Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

9ª Feira Literária da Zona Sul reúne 60 editoras independentes

Entre os dias 18 e 23 de setembro, São Paulo receberá a 9ª edição da Feira Literária da Zona Sul (FELIZS). As atividades serão realizadas em espaços educacionais e culturais nas regiões de Campo Limpo, Jardim São Luís e Capão Redondo. A entrada é gratuita. Este ano, o evento tem como tema “Arte e educação – travessias e outras margens”. “Nosso objetivo é evidenciar a potência do encontro entre expressões artísticas e a educação escolar, para além da visão tradicional de formação de público. Reconhecer as subjetividades que estão lá, no cotidiano, pode ser uma via para transformar a escola em lugar de encontro com a diversidade ”, afirma Thania Rocha, atriz, terapeuta e integrante da produção da FELIZS.

Entre os princípios que a feira pretende debater, está a necessidade de as escolas e outros espaços educativos periféricos abrirem portões e quebrarem muros (literal ou metaforicamente) para seu entorno, e considerar os fazedores de cultura como parceiros e aliados na promoção de uma escuta dos sujeitos que lá estão presentes. “Isso envolve conhecer o território e suas expressões, investigar as mestras e mestres presentes na comunidade escolar, incentivar as manifestações de crianças, jovens e adultos e posicionar-se contra o racismo, o machismo, a LGBTQIA+fobia e outras opressões estruturais que aparecem na escola por estarem difundidas na sociedade”, ressalta Thania.

Entre os destaques da programação está a feira literária que reunirá mais de 60 editoras independentes de todo o Brasil no dia 23 de setembro, na Praça do Campo Limpo (Rua Aroldo de Azevedo, 100), em um dia com várias atrações para todos os públicos, da música ao teatro, distribuição e troca de livros, e participação das escolas. As escolas que levarem seus estudantes à Praça receberão a “moeda literária”, um crédito para que os alunos comprem livros dos autores que estarão na Feira. Além disso, as atrações da FELIZS acontecerão durante toda a semana,  em espaços culturais e educacionais, como escolas, Centros de Educação Infantil, bibliotecas comunitárias etc. A expectativa da organização é receber um público de 10 mil pessoas durante a semana.

Em sua 9ª edição, a FELIZS é uma das feiras pioneiras na valorização de autores da periferia. Para Silvia Tavares, que integra a equipe de produção e também é educadora na Zona Sul, a aposta nas linguagens artísticas, e especialmente na literatura periférica, acena com a possibilidade de transformação do currículo escolar em direção à consideração da diversidade: “Quando começamos a trazer os saraus, slams e literaturas periféricas para as vivências com crianças e jovens, vemos os cabelos mais livres, os corpos mais altivos e o interesse por leitura e escrita se torna voraz, pois é da vida delas e deles que passamos a falar. Isso provoca inclusive os educadores e educadoras a também terem contato com a expressão poética, e muda a qualidade da experiência de ser educador/a”.

“Mulheragem”  às educadoras Marilu Cardoso e Solange Amorim

Este ano, a FELIZS irá homenagear duas personalidades da Zona Sul, as educadoras Marilu Cardoso e Solange Amorim. 

Marilu foi aluna das escolas públicas da região de M’boi Mirim, é professora de História e foi Diretora da Divisão Pedagógica da Diretoria de Educação do Campo Limpo, promovendo formações de professores e encontros com arte-educadores durante sua permanência nesse posto. Doutorou-se com um trabalho sobre a transição entre campo e cidade na obra de grandes autores da música brasileira dos anos sessenta. Solange Amorim também é uma “cria” da periferia da Zona Sul. Ativista da educação desde os anos 90, foi diretora da EMEF Sócrates Brasileiro, no território de Campo Limpo, e durante este período promoveu a articulação dos setores de cultura da região para a construção da proposta pedagógica “Território do Povo”, com forte presença dos equipamentos e grupos de cultura no cotidiano da escola. Também poeta e frequentadora dos saraus da região, Solange apoiou a fundação do Coletivo Territorialidades, de educadores articulados ao território da Zona Sul, e a jornada-manifesto “Ocupa a Cidade” (2020) defendendo um currículo escolar autoral e emancipador, contextualizado nos territórios paulistanos no auge da pandemia. Hoje atua como supervisora escolar na rede municipal e faz Mestrado na USP, além de movimentar um terreiro de umbanda e candomblé, dirigido por sua mãe, no município de Embu das Artes, como ẹ̀gbọ́n de Oxumarê.

As educadoras farão parte de um mini-documentário sobre suas vidas e conduzirão uma conversa literária no encerramento da Feira, na Praça do Campo Limpo, dia 23 de setembro,  às 14 horas.

A Feira contará ainda com a participação de educadores em todas as conversas literárias e de convidados como o ativista e influenciador digital Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP, falando sobre arte e saúde mental na educação no SESC Campo Limpo (dia 19, às 19h).  Outros temas, como a linguagem poética, a pedagogia dos saraus e slams e a literatura para bebês e crianças farão parte do roteiro temático da semana, com a presença de autores e projetos premiados em eventos como o Prêmio Jabuti e Prêmio Paulo Freire. No dia 22,  a líder guarani Jerá e o pesquisador e professor Salloma Salomão debaterão no CEU Feitiço da Vila o papel da arte periférica nos vinte anos da lei que instituiu o ensino de história e cultura africana, afrobrasileira e indígena no currículo.

Confira a programação completa

18/09

9h – CEI Jd. São Joaquim
Vivência “ Lendo com Bebês” com Juliana da Paz e Potyra Paz
Endereço: R. Bacabinha, 1100 – Jardim São Joaquim

14h – Praça do Campo Limpo
Leitura Surpresa e Bicicloteca
Endereço: R. Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30 – Jardim Bom Refugio

15h – CEU Cantos do Amanhecer
Show ABRAKBÇA – com Renan Inquérito
Endereço: Av. Cantos do Amanhecer, S/N – Jardim Eledy

15h30 –  Cieja Campo Limpo
Show Trio Porão
Endereço: R. Cabo Estácio da Conceição, 176 – Parque Maria Helena

20h – Espaço Clariô de Teatro
Sarau do Binho com participação da Banda Preto Soul
Endereço: R. Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

19/09

10h – EMEF General De Gaulle
Teatro – “ O chão não tá pra urso”- Brava Cia
Endereço: R. Mourisca, 16 – Jardim Ibirapuera

11h – Biblioteca Comunitária Luiza Erundina
Nyangara Chena | Conto Xona: Contação de Histórias com 
Cia Chaveiroeiro Contos do Mundo
Endereço: Rua Acédio José Fontanete, 86 – Viela Química – Jardim Ibirapuera

13h30 –  SESC Campo Limpo
Oficina de escrita criativa com Dinha 
Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Vila Prel
14h – Biblioteca Marcos Rey
Conversa Literária: “Por uma Educação Libertadora: a poesia como um caminho dentro e fora da sala de aula”, com Lidiane Lima, Tawane Theodoro e Nicoly Soares
Intervenção poética de Ana Beatriz
Pocket Show de Potyra Paz e Dandara Pilar
Endereço: Av. Anacé, 92 – Jardim Umarizal

14h30 – SESC Campo Limpo
Oficina de Cordel com Varneci Nascimento
Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Vila Prel

14h30 – EMEI Janete Clair
Vivência de Dança Afro com Ermi Panzo
Endereço: R. Dr. Azevedo Sodré, 114 – Vila Santa Lúcia

19h30 – SESC Campo Limpo
Conversa Literária: “Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão: Arte, Educação e Cuidado em Saúde”, com Thiago Torres( Chavoso da USP ) e  Andrea Arruda (Mães de Maio). Mediação: Tatiana Minchoni (UFSC e FELIZS)
Intervenção Poética – Helena Silvestre (Sarau do Binho e Escola Feminista Abya Yala)
Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Vila Prel

20/09

10h – EMEF Ricardo Vitiello
Encontro com o autor Lucas Afonso
Endereço: R. da Solidariedade, 200 – COHAB INSTITUTO ADVENTISTA

13h30 – EMEF M’Boi II
Conversa Literária: “ Literatura do encantamento para a primeira infância”, com Viviane Vieira (Coletivo LINEBEIJU) e Nati Tazinazzo (CEI Jardim São Joaquim). Mediação de Elisângela Araújo (EMEF M´Boi Mirim II e mestre pelo DIVERSITAS/USP).
Intervenção Poética de Luan Luando
Endereço: R. José Manoel Camisa Nova, 552 – Parque Santo Antônio, São Paulo – SP, 05822-0

14h – EMEF Ricardo Vitiello
Teatro – Mamulengo da Folia – “Resenha de mamulengo”
Endereço: R. da Solidariedade, 200 – COHAB INSTITUTO ADVENTISTA

14h – E.E. Neide Aparecida Sollito
Show – Grupo Candearte – “Cocada do Candearte”
Endereço: Rua José Maria Pinto Zilli, 696 – Jardim das Palmas

14h30 – SESC Campo Limpo
Oficina de Cordel com Varneci Nascimento
Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Vila Prel

20h – E.E. Francisco D´Amico
Conversa com convidado surpresa. Intervenção poética de Guinão Oliveira e Nicoly Soares. Mediação de Serginho Poeta e Binho.
Endereço: Av. Arlíndo Genário de Freitas, 85 – Jardim Saporito, Taboão da Serra

21/09

10h – Sarau do Binho – Matéria Poética
EMEF Cel. Palimércio de Rezende
Endereço: R. Manuel Ribeiro de Azevedo, S/N – Jardim Catanduva

10h – EMEF Paulo Freire
Oficina de fanzine com Roger Beats
Endereço: Rua Melchior Giola, 296 – Paraisópolis

15h – Casa de Cultura do Campo Limpo – Dora Nascimento
Conversa Literária “Pedagogia dos Saraus e Slams : o que aportam para a educação?”, com Binho (Sarau do Binho), Cristina Assunção (Slam da Guilhermina) e Rodrigo Ciríaco (Sarau dos Mesquiteiros  ). Mediação de Lucía Tennina.
Apresentação: Slam do 13
Endereço: R. Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Bom Refugio

19h30 – SESC Campo Limpo
Sarau Poesia de Todo Canto- com poetas de diferentes lugares
Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120

22/09

10h – CEI Natália Rosemberg
Espetáculo Piorô Circo Show
Endereço: R. Aroldo de Azevedo, 50 – Jardim Bom Refugio

10h – Praça do Campo Limpo e entorno
Fuscalhaço com Deco Moraes
Endereço: R. Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30 – Jardim Bom Refugio

14h – Fábrica de Cultura do Capão Redondo
Conversa com a autora Mídria
Intervenção Poética Zá Lacerda
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n – Conj. Hab. Jardim São Bento

16h – Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino
Contação de Histórias com Will e Nati- Ateliê Afrocultural
Endereço: R. Carandazinho, 50 – Jardim Olinda

16h – CEU Feitiço da Vila
Conversa Literária: “Ensinar exige rejeição a qualquer forma de discriminação: Como a Literatura e a Arte podem contribuir com a Implementação efetiva da lei 10.639/03 e 11.645 nas escolas?”, com Jerá Guarani e Salloma Salomão.Mediação de Patrícia Cerqueira
Pocket Show de Fernanda Coimbra
Endereço: R. Feitiço da Vila, 399 – Chácara Santa Maria

17h – Praça do Campo Limpo
Cortejo na Praça: Leitura Surpresa- Bicicloteca, Homopoéticus, Verso Móvel Sound System, Grupo Candearte, Trupe Lona Preta, Sarau do Binho

Endereço: R. Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30 – Jardim Bom Refugio

23/09

Palco
11h30 – Coco do Bonde Abya Yala
13h00 – Candongueiros do Campo Limpo
14h30 – Lona Preta
16h – Costela
17h – Sarau do Binho
18h – Encanto e Poesia
19h20 – Show Záfrica Brasil
20h50 – Show Clarianas
22h – Show RAPadura

Tenda das Crianças/Oficinas
11h30 – ” De Infâncias e Nuvens” – Contação de Histórias com Giba Pedrosa 
13h – Contação de Histórias com  Giba Pedrosa
15h30 – Oficina “ A arte que vem Dulixo “ com Tubarão Dulixo

Tenda Literária 
12h30 – 13h30 | Oficina de bonecos com meias, com Deco Moraes
14h – Conversa Literária: “Arte e educação: travessias e outras margens”
Solange Amorim, Marilu Cardoso 
Mediação: Antônio Passaty
+
Performance poética – Dinho Lima Flor

Intervenções na praça 
12h – 14h | Divertida kombi
Bruno Coqueiro
André Schule
13h – 15h | Praia Literária
Leitura Surpresa
Palhaços
12h30 | Oficina | Rager
Homopoeticus
Bicicloteca
Estátua Viva
13h – “Ester” com Odília Nunes
11h – 15h | Tranças Isabella
Grafitte com Carolzinha ITZA

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

“Retratos Fantasmas” vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar

Próxima publicação

Lançamento do livro “História do livro e da edição” em SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Crumb for Dummies

Na penúltima noite da FLIP aconteceu a mesa 14, na qual os quadrinistas Robert Crumb e Gilbert Shelton iriam…