Rio acabam sendo lançados no Brasil algum tempo depois (tanto nos cinemas quanto em DVD). Neste momento pelo menos deve ter uns 5 filmes no circuito comercial.
Agora, se quiser comprar os filmes mais difíceis, provavelmente você só vai encontrar na Amazon.com com aúdio/legendas em inglês. Abraços