AgendaTeatro

“Isto não é uma dança” terá duas apresentações gratuitas na Sede da Cia. dos Atores

Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, o projeto CÂMBIO está de volta, desta vez com a dança em foco. Nos dias 28 e 29 de novembro, a Sede da Cia. dos Atores recebe o espetáculo “Isto não é uma dança”, criação da diretora, coreógrafa e performer Nastaran Razawi Khorasani, iraniana radicada na Holanda. A obra, nunca antes apresentada na América do Sul, terá uma encenação desenvolvida a partir de uma residência artística entre Nastaran e a iluminadora brasileira Adriana Ortiz – que vai colaborar na criação de uma nova iluminação e cenografia para o espetáculo.

No Irã, a dança foi oficialmente proibida desde o início da Revolução Islâmica (1979). Todas as companhias de dança foram forçadas a cessar suas atividades. Muitos dançarinos e coreógrafos fugiram para o exterior. Aqueles que ainda vivem lá precisam ser muito engenhosos. Como eles estão mantendo sua forma de arte viva? Como estão lidando com a proibição da dança? Como praticam sua profissão, que perigos eles enfrentam, por quais liberdades eles estão lutando?

Em “Isto não é uma dança”, Nastaran Razawi Khorasani apresenta uma performance de dança que lida com a censura. É uma homenagem ao corpo que quer se mover, um tributo à arte que simplesmente deve ser feita, de qualquer maneira ou formato. O que pode ser mostrado, o que deve permanecer oculto? À medida em que a música e as luzes se transformam em um frenesi, Nastaran tenta manter seu corpo dançante sob controle, enquanto traz para o palco as vozes de coreógrafos e bailarinos que vivem no Irã.

Nastaran nasceu no Irã e emigrou para a Holanda ainda criança, onde cresceu e pôde desenvolver seu talento para a dança e a performance. O espetáculo “Isto não é uma dança” foi indicado ao Prêmio VSCD Mime/Performance 2024, e o júri destacou sua homenagem ao movimento e à arte.

O projeto “CÂMBIO – Isto não é uma dança” tem apoio institucional do Consulado do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro.

CÂMBIO (@cambioartbr) – Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, CÂMBIO é um projeto de programação artística que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre 2010 e 2015, no Rio de Janeiro. A primeira edição ocupou o Teatro Estadual Glaucio Gill, de 2010 a 2011; e a segunda, o Teatro Municipal Café Pequeno, de 2012 a 2015. Nos dois teatros, os palcos foram reestruturados e a curadoria criou programações diversificadas, incluindo teatro, música, dança, cinema e festivais. Na primeira edição, foram 60 espetáculos, 394 sessões, 23 mil espectadores e uma nomeação na categoria especial do Prêmio APTR de 2011. Já na segunda, foram cerca de 100 espetáculos, 720 sessões e 60 mil espectadores.

Em 2021, em meio à pandemia, o projeto retomou atividades em formato virtual. A estreia on-line foi em fevereiro com duas performances da Stephen Petronio Company (EUA), acompanhadas de um bate-papo com a diretora Monique Gardenberg. Em novembro, a edição on-line ganhou continuidade com a exibição de “La Codista.doc”, documentário sobreo processo de criação da adaptação brasileira da peça “La Codista”, da dramaturga holandesa Marleen Scholten. O outro projeto exibido foi a performance de dança “Round Midnight/Hora Zero” – um intercâmbio artístico entre os coreógrafos Arno Schuitemaker, holandês, e Cristina Moura, brasileira.

A terceira edição pós-pandemia foi realizada inteiramente presencial e gratuita na Sede da Cia. dos Atores, entre agosto e setembro de 2022, e contou com residências de intercâmbio do grupo italiano de teatro de manipulação “Unterwasser”, e do coreógrafo israelense e italiano Andrea Costanzo Martini.

Em 2024, Cesar Augusto e Jonas Klabin foram responsáveis pela curadoria da programação de teatro, música, dança e audiovisual representativa do Brasil como país convidado de honra do Festival Internacional Cervantino de 2024, em Guanajuato, México, produzido pela APPA Cultura e Patrimônio e com o apoio do Instituto Guimarães Rosa.

FICHA TÉCNICA

CÂMBIO

Direção e Curadoria: Cesar Augusto e Jonas Klabin

Assessoria de Imprensa e de Mídias Sociais: Paula Catunda e Rafael Teixeira

Programação Visual: Gil Filho

Coordenação Administrativa e Financeira: Cristiane Cavalcante

Realização e Produção: Oz Produções Artísticas, Musicais e Cinematográficas Ltda. e Treco Produções Artísticas Ltda.

Residência artística: “Isto não é uma dança”

Coreografia: Nastaran Razawi Khorasani

Iluminação e Cenografia: Adriana Ortiz

Assistente de Iluminação: Bernardo Bastos

Produção Sede da Cia. dos Atores: Duh Pessanha

Produção Executiva: Vic Faccin

Operador Técnico: Bernardo Bastos

Serviços Gerais:– Carlos Eduardo/Lilinho

Parceiros Artísticos:  Nova Mídia, Elétrica Cênica

Agradecimentos: Marcelo Andrade, Alexandre Bastos, Nynke Joustra, Peter Leeuwenburgh, Beto Mota, Luis Paulo Nenen, Marleen Reijnen, Micha Schijen, Dieke van der Spek

SERVIÇO

Espetáculo: “Isto não é uma dança” Únicas apresentações: dias 28 e 29 de novembro, às 16h. Local: Sede da Cia. dos Atores Endereço: Escadaria Selarón (Rua Manoel Carneiro, 12 – Lapa) Entrada franca. Retirada dos ingressos pelo site https://linktr.ee/cambioartbr (Sympla) Classificação indicativa: 14 anos Duração: 60 min. Idioma: Farsi, com legendas em português. Algumas entrevistas não podem ser ouvidas, só podem ser lidas nas legendas. Obs: Contém luzes estroboscópicas.

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

AgendaArtes Visuais

MACS recebe estreia brasileira do projeto Gravitas

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) recebe, a partir de...

AgendaTeatro

Sidarta em São Paulo no Teatro Estúdio

A vida e a iluminação de Buda são o ponto de partida...

Agenda

‘Mar de Girassóis’ estreia no Teatro dos Quatro

Com texto de estreia de Claudia Koogan Breitman no teatro, espetáculo tem...

AgendaDança

24º Dança em Trânsito transforma o Rio em vitrine global da dança contemporânea

Festival internacional reúne companhias de 10 estados brasileiros e atrações de quatro...