AcervoCríticasMúsicaShows

Kiss agita Curitiba com sua End Of The Road Tour

Depois de quase meio século de estrada, os norte-americanos do Kiss anunciaram, no ano de 2019, o início de sua turnê de despedida, intitulada End of the Road Tour. Os shows do Brasil, previstos para o primeiro semestre de 2020, foram adiados durante meses em razão das restrições relativas ao Covid-19, e acabaram transferidos para este mês de abril. Na última quinta-feira, dia 28, o grupo se apresentou em Curitiba, dando prosseguimento ao conjunto de concertos realizados em outros países latino-americanos, como o Chile e a Argentina.

Despedidas costumam ser momentos tristes, mas isso definitivamente não vale para um show do Kiss, nem mesmo na hora do suposto adeus. Na capital paranaense, cerca de 20 mil pessoas foram agitadas pela banda, que ofereceu 23 de seus clássicos em aproximadamente 2 horas de performance, realizada na Pedreira Paulo Leminski, conhecido espaço de espetáculos da cidade. Lágrimas, se rolaram, foram de emoção e alegria, e não de tristeza.

No palco, os membros fundadores Gene Simmons e Paul Stanley estavam confortáveis e contentes em performar suas canções. Conversaram com o público, tiveram seus já conhecidos momentos de brilho individual e saíram seguros de ter entregado um bom show. Eric Singer e Tommy Thayer, membros já não tão recentes do Kiss, garantiram a execução fiel das músicas, ambos também possuindo seus instantes com a plateia, como os solos de bateria e guitarra carregados de pirotecnia.

A multidão de expectadores era formada pelos mais diferentes “tipos”: pessoas com rostos pintados e fantasiadas como os membros do grupo, jovens, adultas e crianças – em alguns casos famílias inteiras – todas encantadas e reativas a cada nova explosão de fogos de artifício, labaredas, sangue cênico e fumaça. Do lado de fora, antes e depois do show, ambulantes vendiam de tudo: camisetas, bandanas, copos, faixas, placas de carro personalizadas, broches e até mesmo serviços de maquiagem, nada assim tão exótico para quem conhece a longa lista de produções extra musicais do Kiss.

Músicas de diferentes épocas da banda fizeram parte do repertório, embora a produção setentista tenha recebido especial atenção. Canções como ‘Deuce’, ‘Black Diamond’, ‘Cold Gin’, ‘100,000 Years’, ‘Detroit Rock City’ e ‘Love Gun’, frutos do período maquiado, contrastaram com faixas como ‘I Love It Loud’, ‘War Machine’, ‘Lick It Up’,‘Heavens On Fire’ e ‘Tears Are Falling’, pertencentes ao momento em que o Kiss iniciou sua mudança de sonoridade rumo aos anos 1980.

Foto: Caio Duran

A mensagem aqui é mais do que clara: embora não neguem os hits produzidos na fase sem maquiagem, o Kiss quer sair de cena sendo lembrado como a banda que surgiu na década de 1970 fazendo uma mistura bastante específica que até então ninguém tinha feito.

Peça de teatro milimetricamente ensaiada, os pequenos atos que compõem um show do Kiss se repetem há muito tempo, ano após ano, nos mais diferentes países. A princípio, pode-se questionar como uma banda que faz a “mesma coisa” há tantos anos segue atraindo pessoas a seus concertos. Melhor pensando, e invertendo a questão, faz mais sentido indagar os fãs, que, mesmo conhecendo o espetáculo de trás para frente, continuam indo às exibições, pedindo e cantando as mesmas composições, se emocionando nos mesmos versos e declarando sempre o mesmo amor aos mascarados de Nova Iorque.

Além de Curitiba, o Kiss tocou em Porto Alegre no dia 26 de abril, se apresenta hoje em São Paulo, dia 30, e passa ainda por Ribeirão Preto no feriado de 1 º de maio.

Setlist


  1. Detroit Rock City


  2. Shout It Out Loud


  3. Deuce


  4. War Machine


  5. Heaven’s on Fire


  6. I Love It Loud


  7. Say Yeah


  8. Cold Gin


  9. Guitar Solo


  10. Lick It Up

    (“Won’t Get Fooled Again” interlude)


  11. Calling Dr. Love


  12. Tears Are Falling


  13. Psycho Circus


  14. Drum Solo


  15. 100,000 Years

    (Parcial)


  16. Bass Solo


  17. God of Thunder


  18. Love Gun


  19. I Was Made for Lovin’ You

    (Paul no palco B na maior parte da música)


  20. Black Diamond

 Bis:

 21. Beth

 (Eric no piano)

  23. Rock and Roll All Nite

  22. Do You Love Me

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado e solar

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

CríticasSéries

Segunda temporada de “Treta” fica aquém do brilhantismo da primeira

Você sabe o que é uma série de antologia? É aquela série...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

AstrosMúsica

BTS além do K-pop: uma jornada com raízes no hip-hop

Série explora a trajetória do grupo sul-coreano como uma Jornada do Herói,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

MúsicaNotícias

Ritchie Blackmore confirma reunião histórica com o Deep Purple após 30 anos

O lendário guitarrista revelou durante uma transmissão ao vivo que subirá ao...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...