A imagem do cavaleiro que subjuga um inimigo é comum, e a mais conhecida destas na atualidade é, sem dúvida, a de São Jorge; e o novo quadrinho do Batman, The Batman In Barcelona: The Dragon’s Knight, se inspira exatamente neste santo para desenvolver seu enredo. Temos aqui o Crocodilo, que recebe uma lavagem cerebral orquestrada pelo Chapeleiro Louco e pelo Espantalho, e passa a acreditar que é descendente do dragão opositor a São Jorge, sendo, portanto, seu dever lutar e vencer a reencarnação do cavaleiro (que, obviamente, é o Batman). O diferencial de tudo isso, porém, é o plano de fundo da luta, a Catedral da Sagrada Família, um dos ícones de Barcelona. Agora, por que essa mudança de ares? Na cidade existe um festival dedicado a São Jorge, que poderia ser considerado uma espécie de dia dos namorados, só que com maior importância. Aparentemente, uma porradaria entre Batman e o Crocodilo é uma ótima forma de homenagear o feriado e a cidade.
O roteiro é de Mark Waid e as ilustrações do espanhol Diego Olmos (que recentemente comentou sobre o projeto), exceto pela capa, trabalho de Jim Lee.
Com a temática mundial da revista, ela não se limitará a uma estréia meramente americana, mas será lançada diretamente para quatro línguas: inglês, espanhol, italiano e, agora essa última me surpreendeu, catalão (ok, é um idioma oficial da região, mas não imaginei que a DC iria se dar ao trabalho para traduzir o material para a língua).
O lançamento irá ocorreem maio em um dos mais importantes eventos da Europa: El Salón Internacional Del Cómic De Barcelona que, apesar do nome, abrange produções de mangás à quadrinhos indies. Dá para entender a escolha do mercado quando ouvimos o comentário de Olmos: “A Espanha possui uma grande tradição de publicações e amor pelas revistas norte-americanas. Mas ela também é um mercado bastante diverso, no qual se encontra publicações de mangás, quadrinhos franceses e nacionais. O entusiasmo gerado pelo anúncio do projeto [do Batman] foi bastante espetacular, muito maior do que eu esperava, e a mídia – TV, rádio e principais jornais – o vêm noticiado. Eu nunca respondi tantas entrevistas”.






Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.