Uma noite de gravação, uma única locação. Um projeto multimídia que começou como “o primeiro longa exibido via celular”, passou pela internet e agora faz escala nos cinemas antes de terminar em DVD (e consequentemente, na locadora…)
Com roteiro e direção de Cavi Borges (da icônica locadora Cavídeo) e de Pedro Monteiro, da peça Os Ruivos, Vida de Balconista é protagonizado por Mateus Solano (que vive os gêmeos Jorge e Miguel na novela Viver a Vida).
Os 75 minutos do filme acompanham a jornada de Mateus, balconista de uma locadora de vídeo, enquanto casos e acasos da vida atrás de um balcão fazem graça e mostram como nós somos estranhos.
Há clientes indecisos, cinéfilos, anti-sociais, tarados, abusados e trambiqueiros. A infiltração em uma das paredes da loja e o cheiro de mofo que ela causa são outros problemas que o balconista, que sequer dispõe de um horário de almoço, enfrenta. E já que mesmo o salário não é grandes coisas, por que continuar com essa loucura atrás do balcão? Pelos filmes, é claro.
A proposta despretensiosa foi de contar um pouco dos “causos” que pintam quando se trabalha atendendo ao público, mas o acerto está justamente no básico. Com referências ao cinema e seus personagens arquetípicos (tanto das telas quanto dar poltronas), somos agraciados com diversão pura e simples.
Após os créditos, há uma cena adicional feita especialmente para o Festival, mas que eu sinceramente acho que deveria permanecer.









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.