Casa do Núcleo Obará divulga agenda cultural

9
0

A Casa do Núcleo Obará (@nucleoobara), espaço cultural localizado na Rua Itaiquara, 71, Itaberaba, na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo (SP), está com uma agenda recheada de atividades durante os próximos meses. Além de encontros culturais, o núcleo, que tem um trabalho voltado para a sensibilidade e a conexão com a ancestralidade, realizará também eventos voltados à promoção de saúde e bem estar. 

No dia 20 de abril de 2024 (sábado), a partir de 15h, o espaço recebe a Abadá-Capoeira (@abadacapoeirainstitucional)Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte da Capoeira, que tem como presidente e fundador o Mestre Camisa, para a comemoração de 20 anos Abadá Brasilândia – Projeto Fazendinha. Um dia para celebrar a capoeira como uma importante expressão cultural que é preservada e perpassada através dos mestres. 

Estarão reunidos capoeiristas de diferentes níveis, buscando estimular a evolução dos praticantes e o intercâmbio entre participantes do projeto e os capoeiristas, mestres e aprendizes. Participação do professor Cafu, apresentações de Jongo, Maculelê e Musicalidade. O evento é aberto a qualquer pessoa interessada em conhecer sobre o universo da capoeira e as inscrições para participar podem ser feitas no link

No dia 25 de maio (sábado), às 18h, com entrada gratuita, acontece o “Sarau Terapêutico”. Nesta atividade, que além de cultural é também um momento de fortalecimento de autoestima e de talentos, o público poderá participar de rodas de conversa, declamação de poesias, leituras e escritas, além de se conectar com profissionais da psicologia parceiros do Núcleo Obará, podendo experimentar um pouco das terapias oferecidas regularmente no espaço. 

Com práticas integrativas e complementares, o Núcleo Obará tem como premissa o resgate de saberes ancestrais através da Meditação, Massagem Ayurveda, Reiki, Radiestesia, Tarô, Fitoterapia, Mesa Radiônica Formação de Ervas, sendo que a oferta dessas atividades é hoje uma das fontes de renda para manter o espaço em funcionamento. Os atendimentos presenciais acontecem na sede, na Brasilândia, mas há também atendimento online para todo o Brasil. As pessoas interessadas podem entrar em uma espécie de Clube de Fidelidade que acaba de ser lançado, com um pagamento de mensalidades que democratiza o acesso aos atendimentos. 

“Para muitas pessoas, o acesso a essas práticas é um labirinto de barreiras financeiras, estruturais e sociais, principalmente quando se trata de comunidades negras, LGBT+, quilombolas, indígenas e periféricas. O direito à saúde e a processos de cura é uma jornada crucial para restaurar a igualdade e a justiça, em um sistema que apaga e violenta essas comunidades. O acesso à saúde não pode ser um privilégio e descolonizar essa mentalidade estrutural é o primeiro passo para garantir isso”, comenta o Núcleo Obará, que atua capacitando as pessoas a demandarem e receberem cuidados sem medo de discriminação ou negligência. 

“É uma transformação essencial para assegurar que todas as pessoas tenham acesso à práticas de saúde e à cura, independentemente de sua origem ou localização. Nosso objetivo não é apenas um chamado à ação, mas um compromisso com o resgate da ancestralidade, o autocuidado e a dignidade humana para todo mundo”, complementa o núcleo. 

Ainda no dia 25 de maio, haverá apresentações de Rodrigo Xavier Franco com a leitura do texto “Saúde mental do homem negro”, um dos artigos publicados no livro “Saúde mental da população preta importa” e campanha de vendas do livro “Obará: Escrevivências coletivas de autocuidado”, escrito pela psicóloga e terapeuta holística, Cátia Cipriano, coordenadora do Núcleo Obará

Principal fonte de renda para subsidiar os custos do espaço e os atendimentos com preços acessíveis, o livro “Obará: Escrevivências coletivas de autocuidado” relata a trajetória de uma mulher negra em sua experiência individual e coletiva, inspirando o autocuidado como um caminho de cura, auto-percepção e resgate ancestral. Você pode contribuir com esse projeto adquirindo o livro através do site https://www.nucleoobara.com.br ou www.instagram.com/nucleoobara

Serviço: Programação Núcleo Obará

Onde: Núcleo Obará – Endereço: Rua Itaiquara, 71, Itaberaba, Brasilândia, Zona Norte de São Paulo (SP)

Grátis – Classificação Livre – Capacidade: 100 pessoas

Encontro de Capoeira “20 anos Abadá Brasilândia – Projeto Fazendinha”

Com Abadá-Capoeira

Quando: 20 de abril de 2024 (sábado) – Horário: 15h

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1SvrBvdCEZu6dwo2bVbb9ixdoltDq01c2b4cLCZ8aqqo/edit

Sarau Terapêutico

Com Núcleo Obará e profissionais da psicologia parceiros

Quando: 25 de maio de 2024 (sábado) – Horário: 18h – Não é necessário inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *