De 23 a 26 de outubro, o VII Festival Cine Educação abre as portas de tradicionais salas de cinema do Rio de Janeiro apresentando uma seleção de curta-metragens produzidos pela nova geração de cineastas independentes. Duas sessões marcam a abertura do evento na quarta-feira (23). A partir das 10h, o Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Paracambi (IFRJ) abre os trabalhos com os primeiros filmes do Festival e, à noite, o Estação Net Rio, em Botafogo, recebe o público às 18h com muita pipoca e bebida liberada para quem curte uma boa maratona de cinema. A entrada é totalmente gratuita!
A sétima edição do Festival criado em 2018 traz uma curadoria voltada às reflexões sobre o trabalho na nossa sociedade. Este ano, uma chamada de inscrição foi realizada através das redes sociais do Cine Educação, e os filmes selecionados pela equipe do projeto serão exibidos em diversos pontos do Rio de Janeiro, como Botafogo, Centro, Campo Grande e também no município de Paracambi (confira datas, horários e locais no serviço do evento no final do texto).
Serão exibidos mais de 15 filmes em quatro salas pelo Rio de Janeiro. Entre os destaques desta temporada, o filme “On: Uberização – O Que Você Não Vê”, do diretor Vinícius Ribeiro, que analisa o sistema de uberização sob a perspectiva dos motoristas que operam com menos direitos sociais e mais precarização nas relações de trabalho. O curta “Portaria”, de Afonso Celso, do canal do Youtube Poli Humor, aborda curiosidades da Reforma Trabalhista que veio para tornar o funcionário patrão…Só que não.
E um destaque especial ao belíssimo “Um Imprescindível de Brecht”, dirigido por Wolgrand Ribeiro, em homenagem póstuma ao ex-diretor do Sinpro-Rio e do Sepe, prof. Marco Túlio Paolino, que trilhou uma trajetória de militância que passa pelos movimentos estudantil e sindical e por sua atuação partidária. A obra também aborda suas relações familiares com a companheira e também militante profª. Izabel Costa, com suas duas filhas e amigos.
Sobre a 7ª edição
Dentro do contexto desta temporada (Educação e Trabalho), o evento trará à pauta os seguintes temas: Lutas e Direitos dos Trabalhadores; Tecnologia, Automação e Mundo Digital; Precarização e Saúde do Trabalhador; Trabalho no Campo e Trabalho Ambiental. Após a exibição dos curtas, tais assuntos serão abordados em uma rodada de conversa com a participação dos produtores dos filmes, da equipe curadora do Cine Educação e demais convidados.
Acompanhe mais sobre nossa programação completa, com todos os horários e filmes que serão exibidos, no Instagram @CineEducacao.
O projeto
O Cine Educação vem ao longo de sua história atuando na difusão do cinema popular por meio de mostras gratuitas, debates, exibições públicas e capacitação de estudantes e agentes comunitários na produção de narrativas audiovisuais de seus territórios. Tendo o cinema como importante ferramenta na reafirmação de uma noção de direitos e inclusão social e a fim de estimular o surgimento e a promoção de novos cineastas, além de estabelecer um intercâmbio cultural com base na arte e na educação. O projeto Cine Educação é realizado pela B7 Eventos Curadoria e Conteúdo com o apoio da Prefeitura do Rio, do SINPRO-RIO, Estação NET Cinema, IFRJ, do Observatório Edutecia das Tecnologias e IA na Educação, ASCINE-RJ e demais apoiadores.
Serviço:
23 de outubro (quarta-feira)
Sessão 1 – Campus Paracambi
Horário: 10h
Endereço: IFRJ de Paracambi – Rua Sebastião Lacerda (Fábrica)
Sessão 2 – Estação NET RIO (Botafogo)
Horário – 19h
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35
24 de outubro (quinta-feira)
Sessão 3 – Estação NET RIO (Botafogo)
Horário – 10h
Endereço: – Rua Voluntários da Pátria, 35
25 de outubro (sexta-feira)
Sessão 4 – Praça dos Professores e Professoras (Centro)
Horário – 19h
Endereço: Rua Pedro Lessa
26 de outubro (sábado)
Sessão 5 – Campo Grande
Horário – 16h
Endereço: Sinpro-Rio (Sede Campo Grande) – Rua Manaí, 180
Comente!