29ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre as cortinas da imaginação brasileira

Programação gratuita da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes reúne 137 filmes em pré-estreias de 23 estados, mostras temáticas e competitivas, debates, fóruns e encontros que abrem o calendário audiovisual do país; evento homenageia a atriz Karine Teles e aposta na invenção como eixo do cinema contemporâneo


35629245 sc rio de janeiro rj 05 01 2011 mostra tiradentes secao aurora. foto divulgacao

Dando a largada no calendário audiovisual brasileiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes, mais uma vez, nos brinda com uma programação rica de filmes nacionais pra todos os gostos!

De 23 a 31 de janeiro, a pequena cidade histórica de Minas Gerais contará com 137 filmes (entre curtas e longas) em pré-estreia, de 23 estados, distribuídos nas seguintes mostras temáticas e competitivas: Olhos Livres, Aurora, Homenagem, Autorias, Soberania Imaginativa, Vertentes, Clássicos de Tiradentes, Praça, Foco, Formação, Panorama, Invenção, CineEmbraturLab, Debate, Território Mineiro e Conexão BCM, além das sessões de abertura, encerramento e exibições especiais. 

As obras vêm do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Goiás, Pará , Paraná, Paraíba, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Maranhão, Espírito Santo, Sergipe,  Amazonas, Amapá, Santa Catarina, Rondônia, Piauí, Mato Grosso e Alagoas. Tudo GRATUITO!

Para 2026, a 29ª edição da Mostra propõe como eixo curatorial a temática “Soberania Imaginativa”. O conceito emerge do debate contemporâneo sobre autonomia, independência e protagonismo cultural do Brasil e resulta de reflexões da curadoria coordenada pelo crítico de cinema Francis Vogner dos Reis. Segundo ele, a escolha do tema responde a um momento histórico específico. “A palavra ‘soberania’ voltou a organizar o debate público e não diz respeito apenas à política ou à economia, mas também à capacidade de imaginar, criar e sustentar projetos próprios no campo simbólico e cultural”, afirma.

Mostra Olhos Livres mantém-se como um espaço dedicado a abordagens estéticas arrojadas e às possibilidades lúdicas e criativas da linguagem cinematográfica, desenvolvidas por realizadores com circulação em festivais. Integram a Olhos Livres 2026 os filmes “Meu Tio da Câmera” (Bernard Lessa, ES), “Tannhäuser” (Vinícius Romero, SP), “Anistia 79” (Anita Leandro, RJ), “As Florestas da Noite” (Priscyla Bettim e Renato Coelho, SP), “O Enigma de S.” (Gustavo de Mattos Jahn, RJ), “Ao Sabor das Cinzas” (Taciano Valério, PE) e “Amante Difícil” (João Pedro Faro, RJ).

AmanteDificil JoaoPedroFaro Bruno Pires

Já a Mostra Aurora segue, pela segunda edição consecutiva, dedicada exclusivamente a primeiros longas-metragens. A seção permanece como um dos principais espaços de revelação do cinema brasileiro, reunindo obras de diferentes territórios, contextos e formas de produção, que contribuem para redesenhar o mapa da produção nacional a partir de realizadores em início de carreira na direção. 

Compõem a Mostra Aurora 2026 os filmes “Vulgo Jenny” (Viviane Goulart, GO), “Sabes de Mim, Agora Esqueça” (Denise Vieira, DF), “Politiktok” (Álvaro Andrade, BA), “A Voz da Virgem” (Pedro Almeida, RJ), “Para os Guardados” (desali e Rafael Rocha, MG) e “Obeso Mórbido” (Diego Bauer, AM).

55028323597 212f0703a8 k

Na Mostra Autorias, realizadores de trajetória consolidada assumem novos riscos e aprofundam suas marcas inventivas em filmes que prometem instigar o público. Integram a seleção “Aurora” (João Vieira Torres, RJ), “Uma Baleia Pode Ser Dilacerada como uma Escola de Samba” (Felipe M. Bragança e Marina Meliande, RJ), “Estopim” (Tiago A. Neves, PB), “Antes do Nome” (Luiz Pretti, MG) e “Atravessa Minha Carne” (Marcela Aguiar Borela, GO/DF).

Já a Mostra Invenção reafirma a aposta em um cinema que se constrói como aventura coletiva da criação, entendida como gesto vivo e contemporâneo. Nesta edição, a seção apresenta “Amuleto” (RJ), de Heraldo HB e Igor Barradas, e “Noites sem Diálogo” (RJ/SP), de João Pedro Faro, Bruno Lisboa, Miguel Clark, Hannah Maia, Joana Liberato, Vinícius Romero e Pio Drummond – filme composto por múltiplos fragmentos, imagens de arquivo, colagens, cromatismos e performances.

Mostra Praça, especialmente fortalecida em 2026, evidencia o caráter coletivo e comunitário da Mostra Tiradentes e reúne trabalhos de comunicação direta com o público, muitos deles assinados por nomes conhecidos da televisão e do cinema de maior alcance. Os longas exibidos são “Dolores” (Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar, SP), “Herança de Narcisa” (Clarissa Appelt e Daniel Dias, RJ), “Pequenas Criaturas” (Anne Pinheiro Guimarães, RJ), “Querido Mundo” (Miguel Falabella, RJ), “Ladeiras da Memória – Paisagens do Clube da Esquina” (Raabe Andrade e Daniel Caetano, MG/RJ) e “O Último Episódio” (Maurílio Martins, MG).

Querido Mundo, direção Miguel Falabella. Foto Alexandre – Sonhador Filmes. Mostra Praça – Longas.

Mostra Vertentes configura-se como um campo de encontro entre cinema, teatro, memória e fabulação, reunindo obras atravessadas pela alegria como força inventiva, compartilhada e vital, e afirmando modos de criação que se constroem sempre em relação com o outro. Em 2026, a seção apresenta “Palco-Cama”, de Jura Capela, sobre José Celso Martinez Corrêa, e “Sérgio Mamberti – Memória do Brasil”, de Evaldo Mocarzel, dois filmes centrados em figuras decisivas da cultura brasileira, cujas presenças se expandem para além do palco em experiências sensíveis e coletivas do cinema.

A grande homenageada deste ano será a atriz, roteirista e diretora Karine Teles, protagonista de filmes tão especiais como Benzinho e Riscado. Será uma oportunidade imperdível pra ver ou rever alguns destes tesouros do cinema nacional.

Karine Teles Foto Dudu Mafra

Um dos pontos fortes da Mostra de Tiradentes é o seu empenho em promover debates e encontros, fortalecendo o diálogo entre os filmes e suas equipes, a crítica e o público. Para além das apresentações nas sessões, o dia seguinte às exibições sempre conta com rodas de conversa abertas, nas quais é possível fazer perguntas e conhecer mais sobre os processos por trás de cada projeto.

54841601469 aa3301176f k

Ao longo desses quase 10 dias vão rolar ainda várias oficinas, também gratuitas, sobre temas técnicos e práticos do cinema e do universo da dramaturgia. As oficinas já tiveram suas inscrições encerradas, mas fica a dica de que sempre dá pra chegar lá e acabar participando de alguma…

Com essa programação tão extensa, acho que tá na hora de você ir lá no site https://mostratiradentes.com.br/ e começar a definir a sua listinha de filmes. Até lá 😉