AgendaTeatro

‘A Mulher e um Corpo’ no Teatro Giostri

Compartilhe
Compartilhe

O relato de um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo no programa Roda Viva, da TV Cultura é o disparo de A Mulher e um Corpo, solo da atriz Bete Correia, que estreia dia 3 de março, sexta-feira, às 20h30, no Teatro Giostri.

O espetáculo traz à cena a figura de uma mulher ao lado de um corpo desconhecido em decomposição coberto por sacos de lixo em uma comunidade periférica de São Paulo.

Com texto de Kiko Marques e direção de Eric Lenate, A Mulher e um Corpo narra a história de uma professora que após começar a ensinar um traficante a tocar violino é assediada sexualmente. Diante da recusa da mulher, o traficante mata o irmão dela e avisa que o corpo não pode ser retirado do local. Caso isso ocorra um outro membro da família será colocado no lugar.

Em tom de suspense, o público vai descobrindo as nuances da história dessa mulher, que luta contra as tentativas de retirarem o cadáver que está ao seu lado. Ao mesmo tempo em que luta, narra passagens de sua vida, num fluxo que se alterna entre delírios e lembranças desconexas de sua história de mulher nascida e criada num lugar onde o Estado não chega. “É uma tragédia que destrincha a violência e o mecanismo contra o corpo da mulher e também a história de uma representante que sobrevive a uma tragédia que não é só dela”, pontua o diretor Eric Lenate.

Impotências do feminino

A Mulher e um Corpo nasceu da vontade da atriz Bete Correia em levar ao palco um espetáculo solo onde pudesse dar voz a uma mulher frente as impotências do feminino diante do poder. “Queria falar sobre machismo, violência e assédio, mas sem ser panfletária. A ideia é usar o palco como espaço de fala, de protesto”, conta ela.

A atriz então procurou Kiko Marques e pediu para ele um texto em que conseguisse dar vazão as suas ideias em um espetáculo solo. Após um tempo Kiko retornou contando sobre o fato visto na TV. O que há de real na história e o que dela foi construído, assemelha-se à Antígona, tragédia de Sófocles, onde a protagonista é impedida de enterrar seu irmão, considerado um traidor do Estado.

Ato político

Em A Mulher e um Corpo, assim como na tragédia grega, o Estado é representado por um homem que dita as regras do alto de sua vontade. Para o autor Kiko Marques, “o ato político dessa mulher é estar ao lado daquele corpo, contando aquela história, encenando aquele ato fúnebre, maldito, que é entregar o corpo do ser amado aos abutres.”

No espetáculo, o cenário é um país real, um Brasil assustadoramente desigual, onde a grande maioria das pessoas é confinada a um destino de trabalho, reprodução e consumo. “Estamos falando da mulher e seu direito a ser dona de si e de seu corpo. Uma mulher que, no ato de definir seus caminhos, ato puro e necessário de autonomia e individuação é julgada e punida como uma criminosa que ultrapassa o campo da individualidade e ameaça o poder do Estado”, ressalta Kiko Marques.

Serviço:

A MULHER E UM CORPO
De 3 a 25 de março, sexta-feira e sábado, às 20h30, no Teatro Giostri.
Rua Rui Barbosa, 201 – Bela Vista, São Paulo. Telefone – (11) 2309-4102.
60 minutos | 14 anos | R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada) a venda pelo site Sympla.

Ficha Técnica:

Idealização e Atuação – Bete Correia. Autor – Kiko Marques. Direção – Eric Lenate. Assistente de Direção – Vitor Julian. Cenografia e Iluminação – Eric Lenate. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Produção – Shakespeare Produções.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaArtes Visuais

Cem Anos de Surrealismo: Uma Viagem Poética

A Cia Arte Cultura dá início, a partir do dia 14 de...

AgendaDançaTeatro

De Bach a Nirvana faz curta temporada no Rio de Janeiro

A Focus Cia de Dança traz ao Rio de Janeiro, neste final...

AgendaShows

Roberta Campos apresenta ‘Me Cante uma História’ em SP

Neste final de semana, no dia 15 de dezembro, o talk show...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

AgendaArtes Visuais

Daniel Otalora apresenta mostra inédita no Parque Glória Maria

Artista basco radicado no Brasil expõe suas telas cujos temas exploram o...

AgendaShows

Concerto Tropical de Natal leva crianças e adolescentes ao palco no Rio

A Sala Cecília Meireles apresenta segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 19 horas, dentro da...

AgendaShows

David Kikoski se apresenta no Rio de Janeiro

Vencedor do Grammy, o pianista americano David Kikoski está em turnê no...