AgendaTeatro

Teatro do Incêndio mergulha no mito para ritualizar a dor em nova montagem

No dia 26 de outubro, sábado, o Teatro do Incêndio estreia o espetáculo De Dionísio para Koré, às 20 horas. Com direção de Marcelo Marcus Fonseca e coreografias de Francisco Silva, a montagem é baseada no livro homônimo de autoria de Fonseca, que traz o amor descontrolado de um deus por uma mortal, gerando a morte e o renascimento por meio da constante troca de papéis entre os dois amantes.

Do encontro com a obra Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão, de Hilda Hilst, o diretor Marcelo Marcus Fonseca criou 42 poemas sintéticos que contam a trajetória de Koré (Perséfone jovem), seduzida por Dionísio e transformada nele próprio para devolver-lhe a dor. Escrito em três dias, o livro busca o ponto de vista do Deus grego, despedaçado e renascido, em diálogo constante com a obra de Hilst. O espetáculo é uma aventura pela dança e pelo ritual, estabelecendo uma relação mística com a plateia em busca da celebração dos mistérios de Elêusis e Delfos. Fruto das reuniões para preparação da celebração dos 30 anos da companhia em 2026, a peça surgiu como um reencontro com a própria formação da companhia, a sua pele, sua introspecção ritual.

“É Teatro em sua essência de dança, mas uma dança interna, às vezes como um butô. É só um encontro, nada pretencioso, de nossos silêncios em diversas formas com as diversas formas de silêncios e segredos de quem vem assistir”, diz o diretor da montagem e do grupo. “Mas é também uma resposta ao horror da ascensão do fascismo no Brasil por meio da glorificação do corpo, da sexualidade saudável e implacável, algo que apavora e ridiculariza esses canalhas”, completa.

O espetáculo foi confeccionado com colaboração entre todos os envolvidos na empreitada, com criação de coreografias por Francisco Silva, componente que está há 10 anos no Teatro do Incêndio. “Fizemos um experimento com esses poemas em 2015, porém zeramos aquela primeira ideia. Os tempos são outros, e artistas diferentes trouxeram uma leitura completamente nova daquilo que se buscava lá atrás”, comenta o coreógrafo que assina sua primeira direção de movimento na Companhia, “é uma leitura política do corpo”, finaliza.

FICHA TÉCNICA

De Dionísio para KoréTexto e direção: Marcelo Marcus Fonseca. Coreografia: Francisco Silva. Elenco: Francisco Silva, Dhiovana Souza, Marcelo Marcus Fonseca, Isabela Alonço, Sabrina Sartori, Amy Campos e Henrique de Sá. Iluminação: Beto Martins e Marcelo Marcus Fonseca. Figurino: Sabrina Sartori e Sara Zizuino. Assistência de iluminação e operação de luz: Sara Zizuino. Trilha sonora: Marcelo Marcus Fonseca. Mixagem de áudio: Daniel Klaussner. Operação de som: Bruno Macedo e Daniel Klaussner Cenografia: Marcelo Marcus Fonseca e Sara Zizuino. Fotografia: Kym Kobayashi. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção e realização: Teatro do Incêndio.

SERVIÇO

Espetáculo: De Dionísio para Koré
Temporada: 26 de outubro a 15 de dezembro de 2024
Dias/horários: Sábados, às 20h, e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 50,00 (meia – R$ 25,00).
Vendas: Bilheteria – 1h antes das sessões. Aceita dinheiro e PIX.
Duração: 55 min. Gênero: Drama poético e dança. Classificação: 16 anos.
Capacidade: 80 lugares. Acessibilidade. Café/Bar. Wi-Fi.

Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 – Bela Vista. São Paulo/SP.
Tel: (11) 2609-3730. Estacionamento em frente (pago).

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...