Agenda

Carnavalescos participam de exposição na Casa Brasil

Gabriel Haddad e Leonardo Bora Foto Oseias Barbosa (5).jpg

Até o dia 8 de julho, a Casa Brasil apresenta a exposição “Casa Fluminense”, com 97 obras de 60 artistas de diferentes regiões do estado. Entre eles, está a dupla carioca Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que apresenta a obra “Pierrô Apaixonado”. A escultura integrou a quarta alegoria do desfile deste ano do GRES Unidos de Vila Isabel, escola da qual são carnavalescos, com enredo em homenagem ao multiartista Heitor dos Prazeres. A exposição tem patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Vencedores do prêmio PIPA 2025, um dos mais importantes das artes visuais brasileiras, Haddad e Bora acreditam que não existem fronteiras entre as chamadas “artes carnavalescas” e a “arte contemporânea”. Prova disso são as diversas exposições, em importantes instituições, que eles vêm participando nos últimos anos. A mostra na Casa Brasil é mais uma delas e acontece em meio aos preparativos do enredo para o carnaval de 2027.

A obra apresentada na exposição integrava o carro alegórico chamado “O Bonde do Pierrô”, que expressava as relações de Heitor dos Prazeres com os carnavais de rua da cidade do Rio de Janeiro. Haddad explica o conceito do carro:

“A marchinha “Pierrô Apaixonado” é a mais famosa composição musical de Heitor dos Prazeres, realizada em parceria com o amigo Noel Rosa, artista diretamente relacionado ao bairro de Vila Isabel. No carro, viam-se as imagens de um enorme Pierrô abraçado a um bonde, meio de transporte fundamental para a compreensão dos processos de urbanização da cidade do Rio, no começo do século XX. A tradição de brincar o carnaval nos bondes era fascinante! A quadra da Vila Isabel, aliás, está situada em uma antiga estação de bondes, no Boulevard 28 de Setembro, então o símbolo do bonde possui uma conexão direta com a escola, para além dos carnavais de rua e das transformações da folia que passearam por ele. O Pierrô, esculpido por Alex Salvador, tem os traços de Heitor dos Prazeres, que encenou “Pierrô Apaixonado”, vestido como tal, no teatro do Copacabana Palace, agora rebatizado Fernanda Montenegro. Parece que o desfile da Vila, que ficou em terceiro lugar, na apuração da quarta-feira de cinzas, não terminou: um pedaço dele continua vivo, na exposição.”

Nesse sentido, a dupla entende que a transposição de parte de um carro alegórico para uma exposição que conta com a participação de 60 artistas é algo muito interessante, uma vez que provoca estranhamentos e fricções. É o que explica Bora:

“Deslocada do contexto da avenida, do rito, da conexão com o samba de enredo, as fantasias e o entusiasmo dos componentes, uma escultura de carro alegórico se transforma em outra coisa, podendo adquirir diversos novos significados. É sempre interessante perceber o estranhamento que isso provoca. São camadas de sentido sobrepostas. A escala muda, o nosso olhar é desafiado. Heitor viveu muitas facetas da cidade do Rio de Janeiro e a sua trajetória artística se funde com a história do samba. Ele pintou pierrôs nas ruas, como a célebre visão dos foliões em frente aos Arcos da Lapa, e no interior de casas, algo que também retratamos no desfile. Então é bonito ver o “Pierrô Apaixonado” no interior da Casa Brasil, participando de uma exposição chamada Casa Fluminense.” – conclui o artista.

Serviço: Casa Fluminense”

De 9 de abril a 8 de julho de 2026

Terça a domingo, das 10h às 17h

Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro

Entrada gratuita

Classificação livre

Patrocínio – Petrobras, Ministério da Cultura e Governo do Brasil

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...