Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Bairro da Liberdade terá oficinas gratuitas e shows na 52ª edição do festival Toyo Matsuri

Considerado um dos maiores festivais orientais de rua do Brasil, o Toyo Matsuri acontece nos dias 3 e 4 de dezembro em São Paulo, na Praça da Liberdade-Japão, com uma programação cultural totalmente gratuita das 10h às 18h, repleta de shows musicais, apresentações típicas de dança e taikô (tambor), artes marciais, entre outras atrações. Além disso, haverá oficinas grátis de origami, mangá, oshibana e pix art nos horários das 10h e das 14h.

O Toyo Matsuri é um evento realizado há mais de 50 anos pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-, sempre no início de dezembro, como forma de agradecimento pelo ano vivido e de boas-vindas ao próximo ciclo. Para isso, a organização decora as ruas do bairro da Liberdade com Noboris, bandeiras típicas com mensagens de Boas Festas e esperança. Elas permanecem na cidade até dia 25 de janeiro, quando é celebrado o aniversário de São Paulo.

Uma das novidades deste ano, a 52ª edição, será o enfeite Tsuru da sorte. É um origami tradicional que pode ser pendurado no carro ou em qualquer ambiente de casa ou do trabalho. Ele será confeccionado em cores diferentes, representando os desejos para 2023, como: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção. E todas os Tsurus passarão por uma cerimônia xintoísta para receberem uma bênção e serem comercializada durante o Toyo Matsuri por valor simbólico.

Além das atividades do festival, o visitante encontrará a Feira de Artesanato da Liberdade e as barracas de alimentação, que já se preparam especialmente para atender o público e aos turistas que passeiam pelas ruas da região nesse período.

“Nosso objetivo é proporcionar alegria, esperança e compartilhar das tradições culturais orientais com os visitantes que prestigiam o bairro da Liberdade. Promovemos há mais de 50 anos esse evento e outros grandes festivais, como o Tanabata Matsuri, também para milhares de pessoas”, comenta Tetuya Fujimoto, atual presidente da ACAL.

A Associação é internacionalmente reconhecida por sua atuação cultural e social, bem como pela melhoria das condições de vida de sua comunidade. O empresário Fujimoto lembra que este vem sendo um ano repleto de desafios. “Além da superação da pandemia pela Covid-19, perdemos o presidente da nossa entidade, Hirofumi Ikesaki, e seguiremos na sua batalha pelo bairro da Liberdade, que completou 117 anos”, finaliza.

Serviço

Toyo Matsuri – Festival Oriental
Dias 3 e 4 de dezembro de 2022 (sábado e domingo)
Programação gratuita
Horários: das 10h às 18h
Endereço: Praça da Liberdade-Japão e avenida Liberdade, Rua Galvão Bueno, Rua dos Estudantes, São Paulo – SP
Facebook e Instagram: @toyomatsuri

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Pixinguinha ganha biografia com discografia comentada

Próxima publicação

As fases de Erasmo Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir