Alunos da Baixada Fluminense recebem ‘Teatro Cego’, que acontece no escuro e explora aromas, sons e tato

47
0

Depois de passar pela cidade de Cubatão (SP), chegou a vez das crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense absorverem uma experiência diferente e inclusiva. Elas terão a chance de serem expectadoras do espetáculo “Clarear – Somos todos diferentes” (2016), da Companhia de Teatro Cego – uma peça de teatro em que os atores são portadores de deficiência visual, e, através de aromas, música e sensações táteis, entram na história através dos outros sentidos (olfato, paladar, tato e audição).

Apresentado gratuitamente, o espetáculo de 40 minutos tem estreia em terras fluminenses no Teatro Firjan SESI DC – dias 15, 16 e 17/8, com 6 apresentações (2 por dia, às 10h e 15h). Serão 120 alunos por apresentação (total: 720 alunos). As Escolas que participarão são: Escola Firjan Sesi, E M Barão do Amapá e CIEP 031 – Lirio do Laguna.

Já nos dias 29, 30 e 31/8, o espetáculo acontece em Japeri, na Quadra esportiva de Nova Belém (R. Augusto Batista de Carvalho – Nova Belém), seguindo depois, nos dias 12, 13 e 14/9 para Nova Iguaçu com apresentações no Teatro Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas 51 – Centro) – com apresentações abertas também para o público, gratuitamente. O projeto prevê apresentações em Juiz de Fora (MG), Macaé (RJ) e Cascavel (PR).

“O processo de criação do Teatro Cego é todo baseado na desconstrução de personagens e espaços. E essa reconstrução é feita a cada espetáculo, diante do público”, adianta o diretor Paulo Palado.

Os ingressos para a peça teatral são gratuitos e distribuídos para escolas do município contatadas previamente. Também será disponibilizado transporte gratuito (escola/teatro/escola) e alimentação (kit lanche) para todos os jovens participantes. Cada aluno receberá um gibi em quadrinhos que tratará de temas como inclusão de pessoas com deficiência e demais temas explanados no espetáculo. Os professores ganharão uma cartilha que abrangerá a questão da acessibilidade e inclusão social aos portadores de deficiência, para posterior discussão em sala de aula, enriquecendo ainda mais o tema proposto.

Serviço

Teatro Cego apresenta:
Espetáculo “Clarear – Somos todos diferentes” (para alunos da rede municipal e aberto ao público)

  • Dias 15, 16 e 17/8 – Duque de Caxias – Teatro Firjan SESI DC (R. Artur Neiva – Circular)
    6 apresentações – 2 por dia – às 10h e 15h
    120 alunos por apresentação (total: 720 alunos)
    Escolas que participarão: Escola Firjan Sesi, EM Barão do Amapá e CIEP 031 – Lirio do Laguna
  • Dias 29, 30 e 31/8 – Japeri – Quadra esportiva de Nova Belém (R. Augusto Batista de Carvalho – Nova Belém)
  • Dias 12, 13 e 14/9 – Nova Iguaçu – Teatro Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas 51 – Centro)– Horários: 18h e 20h – entrada gratuita para o público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *