Helena Silvestre Foto de Veronica Bellomo
AgendaEducação

Coletivo Pedra Rubra promove ciclo de estudos sobre mulheres periféricas

As pessoas interessadas em participar do ciclo de estudos teóricos “O que é ser uma mulher periférica na sociedade patriarcalista e capitalista”, promovido pelo Coletivo Pedra Rubra, com a escritora, educadora popular e feminista afroindígena Helena Silvestre, podem se inscrever até o dia 13 de junho de 2024 através de formulário virtual. Serão oferecidas 15 vagas gratuitas, contabilizadas por ordem de inscrição.

O ciclo de estudos será realizado nos dias 15 e 16 de junho de 2024 (sábado e domingo), de 10h às 14h, com entrada gratuita, no Espaço do Coletivo Pedra Rubra, localizado na Rua Plínio Schimidt, 98, Jardim Marcel, na Zona Sul de São Paulo (SP), ao lado da estação de trem “Autódromo”. 

A partir da pergunta “O que é ser uma mulher periférica dentro de uma sociedade patriarcalista e capitalista?”, o ciclo de estudos teóricos propõe um espaço para que pessoas interessadas possam refletir, compartilhar suas impressões, suas próprias pesquisas e estudos sobre o assunto. 

Um encontro que coloca em diálogo pessoas que pesquisam e investigam as nuances da situação da mulher periférica no mundo contemporâneo, e que, de alguma forma, tentam elucidar os caminhos que levaram a mulher a estar na atual conjuntura social, com pessoas que  se interessam em buscar entendimento e dialogar sobre o assunto.  

Neste primeiro encontro, a convidada para falar sobre este tema é Helena Silvestre, que é co-editora da Revista Amazonas, uma publicação feminista, antirracista e anticapitalista, articulada por um coletivo de mulheres em diferentes países da América Latina com conexões na Espanha; editora no projeto TXAI, um editorial popular que se dedica a fortalecer narrativas que nascem nas margens do sistema econômico, político e acadêmico-canônico; educadora popular na Escola Feminista Abya Yala, articulação de mulheres periféricas e faveladas para intervenção em seus bairros e lugares de existência. Como escritora, publicou três livros, sendo que “Notas sobre a fome”, foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, um dos prêmios literários mais importantes do Brasil. 

Após nove anos de pesquisa cênica sobre a mulher em diversos campos sociais, o grupo encontrou na mulher da periferia um símbolo feminino de resistência e de luta, representada, neste projeto, como “Mulheres do Corre”. 

“Compreendemos que as “mulheres do corre” são aquelas que vivem na margem, longe das regiões centrais e que trabalham, pagam conta, cuidam de filhos, da casa. Mulheres que têm seus próprios corpos e histórias como exemplos de resistência, a sua vida é uma luta diária, uma busca constante de se manter viva mesmo com tantos desafios e discriminações”, comenta o coletivo.

Serviço:

Ciclo de Estudos Teóricos “O que é ser uma mulher periférica na sociedade patriarcalista e capitalista”

Com Coletivo Pedra Rubra e participação de Helena Silvestre

Sinopse: Um encontro que busca colocar em diálogo pessoas que pesquisam e investigam as nuances da situação da mulher periférica no mundo contemporâneo, e demais pessoas interessadas no tema. 

Quando: 15 e 16 de junho de 2024 (sábado e domingo) – Horário: das 10h às 14h

Onde: Espaço do Coletivo Pedra Rubra – Endereço: Rua Plínio Schimidt, 98, Jardim Marcel, Zona Sul de São Paulo – SP – CEP: 04815-130. (Do lado da estação de trem “Autódromo”)

Grátis – Classificação: 14 anos

Vagas: 15 vagas contabilizadas por ordem de inscrição – Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScH_QwsVpieLdB3syAjgn3kQgnUsxMFnryJBwBvJRJ6vIRQpw/viewform

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

2 OSJ Chiquinha Gonzaga e Flor Gil Foto Rafael Ribeiro
AgendaShows

OSJ Chiquinha Gonzaga celebra cinco anos

“O Palco é Nosso” é o nome do concerto que a Orquestra...

Captura de tela 2026 10 01
AgendaTeatro

Claudio Fontana interpreta o solo ‘A Raiz’

Solo narra a história de um menino que busca viver sua identidade,...

Carol Botelho e Deborah Marins em Um Rio dentro de mim - Divulgação
AgendaTeatro

“Um Rio dentro de mim” volta aos palcos em tour pelo RJ

“Um Rio Dentro de Mim” está de volta aos palcos em tour...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Foto 1 VivaSivuca
AgendaShows

Viva Sivuca” leva clássicos do compositor à Acaso Cultural

Claudia Castelo Branco celebra a obra de Sivuca em show na Acaso...

4BB Ralando Coco (pintura), de Li Monteiro (AL) crédito Li Monteiro
AgendaArtes Visuais

4ª Bienal Black Brazil Art anuncia calendário

A Bienal Black Brazil Art (BB) é uma iniciativa brasileira dedicada à...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

Placebo
AgendaMúsicaShows

Placebo retorna ao Brasil em 2027

Em fevereiro de 2027 o Brasil volta a receber Placebo para quatro...