FilmesLançamentos

‘De Olhos Abertos’ chega às plataformas de streaming em 5 de maio

Há 21 anos em circulação, o jornal Boca de Rua é o tema do longa-metragem “De Olhos Abertos“, de Charlotte Dafol, documentário que acompanha a luta cotidiana de pessoas em situação de rua na cidade de Porto Alegre. A partir de 5 de maio (quinta-feira) de 2022, o título ficará disponível nas plataformas de streaming (YouTube, Vimeo, Sulflix, Bombozilla, entre outras).

O jornal Boca de Rua é único no mundo, por ser totalmente produzido por jornalistas-jornaleiros que habitam espaços públicos da cidade. O longa apresenta entrevistas de colaboradores do informativo trimestral e aborda questões como injustiças, violência, drogas, saúde pública e preconceito nas ruas da Capital gaúcha.

Para marcar a data de lançamento, a diretora participa de uma live às 19h da véspera, dia 4 de maio (quarta-feira), no Instagram da produção (@deolhosabertosofilme), e conversa  sobre a obra com a jornalista e pesquisadora Carol Zatt e integrantes do Boca de Rua. A entrada no YouTube será na sequência, à meia-noite de quarta para quinta-feira. O filme poderá ser assistido gratuitamente nesta plataforma.

Dirigido pela também fotógrafa, escritora e musicista Charlotte Dafol, “De Olhos Abertos” foi integralmente gravado em Porto Alegre e produz um retrato da Capital dos gaúchos, com detalhes da paisagem do Centro Histórico e da Cidade Baixa, pela visão daqueles que habitam suas ruas e praças, e querem denunciar os problemas da cidade, pois também são cidadãos. “O filme acompanha de perto os integrantes do jornal, que são pessoas em situação de rua. Então, ele é um documentário-vivência sobre o cotidiano da rua no sul do Brasil”, resume a cineasta.

As captações foram feitas pela própria diretora, com a ajuda no set de Annekatrin Fahlke, assistente de direção, e de alguns voluntários. Por coincidência, as filmagens iniciadas em janeiro de 2019 terminaram exatamente em 5 de maio daquele ano. O longa participou de 25 festivais em dez países e recebeu dois prêmios: prêmio do júri popular do Festival de Cinema da Fronteira (Brasil) e melhor documentário do Festival Inffinito (EUA).

Já a pós-produção teve a intervenção de profissionais da área. A montagem é de Alfredo Barros, com desenho de som de Juan Quintáns e finalização de imagens Raoni Ceccim. Ponto forte da produção, a trilha musical conta com diversas colaborações e composições originais de Rafael Sarmento, Marcelo Cougo e Paulo Bettanzos. O trailer tem assinatura de Douglas Roehrs.

Sobre a diretora

Nascida em Paris em 1987, enraizada no Brasil desde 2013, Charlotte (“Cha”) Dafol é cineasta, fotógrafa, autora e musicista. Também produz cachaça, é formada em História e trabalha em feiras ecológicas. Na França, dirigiu sete curtas-metragens de ficção entre 2009 e 2012, junto com estudantes de Cinema. No Brasil, colaborou como repórter e fotógrafa com diferentes mídias alternativas. É autora dos livros Pietro Germi et la comédie à l’italienne (França, 2012) e Como num romance (Brasil, 2020, finalista do Prêmio Minuano). “De Olhos Abertos” é o seu primeiro documentário longa-metragem.

Serviço

Documentário “De Olhos Abertos” para assistir online:

Disponível a partir de 0h de 5 de maio de 2022 (qui)

Plataformas: YouTube, Vimeo, Sulflix, Bombozilla, entre outros

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...