César Meneghetti inaugura a exposição “Naufrágios – Desembarques” em Veneza

Instalação é uma homenagem aos 3.129 imigrantes mortos tentando cruzar o MediterrâneoInstalação é uma homenagem aos 3.129 imigrantes mortos tentando cruzar o Mediterrâneo e chegar ao território italiano

22
0

Foi inaugurada na Galleria Giorgio Franchetti all Ca’d’Oro – um dos palácios do gótico tardio na Itália –, em Veneza, a exposição “Naufrágios – Desembarques”, do artista brasileiro César Meneghetti e das Oficinas de Arte da Comunidade de Sant´Egidio de Roma, que investigam com o seu trabalho os limites que dividem as pessoas do nosso tempo, para tornar audíveis as vozes que não ouvimos.

“Naufrágios – Desembarques”, que tem a curadoria de Alessandro Zuccari, é uma exposição que surge das reflexões compartilhadas entre grupos de artistas com deficiência e César Meneghetti, sobre as viagens de imigrantes e a tragédia de muitos que perderam a vida tentando chegar à Europa: nomes, histórias e números.

Meneghetti, no átrio do Ca’d’Oro, criou uma evocativa videoinstalação: num painel de 10 metros em led, um mar criado digitalmente, e nomes dos migrantes e vozes dos artistas das oficinas que recitam seus nomes enquanto esse mesmo mar se desintegra até tornar puro fluxo, até se tornar uns e zeros. Zeros, assim como muitas identidades e nomes dos afogados não são conhecidos pela pesquisa.

No mosaico do chão, desenhado por Giorgio Franchetti (1865-1927) para evocar os das primeiras basílicas cristãs, estão 3.129 pequenos barcos de papel, frágeis como botes ou escunas, criados por pessoas com deficiência nas Oficinas de Arte da Comunidade de Sant’Egídio.

César Meneghetti e os Laboratórios de Sant´Egidio, convencidos de que a arte não deve excluir ninguém, ativam um processo inclusivo para eliminar preconceitos. Desta forma, a fragilidade destes artistas transforma-se numa força comunicativa, contrariando a cultura do “descartável”, que faz dos mais frágeis objetos de isolamento, rejeição ou prisão, em vez de pessoas ativas e integradas.

A exposição “Naufrágios – Desembarques” fica em cartaz até 15 de setembro.

Sobre o artista:

CÉSAR MENEGHETTI é um artista contemporâneo, atuante em vídeo, filme, instalação, fotografia, objetos, desenho, processos conceituais e curadoria. Seu trabalho cross-media entre artes visuais e cinema é reconhecido internacionalmente, e se concentra em questões político-sociais, relacionais, ambientais, memória, migração, conceito de fronteiras e inclusão. Produziu obras em varias mídias participando de 165 exposições coletivas e 28 individuais, realizou 135 documentários e filmes experimentais exibidos em 47 países, recebendo 79 prêmios entre eles Prêmio Brasil de Arte Contemporânea (2010), Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea 2011, Prêmio Bienal Interamericana de Vídeo Arte (2009), Prêmio Globo Tricolore (2012), Nastro d’Argento (1996, 2004, 2009), Prêmio Cultural Petrobrás (2002 e 2006), Prêmio PROAC pelo histórico nas Artes Visuais e outro pelo histórico no Audiovisual (2020-2021). Atua há mais de 25 anos em escala internacional realizando projetos dedicados à questões sociais, políticas, culturais, ambientais e inclusão social em 4 continentes. Marcou presença na Bienal de Veneza (2005-2013), Museu Maxxi (2016), Museu Macro (2012), El Museo (2014), MAC USP (2021) entre outros Festival de Locarno (1998-2002), Videobrasil (2001-2003-2023), Trasmediale, Venice Days da Mostra Cinematográfica de Veneza, entre outros. Tem 6 livros e catálogos publicados. Seu último documentário longa-metragem “Glauber, Claro” foi vencedor do prêmio da crítica de melhor filme brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Atualmente prepara a Trienal de Tijuana e outras 2 exposições solo, uma em Veneza e outra em São Paulo.

Serviços:

Local: Galleria Giorgio Franchetti alla Ca’d’Oro

Endereço: Cannaregio, 3932 – 30121, Veneza, Itália

Dias e horários: Terça a domingo, das 10h às 19h

Gênero: arte contemporânea

Informações: Parada Ca’ D’Oro de navegação no Grande Canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *