AgendaLançamentosLiteratura

Lançamento do livro “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocauto”

Depois de dez anos de pesquisa, será lançado, em outubro, em três capitais – São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro –, o livro “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto” (Editora Rio Books), da historiadora Silvia Lerner. A publicação inédita, a primeira do gênero no Brasil, aborda a música produzida durante o período do Holocausto, nos guetos, campos de concentração, campos de extermínio e também nas florestas, onde os guerrilheiros judeus se escondiam.

Os lançamentos serão realizados no dia 17 de outubro, às 19h, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, em São Paulo; no dia 22 de outubro, às 9h, no Museu do Holocausto de Curitiba, e no dia 23 de outubro, às 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

“A música, assim como outras atividades culturais, visava a ocupar as pessoas daquele ‘mundo’. Por não terem acesso às armas, acabaram se refugiando no mundo das artes como forma de manter sua integridade física e moral, como forma de resistência psicológica”, afirma a autora Silvia Lerner. 

Com 375 páginas, o livro faz parte do amplo estudo de Silvia Lerner sobre a cultura durante o Holocausto. O atual livro chega às livrarias dois anos depois do sucesso da publicação “Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt” (2021), primeiro livro da série, no qual a historiadora abordou as artes visuais produzidas no único campo cultural do período.

Neste novo livro, no entanto, a autora fala sobre a música produzida em diversos guetos e campos. Ao longo de nove capítulos, com uma linguagem envolvente, a autora vai contextualizando o período historicamente, seguindo uma ordem cronológica, e enumerando os locais onde as músicas eram produzidas. Todas as canções apresentadas no livro, escritas originalmente em iídiche ou alemão, foram traduzidas para o português pela autora. Para ouvi-las no original, o livro possui QR Codes, fazendo o leitor mergulhar no universo musical daquela época.

De que se tem conhecimento, foram produzidas cerca de 300 músicas pelos judeus durante o Holocausto, em cerca de 30 locais.  Destas, a autora selecionou 31 para traduzir ou transliterar, contextualizando o espaço concentracionário onde ela foi produzida, o que aconteceu com seus autores, entre outras informações reveladas ao longo do livro.  Até hoje, nenhuma dessas canções havia sido traduzida e tampouco havia sido feita uma pesquisa tão ampla sobre o tema.

O livro traz músicas que vão desde canções de ninar, até músicas em ritmos variados, incluindo também as orquestras e os hinos dos campos de concentração, algo que era incentivado pelos líderes nazistas. No entanto, todas elas trazem, em comum, a melancolia. “Os temas das canções se referem à vida diária nos guetos e campos, apesar da condição depressiva dos prisioneiros, retratando seus medos e suas esperanças”, conta a autora, que completa “não há músicas que evoquem tempos de normalidade, temas como amor e casamento, alegria com as crianças, alegria no trabalho e no estudo humor ou felicidade. A palavra saudade se tornou uma constante nessas músicas”, conta Silvia Lerner.

Durante a pesquisa, a autora se surpreendeu com a descoberta de diversas músicas em ritmo de tango, gênero musical surgido no início do século XX. “Os nazistas aceitavam o tango, por ser uma música de submissão, na qual o homem conduz a mulher na dança. Já o jazz, não era aceito, por ser a música dos negros”, conta.

Serviço:

Lançamento do livro “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto” (Rio Books), de Silvia Lerner
Lançamentos:
São Paulo – 17 de outubro de 2023, às 19h, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis
Curitiba – 22 de outubro de 2023, às 9h, no Museu do Holocausto de Curitiba
Rio de Janeiro – 23 de outubro de 2023, às 19h, Livraria da Travessa, Shopping Leblon
Preço: R$98,50
375 páginas
Formato: 23cmX23cm
Venda on-line com preço promocional de R$79,00: www.riobooks.com.br

SOBRE A AUTORA

Silvia Rosa Nossek Lerner é brasileira, filha de pais sobreviventes do Holocausto. Professora especializada em estudos sobre o Holocausto, com graduação em Direito, História e Pedagogia, Pós-graduada em História do Século XX e mestrado em Psicanálise, Sociedade e Cultura. Tem vários artigos publicados e é autora dos livros “Liberdade de escolher como morrer: Resistência armada de judeus no Holocausto” (Imprimatur, 2015), “A música como memória de um drama: o Holocausto (Garamond, 2017), e “Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt” (Rio Books, 2021).

Deixe um comentário

Sugeridos
Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Foto 1 VivaSivuca
AgendaShows

Viva Sivuca” leva clássicos do compositor à Acaso Cultural

Claudia Castelo Branco celebra a obra de Sivuca em show na Acaso...

4BB Ralando Coco (pintura), de Li Monteiro (AL) crédito Li Monteiro
AgendaArtes Visuais

4ª Bienal Black Brazil Art anuncia calendário

A Bienal Black Brazil Art (BB) é uma iniciativa brasileira dedicada à...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

Placebo
AgendaMúsicaShows

Placebo retorna ao Brasil em 2027

Em fevereiro de 2027 o Brasil volta a receber Placebo para quatro...

Metamorfase em foto de divulgação do EP Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos
LançamentosMúsicaSem categoria

Metamorfase lança o EP “Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos”

Metamorfase, projeto solo e autoral do músico mineiro Raul Signorini, lança em...

2026 09 16 DEPOIS DA CHUVA ELENCO ©HELOISA BORTZ 538 PRESS
AgendaTeatro

Depois da Chuva no Ágora Teatro

Realização dos produtores João Ibaixe Jr. e Jonathan H. Marcantonio para texto...

Cinthia Divulgação
LançamentosMúsica

Cinthia lança o single “Prejuízo”

Faixa integra a programação da Mostra Levante e será pauta de episódio...

MAIN SOTY 0U3A9097 copy
LançamentosMúsica

Story Of The Year se inspira em clássico cult do cinema no clipe “See Through”

Faixa do aclamado álbum “A.R.S.O.N.” ganha audiovisual bem-humorado em meio à intensa...

Sarah Abdala Do Teu Olhar
LançamentosMúsica

Sarah Abdala e Marcelo Jeneci se unem em dueto no single “Do Teu Olhar”

Cantora e compositora goiana apresenta faixa sobre amor, fio condutor de seu...