Sem categoria

“Hereditária”: apresentações gratuitas nas arenas culturais do Rio

Após sucesso de público e crítica com a montagem da peça nos teatros Sesi-Firjan, em 2024, e Espaço Cultural Sérgio Porto, no início do 2025, “Hereditária” volta aos palcos cariocas nas arenas culturais municipais do Rio de Janeiro. A montagem terá duas apresentações gratuitas neste mês de maio: dia 21/05, às 14h, na Areninha Cultural Terra, em Guadalupe, zona norte; e dia 28/05, e às 15h, na Areninha Cultural Sandra Sá, em Santa Cruz, zona oeste da cidade.

O projeto é apresentado pelo Governo Federal e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, contemplado pelo edital Pró-Carioca Linguagens da Lei Paulo Gustavo, programa de fomento à cultura carioca.

Hereditária” foi idealizado pela artista Moira Braga, que descobriu, aos 7 anos de idade, uma condição genética rara – Stargardt – que causaria a perda de sua visão. A partir daí, Moira investiga os múltiplos sentidos da hereditariedade, do genético ao social. O espetáculo teve duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro – nas categorias direção (Pedro Sá Moraes) e Cenografia (Ricardo Siri), além de indicação ao Prêmio APTR, categoria Jovem Talento (Luize Mendes Dias).

Há quase duas décadas atuando como autora, bailarina e atriz em espetáculos de dança, teatro e no audiovisual, esta é a primeira vez que Moira traz ao palco sua biografia, e tematiza a doença de Stargardt. “A ideia é dar uma resposta larga sobre de onde vem a doença”, explica Moira, “e abrir a reflexão para um leque mais amplo, investigando o que são nossas heranças e nossa hereditariedade, tudo que chega para nós através da ancestralidade, tudo que fica pelo caminho, assim como as heranças que escolhemos ter”.

A dramaturgia, composta pela atriz junto com o diretor do espetáculo Pedro Sá Moraes, entrelaça eventos da vida pessoal e dos antepassados de Moira a referências históricas e mitológicas — como o mito grego das Moiras: três irmãs funestas que tecem o destino de todos os seres. Entre o biográfico, o poético e o político, “Hereditária” reflete sobre o quanto de nossas vidas é predeterminado e o quanto temos o poder de escolher.

Um musical diferente

A narrativa, atravessada por canções originais compostas por Sá Moraes, possui uma abordagem estética diferente do que costuma se entender por “Teatro Musical”.  A direção musical, assinada por Pedro junto com Isadora Medella, explora as vozes, os corpos e até os objetos cênicos como instrumentos musicais. Nesta forma de fazer teatro, que recebe o nome de Teatrocanção “a musicalidade é o Norte que ajuda a encontrar o tom da atuação, a pulsação de cada cena, mesmo quando não há nenhuma nota musical sendo tocada”, diz o diretor, indicado ao Prêmio Shell em 2023 pela direção musical e canções originais do espetáculo “Em busca de Judith”.

O cenário é uma instalação visual e sonora do músico e artista plástico Ricardo Siri. É composto por objetos que, ao serem manipulados (pisados, percutidos, tocados, transportados) produzem os ambientes e sonoridades da peça. Para que pessoas cegas e de baixa visão tenham acesso a este cenário, serão convidadas a entrar no teatro alguns minutos antes da abertura de portas e explorar os objetos cênicos de forma táctil.

Ao contrário dos musicais tradicionais, com números de dança virtuosísticos, a direção de movimento de “Hereditária”, assinada pelo performer, ator e professor da UFBA, Edu O. parte da diversidade de potências de cada corpo para compor gestos e movimentos cênicos. Edu, primeiro professor de dança cadeirante de uma universidade pública brasileira, é uma referência no debate sobre a deficiência nas artes, e traz sua reflexão a respeito do capacitismo, ou “bipedismo compulsório” para a criação de Hereditária.

O projeto é uma correalização das produtoras Grande Mãe Produções, Movimento Falado Ltda., Sá Moraes Produções, com a direção de produção de Jordana Korich.

FICHA TÉCNICA

Idealização- Moira Braga

Dramaturgia – Moira Braga e Pedro Sá Moraes

Direção – Pedro Sá Moraes

Elenco – Isadora Medella, Luize Mendes Dias, Moira Braga

Canções originais – Pedro Sá Moraes

Direção musical – Pedro Sá Moraes e Isadora Medella

Direção de movimento – Edu O.

Cenografia – Ricardo Siri

Figurino – Vania Ms. Vee

Iluminação – Ana Luzia De Simoni

Técnico de Luz – Guiga Ensa

Técnica de som – Raquel Brandi e Maria Clara Coelho

Identidade visual – Vinícius Santilli | Grambolart

Fotos – Junior Zagotto, Felipe Rodrigues, Pedro Sá Moraes, Thelma Vidales

Maquiagem – Lucia Carrara

Assessoria de Imprensa – Marcelo Moreira

Consultoria em Libras – Jadson Abraão

Consultoria em Audiodescrição – Felipe Monteiro

Contabilidade – Davi Andrade

Assistência de produção – Guilherme Soares

Direção de Produção – Jordana Korich

Realização – Movimento Falado ltda., Pedro Sá Moraes produções e Grande Mãe Produções

SERVIÇO:

“Hereditária”: apresentações gratuitas nas arenas culturais do Rio
 
Dia 21/05 (quarta-feira), às 14h

Local: Areninha Cultural Terra – Rua Marcos de Macedo, s/nº – Guadalupe, RJ

Dia 28/05 (quarta-feira), às 15h

Local: Areninha Cultural Sandra Sá – Rua 12, 1 – Conjunto Guandu, Santa Cruz, RJ.

Ingressos gratuitos: distribuição por ordem de chegada, uma hora antes, na bilheteria das arenas.  
Todas as apresentações contam com acessibilidade atitudinal ou comunicacional para pessoas com deficiência. Libras e audiodescrição fazem parte da encenação da peça.

Duração: 60min Classificação Livre

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Sem categoria

Fotógrafo Bruno Guerchon na Fábrica Bhering

Com oito anos de trajetória, o fotógrafo Bruno Guerchon fará sua primeira...

LançamentosSem categoria

Gaúcho Felipe Gentileza lança “Tranqueiras”

O cantor e compositor gaúcho Felipe Gentileza lança nesta sexta-feira (10) o...

LançamentosSem categoria

The Script lança single influenciado pelo Oasis

Banda irlandesa que já se apresentou no Palco Mundo do Rock in...

AgendaSem categoria

Fabiana Corrêa lança livro de haicais

Escritora nascida em Bom Jardim e radicada em Cordeiro apresenta Território do...

AgendaSem categoria

Los Vibrantes estreia Gracias a La Vida

Com texto de Jérôme Savary e direção de Kleber Montanheiro, o espetáculo...

AgendaSem categoriaTeatro

Marco França conta histórias de vida e morte em A Última Cova

Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, solo inédito com música ao...

Sem categoria

“Entre — Histórias e Caminhos” no Sesc Palladium

Como parte das celebrações dos 15 anos de atuação do Sesc Palladium...

Sem categoria

Eddy – violência & metamorfose tem sua estreia paulistana

Indicado ao Prêmio APTR 2025 nas categorias de melhores direção, ator protagonista...

Captura de Tela 2026 04 06 às 15.20.47
AgendaSem categoria

Gregorio Duvivier apresenta o sucesso O Céu da Língua no Teatro Bradesco

Escrito por Luciana Paes (que também dirige o espetáculo) e Gregorio Duvivier,...

Marcos Issa Argosfoto
AgendaSem categoria

Elder Costa e Bruna Marques percorrem sonoridades de Minas Gerais

O duo de MPB composto por Elder Costa e Bruna Moraes chega...

Captura de tela 2026 04 02
AgendaSem categoria

Carolina Manica faz novas apresentações do solo Na Sala Dos Espelhos

Em um verdadeiro tratado sobre a aparência e as ilusões do eu,...