Mod2
AgendaEducação

A Eslipa apresenta o seminário “Qual o pronome que você usa?” e espetáculos gratuitos

A Eslipa – Escola Livre de Palhaço inicia as atividades do segundo módulo do curso de 2024, no dia 25/03 com o seminário “Qual o pronome que você usa?”, aberto ao público, com a participação de palestrantes que estudam o movimento LGBTQIAP+, como a deputada estadual Dani Balbi, a palhaça Júlia Schaeffer, o escritor Jordhan Lessa e atriz e palhace Lírio do Pará. “Vamos discutir a questão de gênero dentro da sociedade e da criação das cenas de palhaças e palhaços e brincantes”, explica o diretor da Eslipa, Richard Riguetti. Nos dias 30 e 31/03, haverá o encerramento do módulo com a apresentação de obra inédita dos alunos (no sábado) e os espetáculos “Cantigas para todo o dia” e “Bem-vindo” (no domingo). O curso reúne 30 palhaços de todo o Brasil e da América Latina.

Criação do ator, palhaço e compositor Jessé Cabral “Cantigas para todo dia” é um espetáculo que reúne circo, teatro e música, levando ao público uma experiência brincante com trechos dos tradicionais cancioneiros populares. O show solo busca a potência do encontro, com contação de histórias e a interação do artista com adultos e crianças de maneira poética e divertida. 

“Este espetáculo é um novo experimento na minha carreira. É a união das diversas linguagens as quais venho estudando e trabalhando ao longo da profissão. Tem circo, tem teatro, tem contação de história, tem música autoral, tem preocupação de que seja o mais portátil possível, quero que agrade a família, que agrade o povo. Estou esperando todos no Largo do Machado para dividir essa alegria comigo”, observa Jessé.

Estrelado pelo palhaço Café Pequeno (Richard Riguetti), o infantil “Bem-vindo” é um projeto do Grupo Off-Sina, que nasceu de uma dramaturgia coletiva. A trama acompanha a saga de um palhaço (Café Pequeno) e do seu filho (Café Pequeno Mesmo) e suas desventuras em chegar a um lugar desconhecido, criar novas lógicas e horizontes: nessa trajetória, o palhaço se empenha em tocar um mini violino de 12 cm, realizar um coral e um corpo de baile ao som de uma concertina, andar à cavalo, levitar pessoas em praça pública e tocar seu clarinete, sempre acompanhado de seu filho (vivido por um boneco de madeira).

“O espetáculo tem uma linguagem lúdica e interativa. O circo-teatro, a música e o palhaço estão à serviço da afetividade, com humor e alegria”, conta Richard.

Sobre o seminário “Qual o pronome que você usa?”

O seminário vai debater questões de gênero dentro da sociedade e da criação das cenas de palhaças e palhaços e brincantes. Segue abaixo os perfis dos participantes.

Dani Balbi: é professora, roteirista e primeira transexual a exercer mandato como deputada estadual na ALERJ. Também foi a primeira doutora e professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Julia Schaeffer: é atriz, produtora e palhaça. Formada pela UniRio (2000) foi bolsista do programa Enfermaria do Riso. Pós-graduação na Faculdade Angel Vianna em 2015. Mestranda Artes Cênicas/UNIRIO (2021-2024). Como Palhaça integrou o Doutores da Alegria de 2005-2009. Criou, atuou e produziu o projeto Roda Gigante de 2009-2015 com atuação em 5 hospitais públicos, espetáculos e oficinas. Em 2016 criou o projeto Roda de Palhaço no qual segue atuando como palhaça, coordenadora e gestora em ações que integram arte, saúde e educação em três hospitais federais e espaços culturais. Presidenta do Instituto Roda criado em 2020 junto a mais cinco artistas.

Jordhan Lessa: Conselheiro do IBRAT – Instituto Brasileiro de Transmasculinidades e RENOSP LGBTI – Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública, autor e coautor literário, palestrante, servidor público e formação em Serviço Social.

Lírio do Pará: é artista paraense, não-binárie, formada no curso técnico em ator pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) e estudante de eventos na FMU. Artista da área teatral há 15 anos e produtora cultural há 10 anos. Pesquisa a produção cultural com foco em gestão de projetos LGBTQIA + e no teatro desenvolve pesquisa sobre “corporeidades amazônidas” e sobre “a não-binariedade no teatro”. Em 2022, inicia o processo de construção da pesquisa “Pedogya do caos” sobre o processo de criação de artistas não binariés na cena contemporânea junto de outros 10 artistas NB. Desde 2019 realiza o projeto de formação Do Corre ao Close: Produção Cultural LGBTQIAPN+ para discutir sobre cultura para e com a comunidade que faz parte.

Serviços:

Seminário “Qual o pronome que você usa?”

Data: 25/03, das 9h ao meio-dia

Centro de Artes Calouste Gulbenkian: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Entrada gratuita

Espetáculo dos alunos da Eslipa

Data: 30/03, às 17h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

Espetáculo “Cantigas para todo o dia”

Ficha técnica: criação e interpretação do ator, palhaço e compositor Jessé Cabral

Data: 31/03, às 17h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

Espetáculo “Bem-vindo”

Ficha técnica: Dramaturgia e direção do Grupo Off-Sina. Atuação de Richard Riguetti.

Data: 31/03, às 17h30

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

Deixe um comentário

Sugeridos
João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...

Écoute
AgendaShows

Buster Keaton em três curtas

Em apresentação única no Teatro B32, músicos franceses executam ao vivo a...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Foto Mariana Scofano Divulgação
AgendaTeatro

Mariana Scofano integra elenco de Heathers, o Musical, no Rio

A atriz Mariana Scofano integra o elenco de Heathers, o Musical, montagem...

JET TOUR PHOTO
AgendaShows

JET pela primeira vez no país

A espera de mais de duas décadas finalmente chega ao fim para...

Giovanna Adoracion
AgendaShows

“Jazz dos Muertos” estreia no La Esquina, na Lapa

Novo projeto abre espaço para talentos do Jazz, Latin Jazz, Bossa Nova,...

1 Fábio Rizental Crédito divulgação
AgendaShows

Fábio Rizental celebra legados da MPB

O aclamado guitarrista, compositor e cantor revisita clássicos de Milton Nascimento, Djavan...

Era Uma Vez o Rei – Grupo Pombas Urbanas Foto de Ricardo Avellar
AgendaTeatro

Teatro Comunitário reúne Brasil e Colômbia em Cidade Tiradentes

De 13 a 17 de outubro de 2026 (de terça-feira à sábado),...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...