Ana Coutinho e Keyna Eleison promovem bate-papo sobre a exposição “Vasos Condutores do Tempo”

19
0

Nesta terça-feira, dia 04, às 11h, a artista visual Ana Coutinho e a curadora Keyna Eleison, que acabou ser nomeada como uma das diretoras da Bienal de São Paulo de 2025, conduzem um bate-papo sobre o processo de construção da narrativa que guiou a exposição “Vasos Condutores do Tempo”, que acontece no Espaço Portinho, imóvel centenário da região portuária, na Praça Mauá. A instalação explora o mapeamento do tempo através da materialização de novas formas, por meio da entrada da luz e ainda tem sua experiência amplificada com a ocupação de diferentes obras em tela e tecido pelo galpão.

Com o sucesso da mostra, Ana Coutinho foi convidada pelo espaço a estender a exposição até 15 de junho, quando acontece uma finissage, cerimônia de encerramento. A entrada é gratuita. 

A programação contará, ainda, com performances da artista visual e de convidados, com luz, sombra e pintura das telas, nos dias 05 e 06 de junho. A obra é um convite ao espectador para se sentir parte da exposição, observando a fragilidade de cada pincelada sobre a própria pele, ao passo que a claridade reflete as pinturas nos vitrais. No dia 08, às 11h30, a artista promove um painel com a estilista e professora de Moda e Artes, Verônica Black, a escritora e roteirista Ana Victoria Almeida, sobre Processos Criativos, mediado pela diretora artística e curadora, Carla Oliveira. 

Já no dia 11 de junho, às 11h, acontece o painel de conversa entre Ana Coutinho e a Superintendente Geral da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite, sobre “Registros do Tempo”, tema que ambas exploram na arte e na música. 

“O conceito por trás deste projeto é que ao longo do dia a arte crie reflexos e projeções diferentes dentro do espaço expositivo, proporcionando uma experiência única de acordo com o horário de visitação”, explica Ana. Unindo a arte de cada pincelada com o ambiente e tempo, a instalação promove uma exploração de novas superfícies em contraste com a luz do sol. A proposta é que, assim, a abstração ganhe novas projeções e significados. A artista recomenda o uso de roupas claras e leves, para uma melhor experiência visual.

PROGRAMAÇÃO

04 de junho (terça-feira) – 11h | Painel de conversa entre a artista visual Ana Coutinho e a curadora Keyna Eleison sobre o processo de construção da narrativa que guiou a exposição.

05 e 06 de junho (quarta e quinta-feira) | Performances da artista Ana Coutinho com luz, sombra e pintura das telas. 

08/06 (sábado) – 11h30 | Painel de conversa entre a artista visual Ana Coutinho, a estilista e professora de Moda e Artes, Verônica Black, a escritora e roteirista Ana Victoria Almeida, sobre Processos Criativos, mediado pela diretora artística e curadora, Carla Oliveira. 

11 de junho (terça-feira) – 11h | Painel de conversa entre a artista visual Ana Coutinho e a Superintendente Geral da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite, sobre “Registros do Tempo”, tema que ambas exploram na arte e na música.

15 de junho (sábado) | Finissage com performances artísticas e happy hour, das 11h às 19h. 

SERVIÇO

“Vasos Condutores do Tempo” – Espaço Portinho, Rio de Janeiro
Data: 
Entre os dias 23 de maio e 15 de junho de 2024
Horário: De segunda a sábado, das 10h30 às 14h
Local: Espaço Portinho – 3º Andar – Entrada Gratuita
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 135 – 3º andar.
Acesso: Estacionamento Estapar – Av. Rodrigues Alves, 173. VLT – Estação Museus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *