O Bixiga é Nosso! Frame crédito Olé Produções (2)
O Bixiga é Nosso! - Frame - crédito Olé Produções
AgendaFilmesLançamentos

‘O Bixiga é Nosso!’ – Doc narra resistência contra apagamento histórico

Em 2022, quando as obras de uma linha de metrô revelaram vestígios materiais da existência do primeiro quilombo urbano reconhecido na história do estado de SP, a comunidade se uniu para tentar evitar este apagamento da história. Esta é a premissa de “O Bixiga é Nosso!”, longa documental dirigido por Rubens Crispim Jr.

O longa-metragem entra em cartaz em São Paulo (SP), de 3 a 9 de abril de 2025, no Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1.475), com pré-estreia gratuita no dia 31 de março, segunda-feira, às 19h, com ingressos gratuitos.

Iniciado nos anos 1980, o bem-sucedido processo de tombamento patrimonial que preserva a história arquitetônica do bairro do Bixiga, encontra-se em risco constante, mas segue defendido por sua comunidade. No mesmo território, há 40 anos, a mais antiga companhia de teatro em atividade no país, o Teatro Oficina, luta pela preservação de sua sede e do terreno que abriga um rio com água potável encanada a menos de quatro metros da superfície.

E em meados de 2022, quando as obras de uma linha de metrô na Praça 14 Bis revelaram vestígios da existência do primeiro quilombo urbano, o Saracura, reconhecido na história do estado de São Paulo, a comunidade afrodescendente e aliados se uniram na tentativa de evitar mais um apagamento de sua história e expulsão da população negra da região. Essa e outras iniciativas de resistência de um dos bairros mais diversos e culturalmente pulsantes da capital paulista são retratadas pelo filme.

“‘O Bixiga é nosso!’ joga luz em diversos grupos de resistência articulada no território do Bixiga”, resume o diretor Rubens Crispim Jr. “Acredito que esses movimentos sirvam como estímulo e ensinamento para diversos outros grupos espalhados pela cidade e pelo país. O Bixiga precisa ser estudado!”, conclui.

A produção teve sua première no 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, de onde saiu com prêmio concedido pelo público, e traz depoimentos de ativistas, historiadores e moradores da região. A obra inclui a participação de integrantes de movimentos populares como o Teatro Oficina, Mobiliza Saracura Vai Vai, Bloco Afro Ilu Oba de Min, GRCSES Vai Vai, CCBIX, Casa Mestre Ananias, Portal do Bixiga e Museu do Bixiga.

Serviço

“O Bixiga é Nosso!”, de | 2024 | 73 min | Documentário | Livre

Estreia em São Paulo (SP): de 3 a 9 de abril de 2025

Onde: Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1.475 – Consolação)

Pré-estreia: 31 de março (seg), às 19h, no Espaço Petrobras de Cinema | entrada franca

Sinopse

No Bixiga, em São Paulo, moradores se organizam voluntariamente em diferentes frentes para lutar contra a descaracterização e apagamento da história e modo de vida do bairro.

Ficha Técnica

Direção e Fotografia: Rubens Crispim Jr.

Produção: Gal Buitoni, Upex e Luiz Ferraz

Produção Executiva: Gal Buitoni, Upex e Thomas Miguez

Roteiro: Ana Durães

Montagem: Alberto Cardoso

Direção de Produção: Lucas Gattaz

Assistência De Direção: Claire Castelano

Produção De Base: Cris Marinho

Coordenação de Pós-produção e Finalização: Priscila Ribeiro

Edição e Mixagem de Som: Input

Som Direto: Nina Oliveira

Entrevistados: Teatro Oficina, Mobiliza Saracura Vai Vai, Bloco Afro Ilu Oba de Min, GRCSES Vai Vai, CCBIX, Casa Mestre Ananias, Portal do Bixiga e Museu do Bixig

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...

“Júlia Lopes de Almeida Um Fenômeno Literário na Cena Carioca
AgendaLiteratura

Júlia Lopes de Almeida em exposição nas bibliotecas José de Alencar e Marques Rebelo, no RJ

A escritora Júlia Lopes de Almeida (1862–1934) ganha destaque na exposição “Júlia Lopes de Almeida:...

Winged crédito Druzina Content (4)
AgendaGames

‘Winged’ fica gratuito para Android e iOS por tempo limitado

“Winged” é um jogo de plataforma que combina ação, aventura e literatura...

Samba Livre Leve Solto em alta
AgendaShows

“Samba Livre, Leve e Solto” com batuta de Paulão Sete Cordas

No coração do Catete, um encontro quinzenal promete agitar a Zona Sul...

China caminhada
AgendaFestivais

Festival Chongyang em SP

Uma caminhada no Brás vai transformar uma tradição milenar chinesa em um...

Cena de Heathers O Musical - Crédito Kay Marinho
AgendaTeatro

“Heathers – O Musical” estreia nova montagem no RJ

Sucesso na Broadway, “Heathers – O Musical” chega aos palcos cariocas com...

MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança versão de “Take Me To The Top”

Pela primeira vez, a versão original de 1981 lançada pela Leathür Records...

Captura de Tela 2026 10 07 às 16.02.38
AgendaTeatro

Dona Lola volta a São Paulo

Marcelo Médici volta a São Paulo com sua premiada comédia Dona Lola,...

Igor
AgendaTeatro

Abya Yala: Minhas Viagens pela América Latina

O espetáculo Abya Yala – Minhas Viagens pela América Latina é um passeio cênico...

MISSAO FACÇÃO CAIPIRA
LançamentosMúsica

Facção Caipira lança single “Missão”

Dando continuidade aos lançamentos que antecedem o álbum O Retorno, a banda...

Contos Paralelos
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “Contos Paralelos” e a Fronteira Difusa Entre Fato e Ficção

Asghar Farhadi constrói elaborado meta-drama parisiense inspirado em Kieślowski e Hitchcock, que...