AgendaDançaTeatro

Leticia Sekito estreia Tremores no Sesc Avenida Paulista

Tremores, a nova obra coreográfica da bailarina Leticia Sekito, criada a partir de elementos autobiográficos, ficcionais e poéticos, estreia dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 20h30, no Sesc Avenida Paulista.

Explorando fluxos contínuos de estados físico-emocionais, o espetáculo dá visibilidade às questões que permeiam o repertório da artista ao longo de 18 anos de trabalho continuado – identidades culturais e pertencimento, o estigma da mulher asiática e a reflexão sobre o erotismo na dança.

Contemplado pela 31ª edição do Programa do Fomento à Dança da cidade de São Paulo, o projeto Tremores traz uma equipe composta majoritariamente por mulheres para colaborar, pensar e criar um universo feito de carne, pele, plástico, suor, afeto, amor, tristeza, alegria, vida e morte. O espetáculo tem colaboração dramatúrgica e interlocução teórica de Fernanda Raquel, provocação cênica de Estela Lapponi, desenho de luz de Ligia Chaim, trilha sonora de Inés Terra e figurino de Joana Porto.

Considerando sua condição de mulher cis, hétero, mãe e nipo-brasileira, que vive na metrópole de São Paulo na criação da coreografia, Leticia Sekito acredita que os temas abordados no espetáculo, quando apresentados para o debate sociocultural, provocam inquietações, desestabilizações e podem fazer tremer ideias, conceitos e práticas normatizadas vigentes. “Os Tremores podem ser de prazer e de dor, de temor e euforia, de incerteza e regozijo. Tremores que vão se atualizando, se reconfigurando e moldando o corpo e a dança continuamente. O trabalho propõe uma mudança na percepção sensorial para ressignificar as relações eróticas com um olhar feminino”, explica ela.

Em Tremores, que investiga como a energia erótica pode permear as relações e os espaços, ambivalências ganham cores e materialidades na tentativa por horizontalizar as relações entre tudo que está em cena, sem a busca pelo protagonismo do corpo humano. Sekito atua com as coisas, orgânicas e inorgânicas, lembrando que a matéria também vibra, com tendências e trajetórias próprias.

Palco e plateia

No processo de criação de Tremores, Leticia Sekito buscou inspiração na teoria feminista de Audre Lorde e bell hooks, na erótica literatura de Hari Kang (A Vegetariana) e na poesia sensual de Ana Haterly, entre outras mulheres. “Lorde escreve que erótico é compartilhar profundamente qualquer busca com outra pessoa. Agora chega a hora de compartilhar com o público este espaço-tempo para contemplação, para alargar as percepções e expandir as sensações”, conta a bailarina.

Na proposta de Leticia Sekito palco e plateia não se separam. Todas as pessoas juntas, permeáveis. As sonoridades também se mesclam e a iluminação não procura focar os grandes acontecimentos, mas os pequenos gestos. Tanto a trilha sonora como o desenho de luz são compostas em tempo real, seguindo a dramaturgia da coreografia com espaços para a improvisação. No jogo entre aparição e desaparição, proposto pela artista, o desejo penetra no corpo e no ambiente para celebrar o risco e a vitalidade. Uma dança como força de oposição que abre espaço entre o chão, faz escorrer líquidos do corpo e das coisas, rompe com as expectativas, alucina algumas imagens, abrindo-se ao não saber e propondo um outro tipo de visibilidade.

Afeto, terror, deleite e febre fazem parte do corpo e também da criação de Tremores. Eros, erotismo, sensibilidade, aprendizado, sexualidade, pornografia, vulva – nomes, conceitos, ideias que moveram e movem a artista pelo lugar suculento que propõe.

“Tremores não é uma declaração ou afirmação, mas um convite para experimentar, estar com as pessoas, entre o inerte e o que se move, entre as coisas animadas e os objetos passivos nesse viés de horizontalidade, jogo e despertar dos sentidos. Talvez seja mesmo para repensar a relação entre atividade e passividade e fazer tremer o ordenamento usual – uma questão de sobrevivência”, destaca Sekito.

Serviço:

De 24 de fevereiro a 19 de março, sexta-feira e sábado, às 20h30 e domingo, às 18h30.
Sesc Avenida Paulista – Estúdio (4º andar).
Avenida Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo. Telefone – (11) 3170-0800.
50 minutos | 16 anos | R$ 10,00 a R$ 30,00.

Ficha técnica:

Concepção, Criação, Direção Artística e Dança – Leticia Sekito. Colaboração Dramatúrgica e Interlocução Teórica – Fernanda Raquel. Provocação – Estela Lapponi. Desenho de Luz – Ligia Chaim. Trilha Sonora – Inés Terra. Figurino – Joana Porto. Direção Visual – Leticia Sekito. Fotografia e Vídeo – Felipe Lwe. Preparação Corporal – Ivan Marcos Okyuama Sensei (Respiração Musubi no Kokyu-hô), Mara Guerrero e Mariza Virgolino (Pilates). Design Gráfico – Érico Peretta | Várzea Design. Assessoria de Imprensa e Gestão de Redes Sociais – Nossa Senhora da Pauta. Gestão do Projeto – Vanessa Lopes e Cooperativa Paulista de Dança. Produção – Corpo Rastreado | Danusa Carvalho e Gabi Gonçalves. Realização – Sesc São Paulo e Programa de Fomento à Dança – Secretaria Municipal de Cultura. Apoio Cultural – Associação Pesquisa de Aikido, Casa Líquida, Casa de Zuleika, CRD – Centro de Referência da Dança, Espaço Extranho, Espaço Tekoha, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Sala Mara Guerrero.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...