Literatura

A Distância Entre Nós, de Thrity Umbrigar

Compartilhe
Compartilhe

a distancia entre nosEm Bombaim, na Índia, há duas mulheres cuja relação foge ao comum quando se fala de patroa e empregada. Bhima trabalha há anos na casa de Sera, e a história das duas é o enredo de A Distância Entre Nós, da jornalista Thrity Umbrigar. Sera é de uma família rica. Viúva, mora com a filha e o genro. Já Bhima sempre foi pobre, mas as complicações de sua vida a fizeram piorar essa condição. Agora, a preocupação com o rumo que Maya, sua neta, irá tomar preocupa essa senhora.

Bhima e Sera são muito amigas, comportamento nada usual entre empregados e patrões na Índia. Sera ajuda Bhima sempre que necessário, e até arca com os estudos de Maya. Já Bhima conforta Sera das dores que teve que passar e guarda seus segredos. Porém, mesmo com toda essa proximidade, há uma barreira cultural que separa as duas, fazendo com que a condição de serviçal sempre pese mais na balança. Assim, a vida das duas vai sendo contada, dividida entre o fascínio de uma pela outra e das diferenças que as afastam.

A história tem uma falta de problemática que não prende o leitor. Não há um fio que una o começo ao fim da história, que instigue o leitor a continuar a leitura, que o deixe curioso para ir virando as páginas. O problema da história é a própria vida das protagonistas e ele não tem solução. O livro contém apenas relatos da vida das duas mulheres, um emaranhado de frases repletas de flashbacks. É o passado das duas que dá alguma forma ao enredo, que explica, de certa forma, o seu relacionamento.

O foco da narração muda com freqüência, se alternando entre Bhima e Sera. Quando o relato se centra em uma, logo o tempo real fica de lado e o passado vem à tona. Isso pode deixar a leitura mais difícil, pois é necessária uma atenção redobrada para não se perder nas mudanças de foco e tempo. Sobre a linguagem utilizada no livro, é simples, com o uso de algumas expressões características que situam o leitor à cultura retratada. Por isso, é praticamente difícil não se lembrar de Caminho das Índias que, assistindo ou não, colocou algumas expressões indianas no vocabulário brasileiro.

Falando nisso, A Distância Entre Nós serve como um esclarecimento sobre a cultura desse país que entrou na vida dos brasileiros por conta da novela global. O livro mostra uma Índia moderna, com alguns costumes caindo por terra, enquanto o folhetim retrata um país mais atrasado culturalmente. Mesmo assim, muitas regras sociais continuam vigorando, e a trama pode ser vista como uma crítica da autora a esses costumes centenários que são vistos como inaceitáveis aqui no ocidente. Embora os esclarecimentos sobre a cultura indiana sejam interessantes, o livro deixou a desejar com o enredo.

Compartilhe

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Questões sobre as maldades em “Os Campeões da Evolução”

A compreensão da maldade é complexa e envolve uma interação entre impulsos...

Ricardo Aleixo lança seu novo livro: Tornei de Luanda um kota

Tornei de Luanda um kota fecha um ciclo iniciado, em 2015, com o...

Trechos do livro “Nosso Amigo Gaivota” de Rebecca Navarro Frassetto

Rebecca Navarro Frassetto é escritora e poeta, formada em Letras, e atualmente...

Três trechos do livro “Diário de Amélia” de Camila Veloso

Camila Veloso é escritora e empreendedora paulista, fundadora da Aldeia Literária, onde...

Helena Black desembarca na Bienal do Livro para contar histórias africanas e fábulas de Esopo

Helena Black, a primeira drag queen contadora de histórias do Brasil, está...

Reconhecimento: Os Campeões de Evolução

Refletimos sobre a existência e o significado das coisas. A vida realmente...

“A duração entre um fósforo e outro” e a trajetória da cearense Zulmira Correia como poeta

Terceiro livro da autora, vencedor da premiação na categoria poesia, será lançado...